Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sexta-Feira, dia 22 de Novembro de 2024

Coluna JPS Esportes

Esportes

Coluna JPS Esportes

Edição n° 15 – Terça-feira, 29 de Junho de 2021

 

Ausência de VAR na serie b gera serie de reclamações dos clubes


Os inúmeros erros ocorridos nas ultimas rodadas, alguns até grotescos, reforça a necessidade da utilização da ferramenta na competição, não ocorrido devido aos custos.

O VAR (árbitro de vídeo) que tanto tem causado polêmicas na primeira divisão do campeonato nacional; agora pela sua ausência tem motivado ainda mais reclamações na série B. Pois nas ultimas rodadas da competição a quantidade de erros tem se avolumado mais e mais. E a alegação de seu não uso nesta edição foram os custos, os quais na série A são divididos, viabilizando a operacionalização da ferramenta.

E este é um ponto importante, como as cotas para a série A são consideravelmente maiores que as aplicadas na B, e há uma espécie de coparticipação no uso do VAR. Onde a CBF arca com toda parte operacional da ferramenta, já os clubes custeiam as remunerações da equipe de arbitragem que a opera no dia dos jogos. Realmente neste formato inviabiliza em muito seu uso na divisão de acesso.

Mas a sequência de erros tem se tornado recorrentes, na partida entre Londrina e Brusque no Estádio do Café, num lance de impedimento escancarado, onde o atleta catarinense saiu livre, a metros de distancia do ultimo defensor e o assistente não viu, deixando seguir ocasionado o gol, e gerando enormes reclamações. Já no jogo entre Náutico e Remo, o lance polêmico foi gol de Paiva, que no momento do cruzamento de Jean Carlos estava em posição irregular, de igual não percebido pela equipe de arbitragem. E outro caso, no duelo de Botafogo e Coritiba, os paranaenses questionaram uma serie de atos do arbitro, o que acarretou no pedido de anulação do jogo na justiça pelos paranaenses.

Diante de todo o exposto, só assevera o quão importante é o uso do VAR no futebol, onde em lances ajustados, que não necessitam de interpretação é praticamente zero a possibilidade de questionamentos. E um tanto interessante, a competição a qual é tratada pela mídia brasileira como a maior serie B de todos os tempos, não ter este igual tratamento pela entidade que cuida da competição. Algo lamentável dentro de um contexto ao qual a confederação teria a incumbência natural de fomentar e qualificar as disputas do esporte no país, uma realidade não condizente.

Giro Pernambucano

Pode ser notícia velha, mas não é! O Santa Cruz segue sua rotina de não vencer no campeonato brasileiro da Serie C. Jogando fora de casa, empatou diante do Volta Redonda por 0 a 0, com o resultado o tricolor segue na lanterna da competição.
Já o Náutico, que vinha avassalador, tem perdido força nos últimos jogos. Contra Londrina, fora de casa; e Remo nos Aflitos, o Timbu ficou no empate nas duas partidas. Mesmo com estes placares desfavoráveis, a equipe segue na liderança da Série B.
E o Sport, que empatou em 0 a 0 com o Cuiabá na Ilha do Retiro no ultimo domingo (06). O leão não fez um bom jogo, sem intensidade, e dando muitas oportunidades para o adversário, o qual as desperdiçou, podendo devido ao contexto ser tratado então como bom resultado. Diante disso, o rubro negro continua da parte de baixo da tabela, além de problemas extra campo, o ultimo envolvendo o lateral direito Patrick, afastado por indisciplina.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Esportes

Topo