Esportes
Coluna JPS Esportes
Edição 13 – Terça-feira (15), de junho de 2021
Eurocopa começa com expectativa de grandes jogos e quebra de tabus
França, Bélgica e Portugal despontam com favoritismo, e CR7 em busca dos recordes
Completando 60 anos este em 2021, está atual edição da Eurocopa é considerada uma das maiores competições entre seleções de futebol do mundo. Como muitos colocam, uma copa do mundo sem a presença de Brasil e Argentina, onde até este entendimento é questionável devido há quase 20 anos uma seleção fora da Europa não vence o torneio mundial, quando a seleção brasileira conquistou em 2002 no Japão e Coreia do Sul.
Quem parte com algum favoritismo para esta disputa é a seleção francesa, atuais campeões mundiais, mantém a base vencedora com destaques para Mbappé e Griezmann, além de Pogba e Kanté no meio campo, contando com um reforço de peso, do centroavante Karim Benzema. Já a Bélgica, primeira colocada no ranking da FIFA, e chega com sua geração de ouro no auge, e querendo confirmar isso com o titulo europeu, para isso conta com faro de gol de Lukaku, juntamente com toda capacidade técnica de Kevin De Bruyne.
E Portugal de Cristiano Ronaldo, um destruidor de marcas, que já irá se tornar o atleta com mais participações em euros, na sua quinta participação, além de ter superado Platinni como maior artilheiro de toda a história da competição; tudo isso, sem falar da excelente seleção portuguesa com destaque para Ruben Dias, Bruno Fernandes e Bernardo Silva, buscam defender o título da última edição.
Sem todo o holofotes das favoritas, mas que merecem toda a atenção, podemos citar a Alemanha, que vem passando por um processo de transição, tanto de atletas como na comissão técnica, visto que a mudança no comando já é certa pós competição, sai Joachin Low entra Hansi Flick; a Itália com sua famosa consistência tática e defensiva, hoje com Roberto Mancini tem agregado valores técnicos diferenciados a “azurra” com Insigne, Barella e Immobile; e a Inglaterra com sua incrível geração, que tem gerado grandes expectativas em seu torcedor, tendo ainda muito a provar, posto que sob o comando de Gareth Southgate, o english time tem demonstrado um enorme potencial pelo talentos com Kane, Foden e Mount.
Por fim, e correndo por fora, Espanha e Holanda, a fúria não é aquela do Tiki taka de Xavi e Iniesta, com Luiz Enrique tem buscado um modelo de jogo mais incisivo, objetivo, direto, além de contar com muitos jogadores jovens no elenco, que estão disputando uma competição de peso pela primeira vez; e a Holanda, busca uma retomada no seu futebol, pois ficou fora da ultima copa do mundo, tem no seu tradicional jogo coletivo sua força, com uma base que pretende se firmar sobre a batuta de Frank De Boer. Posto isso, teremos grandes jogos, grandes clássicos, que para quem gosta de um bom futebol será um prato cheio.
Giro Pernambucano
Timbatível na liderança da serie B, com mais uma vitória diante do Guarani em Campinas, o Náutico mantém os 100% de aproveitamento na competição. E divide ao lado do Brusque SC a ponta da tabela, ficando à frente nos critérios de desempate. Volta a campo nesta terça feira (15) contra o Vila Nova GO.
Já o leão da ilha segue sem vencer, e desta vez com um lance bastante inusitado, onde o zagueiro Iago Maidana numa bola levantada na sua área praticamente fez um bloqueio. Pênalti marcado e convertido por Wellington Paulista, com mais este revés, o Sport fica próximo a zona do rebaixamento e já enfrenta o Grêmio na próxima rodada em Recife.
E a situação do Santa Cruz é cada vez mais preocupante, não só pelas más atuações, como também pelos resultados ruins, mas a falta de gols segue forte pelos lados do Arruda. Em mais uma rodada da serie C, a derrota agora foi para o Ferroviário CE, por 1 a 0. Com o placar o tricolor ficou na penúltima colocação do seu grupo, e volta a campo agora contra a Jacuipense em casa.