Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Quinta-Feira, dia 21 de Novembro de 2024

Cine Arcoverde abre inscrições para oficinas e masterclasses gratuitas

Cultura

Cine Arcoverde abre inscrições para oficinas e masterclasses gratuitas

A 2º edição acontece de 22 a 27 de março em formato virtual com exibições de filmes e atividades formativas

 

O 2º Cine Arcoverde – Mostra de Cinema Independente de Arcoverde, que acontece de 22 a 27 de março no formato virtual, abre inscrições para atividades formativas gratuitas com emissão de certificado. Os interessados podem se inscrever preenchendo o formulário no site www.cinearcoverde.com. Nesta edição, além das mostras de filmes, o objetivo é promover diálogos interculturais de forma mais inclusiva e acessível. Teremos as oficinas de Produção Executiva (Gerando um filme), com Tarsila Tavares, e de Assistência de Direção (Organizando um filme), com Anny Stone e Pethrus Tibúrcio.

“Vamos apresentar as noções de produção e produção executiva como a elaboração e gerenciamento e debater sobre caminhos possíveis para realização de projetos com pouco ou nenhum recurso”, detalha a oficineira Tarsila Tavares. “Acredito muito que atividades como essas tenham potência ainda maior por proporcionarem a troca de experiências, atualmente restritas ao ambiente virtual, além de contribuir para a formação de novos realizadores”, complementa.

Já a proposta de Anny Stone e Pethrus Tibúrcio será debater formas mais humanizadas de trabalhar em sets de filmagem, respeitando cada profissional envolvido e valorizando o respeito e a diversidade nas equipes. “Percebemos a ausência de cursos nessa área e entendemos que poderíamos contribuir para mudar o cenário. Daremos um amplo panorama sobre a função de assistência de direção, indicando como decupar um roteiro, montar análise técnica, plano de filmagem, e elaborar documentos como ordem do dia e relatórios de tech scout”, detalha oficineira Anny Stone.

Ainda dentro das atividades formativas, as master classes serão comandadas por Hilton Lacerda, abordando a escrita criativa cinematográfica, no dia 23 de março, e por João Vieira Jr, destrinchando a história do cinema Pernambucano, em encontro marcado para o dia 25 de março.

As atividades serão voltadas ao público geral com prioridade de vagas para arcoverdenses e inscritos do interior do estado de Pernambuco. A lista de selecionados será divulgada no dia 19 de março. A segunda edição do Cine Arcoverde conta com o incentivo da Lei Aldir Blanc, através do Edital Festivais LAB PE.

 

SERVIÇO

Cine Arcoverde Oficinas e Master Class | 22 a 27 de março

Inscrições: www.cinearcoverde.com.br

Gratuitas

Vagas limitadas

 

CONFIRA:

 

OFICINAS

Gerando Um Filme: Oficina de Produção Executiva | por Tarsila Tavares

Data: 23 a 27 de março, das 9h às 12h

A oficina abordará aspectos da produção executiva de curtas-metragens de baixo orçamento tendo como base o mercado pernambucano atual. Os participantes terão oportunidade de elaborar seus projetos audiovisuais com exposição de conteúdo didático e consultorias individuais.

 

Organizando Um Filme: Oficina de Assistência de Direção | por Anny Stone & Pethrus Tibúrcio

Data: 24 a 27 de março, das 19h às 22h

O curso vai discutir atividades específicas dessa profissão, passando por decupagem de roteiro à análise técnica e orientação da equipe. Profissional responsável por identificar as demandas de cada roteiro, organizar e coordenar a filmagem de uma obra em conjunto com todos os departamentos.

 

MASTERCLASS

Construindo Diegeses – Reflexões sobre escrita criativa cinematográfica | por Hilton Lacerda

Data: 23 de março às 19h

O diretor e roteirista Hilton Lacerda irá discutir os seus processos criativos e os desafios da escrita cinematográfica, abordando desde a pesquisa, a construção de diálogos e criação de personagens, tendo como base alguns dos seus trabalhos.

 

Cinema Pernambucano: Um Breve Panorama da Produção Local e Vislumbres do Porvir | por João Vieira Jr.

Data: 25 de março às 19h

O renomado produtor João Vieira Jr. irá expor através de sua óptica a história do cinema pernambucano recente, com enfoque na produção do estado diante da atual conjuntura política e social. Seu discurso será ilustrado por estudos de casos, vivências e curiosidades.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cultura

Topo