Cultura
Caruaruense Gael Vila Nova lança EP e Sessions poéticos em estreia da carreira solo
Músico e cantor do Agreste pernambucano explora sua ligação com a poesia nas faixas do trabalho autoral, que chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (29)
Gael Vila Nova. Um jovem artista pernambucano de Caruaru (Agreste), de apenas 24 anos de idade, que estreia carreira solo autoral nas plataformas digitais explorando sua forte ligação com a poesia. Da nova geração da MPB, o músico e compositor do interior do estado lança o EP “Cantando Poemas” nesta sexta-feira (29/10), à 0h, além de vídeos das Sessions, a cada semana, em seu canal no YouTube a partir do dia 1º de novembro (segunda-feira), às 18h.
Em formato de live Sessions, o EP é composto por três faixas acústicas — “Preta, “Tente Entender” e “Refúgio” — e um poema recitado (“Por que Faço o que faço”) que aprofundam sua relação íntima entre poesia e música. A canção “Tente Entender” já havia sido lançada como single em agosto deste ano.
“A escolha do lançamento no modelo voz e violão teve como finalidade trazer o ouvinte para mais perto do sentimento íntimo e sensível das canções. Além disso, a proposta estética busca fazer uma alusão ao tradicional cantador de viola, que mistura poesia e música, entretanto, mais mpb-folk e sem a métrica tradicional dos versos”, comenta Gael.
Em suas composições, o cantor Gael Vila Nova versa sobre a resiliência em momentos difíceis e o amor de uma forma lírica, intimista, poética e local, destacando paisagens e sintaxes características da região e das próprias experiências com o Agreste pernambucano. As canções do artista independente também são ricas em metáforas.
“O poeta brasileiro Manoel de Barros certa vez falou que a poesia se dirige à sensibilidade. Toda produção artística da minha carreira solo, seja na canção ou na poesia, também possui a mesma direção e finalidade. Digo sempre que recito música e canto poemas”, ressalta.
A captação sonora, a mixagem e a masterização das músicas foram realizadas pelo músico e produtor Murilo Carmo, também caruaruense. Já a gravação das Sessions aconteceu no Negro Brownie, confeitaria com sede em Caruaru que investe no conceito da comida afetiva.
Participaram também do trabalho a Amarelo Produções, responsável pela captação audiovisual e edição de vídeo, e Cecília Távora, diretora de arte e fotógrafa que assina a identidade visual do lançamento e da capa do EP.
Carreira
O caruaruense, que compõe desde os 13 anos de idade, já fez shows em sua cidade, participou de bandas locais e atualmente integra o Coletivo de Artistas Independentes de Caruaru (CAIS), além de ser guitarrista da banda Joana Francesa, de Caruaru.
Ele sente a falta de espaços no interior, sobretudo na Capital do Forró, para trabalhos autorais. “Enquanto artista interiorano, vejo como é raro a existência de locais para o autoral. Por outro lado, há lugares de sobra na cidade para a música cover”, pontua.
O EP “Cantando Poemas” se mistura com a trajetória artística de Gael. “Minha relação com a música começou na composição, principalmente porque escrevo bastante. Ainda na adolescência, já escrevia letras já com a finalidade de transformá-las em canções, mas não tocava instrumento. Depois, estudei música durante dois anos e fiz aulas de canto”, recorda.
“Após as aulas de canto, iniciei essa ligação com a poesia e passei a escrever poemas. A partir desse envolvimento, minhas composições tiveram influência de significado e estética da poesia”, acrescenta.
Gael relembra um momento marcante ao iniciar seus estudos na música. “Teve um fato interessante logo após a primeira aula de guitarra. Assim que saí da aula, na volta para casa, não conseguia segurar o sorriso e aí percebi que era algo diferente.
Serviço
EP “Cantando Poemas”
Lançamento: 29/10 (sexta-feira)
Horário: 0h
Plataformas: Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon Music e Tidal
Sessions
Lançamento: 01/11 (segunda-feira)
Horário: 18h
Plataforma: YouTube (Gael Vila Nova)
Ficha técnica
Artista: Gael Vila Nova
Captação, mixagem e masterização de áudio: Murilo Carmo/Peixe Elétrico Studio
Captação de imagem: Amarelo Produções e Cecília Távora
Edição de vídeo: Amarelo Produções
Identidade visual, capa do EP e fotografia: Cecília Távora
Assessoria de imprensa: Daniel Lima