Saúde
Caravana do Icia apresentou palestra em Arcoverde sobre detecção do câncer infantil
O auditório da Secretaria de Saúde de Arcoverde recebeu nesta quinta-feira, 04 de abril, palestra da Caravana do Instituto do Câncer Infantil do Agreste (Icia). A equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas e técnicos, promoveu informações sobre como detectar indicativos ou sinais do câncer no público infantil. A atividade contou com enfermeiros, médicos, agentes comunitários de saúde (ACSs), assistentes sociais e professores.
“É por demais importante a vinda da Caravana do Icia à Arcoverde. Afinal, profissionais experientes puderam repassar seus conhecimentos aos integrantes da nossa Rede de Saúde, principalmente aos que atuam nas UBSFs, quanto aos cuidados com a detecção do câncer infantil”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Andréia Britto.
Hoje, o câncer infantil é a primeira causa morte por doença, com 12 mil casos no Brasil e em Pernambuco são 600 mil novos casos ao ano. O oncologista Rodrigo Carvalheira, um dos coordenadores do Icia, ressaltou que quando previamente detectado, o câncer infantil tem um índice de cura de 90%. O Icia, localizado em Caruaru, atende 100 pacientes ao mês, entre crianças e adolescentes, com uma equipe multidisciplinar de três médicos, três enfermeiros, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, dentista, assistente social, pediatra, radioterapeuta e anestesiologista.
“Nosso trabalho é filantrópico e ainda não temos a parceria do SUS. A unidade tem ainda 90 funcionários administrativos que atuam em sete pavimentos. O instituto se mantém, basicamente, doações de empresas”, lembrou Carvalheira. O Icia surgiu a partir de uma idéia do médico Luiz Henrique Soares, com o objetivo de proporcionar tratamento, amenizar o sofrimento de crianças com câncer, além de oferecer apoio e atendimento gratuito e multidisciplinar para pacientes e familiares.
Fotos: Émerson Thiago