Política
A AVENTURA DE UM POLÍTICO PROFISSIONAL EM BUSCA DE GANHOS ELEITORAIS
Perplexidade, esta é a palavra que define o sentimento da sociedade de Arcoverde. Em uma entrevista, que mais parecia um monólogo, ontem pela manhã, dia 05/06, em uma emissora de Rádio local, um Pré-candidato e Ex-Deputado Federal, derrotado nas Eleições de 2018, criticou a interdição da Av. Antônio Japiassú, no centro, dizendo que os aparatos e barreiras físicas mais pareciam um “curral”.
Atualmente, o Brasil conta com mais de 646 mil casos de corona vírus, e 35 mil mortos, com mais de mil mortes, nas últimas 36 horas. Em Arcoverde, são 136 casos, e 14 óbitos. Em tese, se as barreiras físicas estão equivocadamente dispostas, pela rua, seria democrática, e pertinente, uma crítica propositiva, sugestiva, baseada em outros modelos, de experiência com comprovado sucesso, implementadas em outros municípios. A crítica sempre é válida, quando feito de forma correta. Sugerir, e propor, essas são as palavras. Contudo, quando se usa a palavra “curral”, demonstra-se uma forma grosseira, desumana, de falar, taxando as pessoas que ali estejam de animais. Exatamente, aqueles que precisam ir ao comércio, para comprar gêneros de primeira necessidade, ou ir às agências bancárias e lotéricas, sacar seus salários, e ou benefícios.
Mais do que isto, demonstra-se uma incapacidade técnica de se fazer uma oposição correta, e propositiva, e revela o “criticar por criticar”, em busca desenfreada por ganhos eleitorais, sem intelectualidade para criar algo novo, ou implementar novas ideias. Todos os gestores públicos precisam ter a sensibilidade de entender os problemas sofridos pela população mais carente, aqueles que, efetivamente, necessitam da ação do Poder Público.
O termo “CURRAL”, utilizado como piada, e como ironia, carrega em si também o desprezo, e menosprezo, pelas 14 (catorze) vidas perdidas em decorrência do corona vírus, e por aqueles que estão doentes de Covid 19. Fazer política com responsabilidade social, e respeito à dignidade da pessoa humana, é uma qualidade daqueles que carregam consigo, no seu coração, respeito, empatia, solidariedade, e amor ao próximo. O ódio, o revanchismo, a arrogância, prepotência, e a corrupção, têm que ser varridas da vida pública. A pandemia chegou à Arcoverde, e com ela, a exigência do uso de máscaras, mas a grande verdade é que as máscaras de muitas pessoas estão caindo.
Meus sinceros sentimentos às famílias das vítimas do corona vírus!!Esperem de mim sempre solidariedade e empatia, pois estes são os sentimentos que todos devemos conservar, dentro de si, independentemente, de cargo exercido, da posição social, e do patamar financeiro. Humanidade, respeito, temor à Deus, são os caminhos que devem nos conduzir neste momento tão difícil.
Peço aos leitores que reflitam em torno dessas palavras, e ouçam a música Admirável Gado Novo, de Zé Ramalho, percebam a real crítica feita pelo cantor, em sua canção. Saudações!!!
Delegado Israel
Pré-candidato à Prefeitura de Arcoverde