Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sexta-Feira, dia 01 de Novembro de 2024

Porque pesquisas omitem dados de estimulada e espontânea em Arcoverde, Serra e Afogados?

Política

Porque pesquisas omitem dados de estimulada e espontânea em Arcoverde, Serra e Afogados?

Diferente dos grandes institutos de pesquisas, como o DataFolha e Quest, o instituto Múltipla, em parceria com blogs e rádios, divulgou hoje três pesquisas eleitorais nas cidades de Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, mas só publicou o cálculo dos votos válidos. Não aparecem nas matérias os números das pesquisas estimulada e espontânea, onde constam brancos, nulos e indecisos, fonte para o cálculo dos chamados votos válidos.

É sabido que o Tribunal Superior Eleitoral – TSE considera na contagem final apenas os votos nominais, descartando os votos brancos ou nulos, mas até o momento não se tem ciência de que os institutos já tenham se transformado em tribunal e capazes de antecipar resultados das eleições. É válido a divulgação dos chamados votos válidos? Com certeza, mas precedidos ou seguidos da real pesquisa (estimulada e espontânea) que permite o seu cálculo, como fazem os grandes institutos. Porque omitir?

Toda e qualquer pesquisas e cálculo de votos válidos devem considerar os números da pesquisa estimulada, que foi omitida da divulgação hoje nas três cidades. As matérias não permitem ao eleitor mensurar o quadro eleitoral estimulado e espontâneo, mas se contentar com o resultado que o instituto aponta como definitivo, com base em números que só ele tem acesso. Ao omitir os números, o instituto e parceiro passam a impressão de que não existe mais indecisos ou eleitores que pensam em votar branco ou nulo, ou não. Um grande desserviço à democracia. Até essa hora, nem o Múltipla e nem os blogs parceiros divulgaram os números reais da pesquisa (Espontânea e Estimulada).

Como disse o jornalista Carlos Britto, em recente programa de debates em um canal local de Arcoverde, ao analisar a chuvarada de pesquisas que são despejadas todos os dias, hoje as pesquisas vão com resultados prontos e se candidato A não compra, ele vende para o opositor. Veja o trecho do vídeo onde o jornalista analisa situação.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Política

Topo