Política
PESQUISA EM ITAÍBA APONTA LIDERANÇA DE ROGÉRIA MARTINS COM 53% DOS VOTOS VÁLIDOS.
Pesquisa realizada pelo Instituto Conecta, encomendada pelo Blog Ponto de Vista e divulgada nesta quarta-feira (25/09) sobre a disputa pela Prefeitura de Itaíba aponta a liderança de Rogéria Martins(PP).
No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Rogéria atinge 41%, enquanto que Pedro Pilota (Republicanos) aparece com 33%. Val do Pipa (PT), por sua vez, tem 3%. Nenhum/branco/nulo representam 19%. Não sabe/não respondeu 4%. Levando em consideração os votos válidos no cenário estimulado, Rogéria Martins figura com 53%, Pedro Pilota 43% e Val do Pipa 4%.
No cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são mencionados, Rogéria Martins é lembrada por 37% dos entrevistados, enquanto que Pedro Pilota é mencionado por 28%. Val do Pipa por 2%. Não Sabe/não respondeu somam 33%. Levando em consideração só votos válidos do cenário estimulado, Rogéria Martins tem 55%, Pedro Pilota 42% e Val do Pipa 3%.
A pesquisa também consultou os entrevistados sobre o que eles acham em relação a expectativa de vitória. Estes foram os números:
37% acreditam na vitória de Rogéria Martins, 30% na vitória de Pedro Pilota e apenas 1% estão confiantes de que Val do Pipa vencerá.
A pesquisa também perguntou ao entrevistado sobre a possibilidade de voto. Este foi o resultado:
PEDRO PILOTA
Votaria com certeza – 37%
Poderia votar – 12%
Não votaria de jeito nenhum – 33%
Não conhece o suficiente – 5%
Não sabe/não respondeu – 13%
ROGÉRIA MARTINS
Votaria com certeza – 44%
Poderia votar – 14%
Não votaria de jeito nenhum – 27%
Não conhece o suficiente – 2%
Não sabe/não respondeu – 13%
VAL DO PIPA
Votaria com certeza – 7%
Poderia votar – 21%
Não votaria de jeito nenhum – 55%
Não conhece o suficiente – 3%
Não sabe/não respondeu – 14%
A gestão da prefeita Regina Cunha também foi avaliada pelos entrevistados:
Aprova – 63%
Desaprova – 27%
Não sabe/não respondeu – 10%
A pesquisa foi contratada pelo Blog Ponto de Vista, registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo PE-05723/2024 e ouviu 400 eleitores entre os dias 18 e 19 de setembro deste ano. O levantamento assegura um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 4,90%.