Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Quinta-Feira, dia 19 de Setembro de 2024

Autofagia é nome da coisa

Política

Autofagia é nome da coisa

Por Djnaldo Galindo

Desde do anúncio em dezembro já com a chapa fechada e aparentemente unindo água e óleo ao projeto de retorno de Zeca a prefeitura, antevi que a argamassa que os manteria unidos seria a perspectiva real de poder. Essa fórmula se mostrou eficaz até a estranha aproximação branca com o prefeito LW e mais recentemente com a perda de credibilidade das pesquisas, sempre lhes favoráveis, mas no mais completo descompasso com o que se vê nas manifestações de campanha das ruas.

Tal fato provocou um movimento que apesar de comum, costuma ser mortal ao êxito de uma campanha eleitoral, o que chamo de autofagia, ou seja, devorar-se a si próprio, algo semelhante a um carcinoma eleitoral.

Como a perspectiva de poder, antes óbvia e clara, passou a alimentar sérias dúvidas e questionamentos, passou-se agora a priorizar cada qual o seu nicho próprio e individual de micro poder, onde agora serão centralizados e priorizados os cada dia mais raros recursos de campanha.

Nada mais claro nesse sentido que a carga que se dá na campanha milionária do irmão do candidato a vica na chapa de Cavalcanti, enquanto grande parte dos demais candidatos a vereador continuam a míngua. Nem mesmo o renomado médico Rodrigo Roa dispõe de tão acintosa estrutura de campanha.

Por mais cruel que pareça, quem tem mais sofrido essa ação de desmonte e assédio na sua base eleitoral é justamente a Decana da Câmara, a atual vereadora Célia Galindo, fazendo crer a alguns analistas, inclusive eu, que alguns atores não estejam mais totalmente focados na eleição de Zeca e nem mesmo, pasmem, na própria eleição, mas, na eleição do irmão e herdeiro direto do seu espólio político a quaisquer custos e também a tentativa de evitar a recondução de Célia ao décimo mantado, pois, pelo movimento que se observa no assédio político que têm sido vítima alguns dos seus principais cabos eleitorais, verdadeiros objetos de caça por parte de outro candidato concorrente. A nossa primeira mulher eleita a Casa James Pacheco merece mais respeito.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Política

Topo