Turismo
Coluna JPS Turismo & Eventos
Edição 72 – Ano II – Sábado, 03 de setembro de 2022.
RECIFE, A BELA CAPITAL DO NORDESTE, ENTRE OS 10 DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES DO BRASIL
Neste final de julho, em Brasília-DF, o Ministério do Turismo fez a entrega dos certificados de “Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) em Transformação” a 10 cidades brasileiras, dentre as quais Recife, a eterna Veneza Brasileira. As localidades foram escolhidas através de um projeto-piloto que teve como objetivo estabelecer diretrizes e um formato nacional para transformar destinos turísticos em territórios mais atrativos, com a oferta de melhores experiências e serviços mais acessíveis, seguros e comprometidos com a sustentabilidade. A ação que certificou as 10 cidades cujos destinos turísticos são considerados inteligentes em transformação, envolveu duas cidades de cada região do país: a capital federal, Brasília, e Campo Grande (Centro-Oeste): RECIFE-PE e Salvador/BA (Nordeste); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte).
Os locais foram selecionados a partir de critérios como conectividade, disponibilização de internet pública gratuita e índices de empreendedorismo e de desenvolvimento humano, entre outros. O projeto-piloto buscou adaptar ao Brasil a metodologia de DTI criada na Espanha, em 2012, pela SEGITTUR (Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas). A adaptação foi possível graças a uma parceria do MTur com o Instituto Ciudades del Futuro, que acompanha comunidades da Argentina na concepção e implantação de ações inovadoras. No Brasil, o projeto tem como eixos metodológicos: governança; inovação; tecnologia; acessibilidade; sustentabilidade; segurança; promoção e marketing; mobilidade e transporte; e criatividade.
A iniciativa, segundo os técnicos do MTur (Ministério do Turismo), proporciona benefícios como a ampliação da competitividade turística, o reforço da promoção internacional e a possibilidade de investimentos externos. Em breve, os destinos serão avaliados pelo ministério que vai conceder o Selo DTI aos que cumprirem pelo menos 80% dos planos de transformação. Durante a cerimônia de certificação, também aconteceu a apresentação do Manual Metodológico DTI Brasil, que orienta o processo de implantação de destinos do tipo. O documento auxilia localidades a se organizarem de forma estruturada gerenciando, de maneira inovadora, o uso de tecnologias adequadas para facilitar o alcance dos parâmetros exigidos.
Na ocasião, o ministro do Turismo, o pernambucano Carlos Brito (foto), e o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, também assinaram o acordo de cooperação técnica “Inova Turismo”. A parceria envolve ações de inovação em serviços e produtos turísticos que estimulem a competitividade de empresas, especialmente pequenos negócios, e dos destinos turísticos envolvidos. O evento também contou com a presença do presidente da Embratur, Silvio Nascimento, e de diretores da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo; de todos os secretários nacionais do Ministério do Turismo; do secretário de Turismo do Distrito Federal, William Almeida, e de representantes de cidades certificadas, entre outros.
A implantação dos Destinos Turísticos Inteligentes no país, inclusive, foi o tema do Seminário Brasil DTI, promovido em formato híbrido pelo MTur e o Instituto Ciuidades del Futuro, ocorrido nos dias 23 e 24 de julho e que teve transmissão online a partir da sede da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), em Brasília, e que proporcionou o debate de experiências e metodologias na área. O seminário expôs ações inovadoras sobre DTI, como o aproveitamento de recursos culturais e naturais e, durante o mesmo, foram expostos modelos da Argentina, Espanha, Colômbia, México e Uruguai, além dos trabalhos promovidos em Brasília, RECIFE, Angra dos Reis, Curitiba, Florianópolis e Rio Branco. (Informações com base em matéria de André Martins, da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo – www.gov.br/turismo).
CHEGANDO AO BRASIL – Depois do sucesso da feijoada brasileira, durante o intercâmbio gastronômico Brasil-Portugal, que aconteceu no Hotel Dom Pedro Lisboa (hotel de luxo localizado no centro de Lisboa, em Portugal), no mês de junho, chegou a hora de trazer a gastronomia portuguesa ao Brasil, mais precisamente na cidade do Rio de Janeiro. Os pratos portugueses serão destaques no cardápio da Semana Gastronômica de Lisboa, que irá acontecer no Hotel Windsor Marapendi, agora em setembro, no dia 06 (terça-feira) – para convidados – e 07 e 08 (quarta e quinta-feira), em um jantar aberto ao público, das 19h às 23h. A ideia é apresentar Portugal como um dos países com a maior diversidade gastronômica do mundo. Iniciativa da Rede portuguesa Dom Pedro Hotels & Golf Collection com apoio da Rede Windsor Hotéis, companhia aérea TAP Air Portugal e Turismo de Lisboa que visa promover o intercâmbio gastronômico entre os dois países, trazendo ao Brasil deliciosas receitas do país luso.
O festival faz parte do intercâmbio Brasil-Portugal, que ocorreu pela primeira vez em 2019, em Brasília. O menu do evento será assinado pelo Chef Executivo do Hotel Dom Pedro Lisboa, Gil Martins, e pelo chef Antônio Passos, do hotel Windsor Brasília. O cardápio irá contar com oito tipos diferentes de pratos principais: mil folhas de bacalhau à brás (foto) de batata, tentáculo de polvo no forno, o tradicional arroz de pato à portuguesa, cordeiro assado, lula escabeche caldo verde, espinafres salteados com pinhões e batatas assadas, além de variedades de queijos de Portugal, como queijo da Serra, de ovelha, entre outros. Para a sobremesa, alguns doces tradicionais, como farófias com creme de ovo e canela, Leite creme queimado, Papos de anjo e outras delícias.
O chef Antônio Passos, que também assinou a feijoada brasileira durante o intercâmbio em Portugal, conta como essa experiência tem sido enriquecedora. “Assim como aconteceu em Lisboa, eu acredito que teremos mais uma valiosa oportunidade de trocarmos ideias e conhecimentos sobre a culinária dos dois países. A partir do evento em Portugal, aprendemos a tradicional receita do pastel de nata com os melhores profissionais e já incluímos como uma das nossas sobremesas no nosso buffet de feijoada servido, aos sábados, no Windsor Plaza Brasília”, destaca o chef brasileiro. O valor do jantar, nos dias 07 e 08, será de R$ 200,00 + 10% de taxa pessoa, incluindo bebidas não alcoólicas, cerveja e vinhos branco e tinto portugueses. (Com informação do Jornal de Turismo – www.jornaldeturismo.tur.br).
INDEPENDÊNCIA À PAULISTA – A São Paulo Turismo (SPTuris), empresa da Prefeitura da capital, atualizou e lança esta semana o roteiro temático Independência do Brasil. A iniciativa é parte das comemorações do bicentenário. O destaque é o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, que será reaberto depois de nove anos, totalmente restaurado e com o dobro do espaço expositivo. O roteiro traz informações sobre locais e fatos relacionados à Independência, mas não apenas do bairro do Ipiranga. É o caso da Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte – conhecida como “igreja das boas notícias” – localizada no centro da capital, cujos sinos foram os primeiros a comunicar a Proclamação e a passagem do primeiro imperador do Brasil por São Paulo, no mesmo dia do famoso “grito”. Também no centro da cidade, mais três locais relacionados ao bicentenário: o “Pateo do Collegio” (complexo histórico, cultural e religioso da Companhia de Jesus em São Paulo) – local de fundação da cidade, sede do Governo Provincial em 1822 e onde Pedro se hospedou como Príncipe Regente na ida para Santos e como Imperador (ainda que informal) na volta. Vizinho ao Pateo, no Solar da Marquesa de Santos hoje funciona o Museu da Cidade de São Paulo. Perto, a Praça do Patriarca, ao lado da Prefeitura da capital, adornada com estátua de José Bonifácio de Andrada e Silva, considerando o principal líder do movimento de Independência.
O Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, abriga três pontos obrigatórios: o Museu, com um acervo de 125 mil itens, é o principal e deve ser visitado com a calma necessária para o melhor aproveitamento. Perto dele, a Casa do Grito, também restaurada e reaberta como marco dos 200 anos, e o Monumento à Independência – O Grito do Ipiranga, ao lado do riacho. O Museu do Ipiranga sempre foi um dos mais visitados da capital e a reabertura é o principal marco do bicentenário”, lembra Gustavo Pires, presidente da São Paulo Turismo. “Isso nos dá muita alegria, pois associa cultura e educação a um forte apelo turístico”. O Roteiro Temático Independência do Brasil ajuda a organizar a visita dos que querem conhecer melhor São Paulo e sua história. O Roteiro Independência do Brasil faz parte de uma série de 17 temas criados pela SPTuris, que mesclam atrativos turísticos e de lazer, ajudando o viajante a se organizar e explorar ao máximo a cidade. O roteiro pode ser baixado no www.cidadedesaopaulo.com/vivasp/roteiros-tematicos. (Edição de Rose Cecilia para o portal Guia do Turismo Brasil – www.guiadoturismobrasil.com).
MAIS …
FEIRA DE GRAMADO – Estão abertas as inscrições para a 34ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado. Podem se inscrever profissionais do turismo de todas as frentes de trabalho, assim como estudantes e público geral. Para realizar o cadastro basta acessar o link: Credenciamento Festuris (festurisgramado.com). Marcado para ocorrer de 3 a 6 de novembro, a organização do Festuris estima um crescimento geral de 15% comparado a 2019. Devido à agitação do mercado turístico e a motivação do trade, a feira ganhará um novo espaço, além do tradicional já utilizado, possibilitando a representatividade de mais e novas marcas. Destaque para o segmento da gastronomia, setor este que movimenta o turismo como um todo no mundo, durante esta edição será lançado o espaço Food & Drinks Experience. “Estamos muito contentes com a força que está tendo o segmento, traremos um amplo espaço em que expositores apresentarão as mais diversas experiências. Nós teremos o maior Festuris já realizado, os números até aqui já estimam mais um ano de sucesso”, adianta Marta Rossi, fundadora e CEO do evento.
Para proporcionar mais efetividade ao participante no agendamento de reuniões e visitas está sendo desenvolvido um aplicativo exclusivo para o Festuris. Além disso, a segmentação segue como prioridade da organização. O Espaço Luxury foi ampliado, terá a volta do Wedding, o LGBT+ terá, além dos expositores, um espaço dedicado a conteúdo, o Green Experience continua com a missão de apresentar a sustentabilidade e o turismo de experiência, e o Business Innovation apresentará muita tecnologia e inovação para o segmento. Além da geração de negócios na feira, a área de conteúdo, o Meeting Festuris abordará o tema Ressignificando o Turismo. Em breve a grade temática será apresentada. O evento também oportunizará mentorias, experiências e muitas novidades na programação. “Outra preocupação nossa é trazer conhecimento para o trade, hoje temos um novo consumidor e devemos considerar a inovação tecnológica, que acelera e transforma os desejos dos consumidores”, conclui Marta.
Sobre a Feira: O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos da América Latina e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34ª edição ininterrupta. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+, Food & Drinks Experience e Wedding. Mais informações sobre o evento em www.festurisgramado.com. (Com informações do Portal VoeNews – www.voenews.com.br).
LOTERIA PARA O TURISMO – O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou no dia 30 de agosto, proposta que autoriza o Poder Executivo a criar as loterias destinadas ao fomento do TURISMO e da Saúde, com apostas físicas e virtuais, e gestão por empresa privada. O Projeto de Lei 1561/20 seguirá para a sanção presidencial. O texto aprovado determina que o Ministério da Economia definirá, em 30 dias, a concessão da Loteria do Turismo e da Saúde. A proposta foi defendida pelo relator, deputado Giovani Cherini (PL-RS). “Essa loteria será o grande lance para se pagar, inclusive, o piso dos enfermeiros. Quem vai administrar é o Ministério da Economia, que tem um setor competente para isso, que fiscaliza, então estará tudo dentro da lei”, disse o deputado.
Cherini destacou que a Caixa Econômica Federal não é impedida de participar da disputa para organizar a loteria. “Queremos abrir a possibilidade para o setor privado”, declarou. Esse ponto, porém, foi criticado pela oposição. A deputada Erika Kokay (PT-DF) afirmou que o texto não estabelece critérios para a concessão. “Não se sabe quais serão os métodos para escolha desta empresa. Não precisa de licitação para operacionalizar. Isso é um escândalo, é favorecer alguma empresa que, com certeza, já se sabe quem será.”
A líder do Psol, deputada Sâmia Bomfim (SP) também criticou a quebra do monopólio da Caixa Econômica Federal sobre as loterias. “Dizem que é para favorecer a saúde e o turismo, mas na verdade é para favorecer banco”, criticou. Já o deputado Darci de Matos (PSD-SC) ressaltou que as duas loterias vão gerar receitas adicionais para a saúde e o turismo. O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) lembrou que, com os recursos arrecadados, serão financiadas iniciativas destinadas a atrair turistas internacionais e também ações de saúde. (Com informações da Agência Câmara de Notícias – www.camara.leg.br/noticias).
VOANDO ALTO – De janeiro a julho deste ano, mais de 45,6 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos brasileiros para viagens nacionais. Este número é 52% maior do que o registrado nos primeiros sete meses de 2021, quando 30 milhões de passageiros embarcaram nos terminais aeroportuários. E é ainda maior na comparação com o mesmo período de 2020 – 25,5 milhões -, se aproximando cada vez mais do patamar pré-pandemia.
Apenas no mês de julho, mais de 7,6 milhões de passageiros voaram pelo país, configurando o melhor mês do ano para o setor, além de ser o melhor resultado para julho em três anos (2020-2022). Na comparação com 2019, o número representa 89% do volume de passageiros transportados. Os números foram divulgados na terça-feira (30.08) pela Agência Nacional de Aviação Civil – Anac.
Também em julho, a demanda medida por passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK) e a oferta por voos, aferida por assentos-quilômetros ofertados (ASK), tiveram crescimento na comparação com 2021, de 25% e 28,5%, respectivamente. Já em relação aos resultados obtidos em 2019, os indicadores registraram uma baixa retração, de 4,5% e 0,2%.
O setor aéreo é um importante meio de locomoção no país, contribuindo para impulsionar o turismo. Em 2021, um em cada dez brasileiros em viagem utilizou este modal para chegar até o próximo destino, segundo a PNAD Contínua Turismo 2020-2021 produzida a partir de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. (Com informações do Portal da Brasil Travel News – www.brasiltravelnews.com.br).
SAINDO DO FORNO …
A AMPLIAÇÃO DAS OPERAÇÕES DA AZUL EM RECIFE
O planejamento para as viagens durante os meses de verão já está a todo vapor e, para atender este período de alta temporada, a Azul Viagens, operadora de turismo da Azul, vai incrementar rotas e ampliar o número de voos com destino à Recife. Entre as ligações inéditas, a capital pernambucana receberá voos de Foz do Iguaçu (PR), Presidente Prudente (SP) e Bauru (SP). Além das rotas já consolidadas, partindo de Porto Alegre (RS), Uberlândia e Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Ribeirão Preto e São José do Rio Preto (SP).
De acordo com Giulliana Mesquita, gerente de Produtos da Azul Viagens, Recife receberá 190 voos diretos para alta temporada de verão, um aumento de 42% em comparação com o ano anterior. “Considerando a importância do estado de Pernambuco para a Azul, não seria diferente para Azul Viagens. Temos hoje uma excelente relação com o setor público e o trade turístico no destino e para a alta temporada de verão vamos investir em um grande crescimento na oferta de assentos dedicados para clientes da operadora”, destaca Giulliana Mesquita, gerente de Produtos Azul Viagens. Os voos dedicados Azul Viagens para Recife serão operados pelas aeronaves Embraer E1, Embraer E2 e Airbus A320, com capacidade para transportar 118, 136 e 174 passageiros, respectivamente.
Para atender a alta temporada de verão, a Azul Viagens vai reforçar sua malha entre 16 de dezembro de 2022 a 29 de janeiro de 2023 oferecendo mais voos dedicados para atender seus milhões de clientes que viajarão no próximo verão, o que significa cerca de 45% a mais em oferta de assentos comparando o mesmo período do ano passado. Este aumento de oferta no mercado é consequência de um ótimo momento que a operadora vem passando, as vendas em Azul Viagens cresceram 60% no primeiro semestre, se comparado com o mesmo período de 2019. Se considerarmos apenas os destinos brasileiros, o crescimento é de 70%. Por este motivo, a Azul Viagens investe bastante no Brasil e acredita que esta será uma alta temporada de recordes. (Com informações da redação do Jornal Diário do Turismo – www.diariodoturismo.com.br).
O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS …
“Isso nos dá muita alegria, pois associa cultura e educação a um forte apelo turístico” (De Gustavo Pires, presidente da São Paulo Turismo – SPTuris, sobre o roteiro temático organizado pela Prefeitura de São Paulo para comemorar o bicentenário da Independência).
- ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto. Atualmente, na gestão Wellington Maciel, presta consultoria em Gestão de Turismo para a Prefeitura de Arcoverde.