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Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 59 – Ano II – Sábado, 30 de abril de 2022.

A MARCHA MOVIMENTA O TURISMO

Matéria de responsabilidade do Jornalista Vitor Maciel da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo (MTur) e publicada no site oficial do órgão máximo do turismo brasileiro (www.gov.br/turismo), informa que a realização da mais recente edição da Marcha dos Prefeitos, a 23ª, realizada ao longo desta semana em Brasília-DF, impactou positivamente o setor de turismo da capital do país. Um levantamento realizado pelo Ministério apontou que a vinda dos gestores e autoridades municipais para o tradicional evento beneficiou toda a cadeia turística brasiliense. Os hotéis, por exemplo, ultrapassaram os 90% de taxa de ocupação, sendo que em alguns estabelecimentos não havia quartos para reserva. Já no segmento de bares e restaurantes, a estimativa é de uma elevação no faturamento desta semana entre 30% e 40% acima do tradicional.


Para o ministro do Turismo, Carlos Brito, a marcha representa a retomada dos grandes eventos no país, e destaca a relevância para todo o setor turístico de Brasília. “Estes números animadores têm dado fôlego aos empresários de todas as atividades turísticas da capital federal, e ainda têm consolidado Brasília como um dos principais destinos do turismo de negócios do país. É o nosso setor retornando aos grandes eventos e gerando emprego e desenvolvimento para a população brasiliense”, destacou.


Já para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Distrito Federal (ABIH-DF), Henrique Severien, os bons índices no segmento e a grande movimentação o fez relembrar os velhos tempos. “A Marcha dos Prefeitos sempre gerou impacto expressivo na hotelaria e nesse ano não foi diferente. Havia muito tempo que não tinha um evento como esse, que atingisse positivamente toda a cadeia turística e que fosse capaz de reaquecer o setor em Brasília”, pontuou. Segundo Severien, os dias de maior movimentação foram terça, quarta e quinta-feira.


O segmento de bares e restaurantes também foi beneficiado com a realização do evento neste ano. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Distrito Federal (Abrasel-DF), Beto Pinheiro, os estabelecimentos estão cheios. “Foi bom demais o movimento. Todos os dias, temos observado que estamos acima da média, com expectativa de faturamento de 30% a 40% acima do normal. O evento tem beneficiado não só a gente, mas também os trabalhadores de automóveis por aplicativo e os hotéis”, exemplificou.


Sob o tema “Município: o caminho para um Brasil melhor”, a 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios acontece entre os dias 25 e 29 de abril. Tradicionalmente, o evento ocorre anualmente e reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários para debater as políticas públicas que impactam a vida da população. Os gestores municipais também apresentam sua pauta prioritária aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

ANSEDITUR – A Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo – que tem como Presidente a pernambucana Cacau de Paula, Secretária de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife – aproveitou a oportunidade e também realizou sua MARCHA que ocorreu no mesmo período da Marcha dos Prefeitos. A cerimônia de abertura aconteceu na segunda-feira, às 14h, e foi prestigiada pelo Ministro do Turismo, o pernambucano Carlos Britto, e pelo Presidente da Embratur, Sílvio Nascimento. O evento contou com palestras de nomes relevantes dos segmentos de bares e restaurantes, companhias aéreas, agências de viagens, eventos, Convention & Visitors Bureau e tecnologia, dentre outros.


A programação contou com palestras com temas relevantes para a atividade turística, dentre elas: Perspectivas do setor de empresas aéreas para os próximos anos, por Daniel Bicudo – Diretor de Marketing da Azul Linhas Aéreas; Governança Pública Municipal: transformando sua administração. pelo Ministro Augusto Nardes (TCU); Principais projetos de leis que estão tramitando na Câmara Federal, pelos Deputados Bacelar – Presidente da comissão de Turismo da Câmara Federal e Deputado Felipe Carreras – Autor do projeto do PL 5638/2020 – PERSE; Quais os impactos do segmento de bares e restaurantes para a indústria do turismo nos municípios, por Paulo Solmucci – Presidente da Associação Nacional dos Bares e Restaurantes (ABRASEL); Mapeamento da Gestão Pública de Turismo, resultados preliminares, por Graziela Vilela, Representante da Turismo 360º; Como um “Convention e Visitors Bureau” pode trabalhar na promoção e desenvolvimento dos municípios, por Toni Sando – Presidente da UNEDESTINOS (União Nacional de CVBx e Entidades de Destinos);

Na sequência, coube a Diretoria Executiva da ABAV Nacional, Jerusa Hara, falar sobre a importância da participação dos destinos de turismo nas feiras nacionais e internacionais. E, no vasto cardápio de excelentes e construtivas palestras, também mereceram destaque: Estratégias de utilização das ferramentas do Google a favor dos destinos Brasileiros, por Danilo Azevedo de Souza – Account Executivo Google; Análise da situação da malha aérea do país, por Renata Fonseca – Diretora Jurídica e Relações Governamentais da GOL Linhas Aéreas; Trabalho da Embratur na Promoção Internacional do Brasil, por André Reis-Gerente de Publicidade, Propaganda e Marketing Digital da Embratur; e Mesa redonda com os representantes das secretarias nacionais de Turismo; com Luís Vannucci – Secretário Nacional de Infraestrutura Turística; Débora Gonçalves – Secretária Nacional de Atração de Investimento, Parcerias e Concessões; e Fábio Pinheiro- Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo.

Na oportunidade, Cacau de Paula, presidente da Anseditur e Secretária de Turismo e Lazer do Recife, ressaltou que “a Marcha dos Secretários é crucial para que gestores municipais possam colocar em prática o aprendizado, servindo não só para o fortalecimento das Secretarias mas da atividade no Brasil em geral”. “Neste momento de retomada, percebemos um aumento significativo nas viagens domésticas, um reflexo dos anos de pandemia e da instabilidade internacional. Este movimento mudou a percepção do turista brasileiro, que passou a redescobrir o país e, consequentemente, a redescobrir os municípios turísticos”, pontuou.

ROAD SHOW – Teve início na terça-feira (26/04) e segue até 1º de setembro deste ano, o Road show que a paradisíaca Porto de Galinhas (Ipojuca-PE) realizará por várias cidades brasileiras e de países vizinhos. De acordo com o comunicado oficial, o evento tem como objetivo apresentar Porto de Galinhas para os agentes de viagem, reforçando suas principais características e ressaltando as belezas naturais agregadas às ofertas de serviço disponíveis no destino. Segundo o informativo, o momento é uma excelente oportunidade para tratar das novidades que o balneário tem para os turistas que desejam conhecer suas praias. Em nota oficial enviada à redação do Diário do Turismo, os organizadores adiantaram as datas em que estarão nas cidades: 26 Abril: Joinville–SC; 27 Abril: Balneário Camboriú–SC; 17 Maio: Rio de Janeiro–RJ; 18 Maio: São Paulo–SP; 20 Maio: Assunção–Paraguai; 31 Maio: Montevidéu–Uruguai; 1º Junho: Buenos Aires–Argentina; 2 Junho: Córdoba–Argentina; 3 Junho: Mendonza–Argentina; 3 Agosto: São José dos Campos–SP; 4 Agosto: Santos–SP; 30 Agosto: Brasília–DF; e 1º Setembro: Belo Horizonte – MG.

Convocação das operadoras: Em nota a Associação de Hotéis de Porto de Galinhas adianta que o sucesso da realização do evento está intimamente ligado com a participação das operadoras que compõem e o cenário comercial das regiões contempladas com o encontro. “Planejamos um evento onde Operadoras possam participar de maneira ativa durante a programação do Road show, dispondo de uma mesa e cadeiras para apresentação de todo e qualquer material de divulgação que esteja voltado para venda de produtos de Porto de Galinhas,” adianta o informativo da AHPG. Para saber mais sobre as cidades que serão visitadas pelo Road show e suas respectivas datas, além de se inscrever no evento, acesse o site oficial – www.encontroportodegalinhas.com.br. (Com informações da Redação do DT – www.diariodoturismo.com.br).

BORA PERNAMBUCAR – A Secretaria de Turismo e Lazer do Governo do Estado de Pernambuco (SETUR) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), órgão vinculado à Secretaria, estarão presentes com stand no 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco, programado para o período de 19 a 22 de maio deste ano, na cidade de Petrolina-PE. Depois da elaboração dos roteiros turísticos e da apresentação destes nos famtours virtuais, chegou a hora da comercialização e o Salão será uma ótima oportunidade para isso, enfatiza Graça Novaes, Assessora Especial da SETUR-PE e Coordenadora do Programa Bora pernambucar. “No stand, vamos disponibilizar espaço permanente para folheteria dos municípios, balcões de atendimento e mesas bistrô para que os secretários e diretores de Turismo divulguem seus atrativos. Haverá, também, uma sala de reuniões para os que quiserem manter um diálogo mais reservado. Para o uso das mesas, verifique o dia que melhor lhe convém e reserve pelos links abaixo até o dia 17/05. Ressaltamos que o tempo de uso será definido de acordo com a demanda”, esclarece Graça Novaes. Os links para reservas são os seguintes: Para o dia 20/05 – https://forms.gle/UKuktEmmhzJvMGz86; Dia 21/05 – https://forms.gle/CSqDXn6kZkxdNsar8; Dia 22/05 – https://forms.gle/XoooGcd1XSzKhyPE8.

Durante o evento, o stand do Bora Pernambucar irá disponibilizar TVs para veiculação de vídeos promocionais institucionais dos destinos turísticos. Os municípios que têm interesse em veicular o seu vídeo no stand, devem enviar o arquivo para o e-mail: borapernambucar@empetur.pe.org.br, até o dia 15 de maio. O material deve estar em boa qualidade, no formato horizontal e em MP4. Toda a comunicação do stand será institucional de Pernambuco, não sendo permitida nenhuma outra comunicação ou marca. Por fim, não será autorizada a entrada no stand do Bora Pernambucar com elementos representativos, como artesanato, gastronomia (degustação), banners, displays, computador e tablet, entre outros. Para qualquer dúvida, a equipe do Bora Pernambucar estará à disposição através do e-mail citado acima. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Programa Bora Pernambucar e do portal – www.meudestinobrasil.com.br/pernambuco).

MAIS …

ENCONTRO DA TERRA – O Calendário de Eventos 2022 de Arcoverde anunciando para este domingo (1º de maio) a realização da primeira edição deste ano (a segunda será realizada no dia 15 de novembro) do XXIII ECONTRO DA TERRA. O evento de Turismo Religioso é uma iniciativa do Instituto do Servos de Deus da Fundação Terra, coordenado pelo Padre Airton Freire, e acontece entre 08 e 17h, na Comunidade de Vida dos Servos de Deus (Sítio Malhada, zona rural oeste do município de Arcoverde).

A programação vai agregar encontros de evangelização com o Grupo Terra, com palestras, louvor e terço da misericórdia, culminando com a celebração da Santa Missa a partir das 16h. As atividades também terão participações dos sacerdotes: Padre Benevaldo, Padre César e Padre Edson. Para o Secretário Municipal de Turismo e Eventos de Arcoverde, Lídio Cordeiro Maciel, trata-se de um importante ato de fé e mais um significativo evento que consolida Arcoverde como um destino de turismo religioso.

A coordenação do evento, de iniciativa do Instituto dos Servos de Deus da Fundação Terra e que recebe apoio da Prefeitura de Arcoverde através da Secretaria de Turismo e Eventos, informa que haverá ônibus gratuitos saindo de Arcoverde a partir das 07h da manhã, e que lanches e almoço serão vendidos no local.

CLICK TOUR – Pelas Lentes do Turismo é o nome do evento idealizado pelos alunos da disciplina de Planejamento e Organização de Eventos 2, do curso de Turismo da UFPE, e que busca discutir as relações entre fotografia e turismo – uma combinação perfeita. “É praticamente impossível viajar, sem tirar fotos e publicar nas redes sociais. O Instagram está cheio de incríveis paisagens ao redor do mundo, que despertam aquela vontade de arrumar a mala e conhecer todos os lugares”, enfatizam os organizadores do evento, acrescentando que o “Click Tour” terá a participação de profissionais experientes que compartilharão suas vivências e estudos.

Uma das palestras já confirmadas será “a Importância de saber selecionar uma fotografia turística”, a cargo da Dra. Cynthia Mello (@semioturismo). Do cardápio do evento ainda constam um bate-papo com o casal Nath e Davi (@recifeparadois) e oficina para os amantes da fotografia com a Dra. Bella Valle (@bellavalle). Tudo acontece no dia 04 de maio de 2022 com início às 19hs pelo YouTube. As inscrições poderão ser realizadas através do link: https://www.sympla.com.br/evento-online/clicktour-pelas-lentes-do-turismo/1555780.

SEMINÁRIO – A confederação Nacional de Municípios (CNM), juntamente com a Prefeitura de Parauapebas/PA e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), convidando os profissionais, gestores, estudantes e interessados para participarem do 3º SEMINÁRIO NACIONAL DE GOVENANÇA PARA O TURISMO e Feira de Negócios Turísticos Destinos do Brasil – Edição Parauapebas-PA e Região do Carajás (Norte do Brasil). O evento acontece no período de 19 a 21 de maio deste ano e será realizado de forma híbrida – presencial, no Núcleo Urbano de Carajás (Parauapebas-PA) e virtual através do e-mail: www.governancaparaoturismo.cnm.org.br. Após confirmada a inscrição, será enviado um e-mail de homologação. Em casos de dúvidas, o interessado pode entrar em contato através do telefone (61) 99631-3455 (whatsApp) ou e-mail: elias.zinczuk@cnm.org.br.

O evento tem por objetivo primordial discutir e promover as boas práticas de governança junto aos municípios turísticos brasileiros. O Seminário possui caráter nacional e nele serão abordados os seguintes Eixos Temáticos: GOVERNAÇA E SUSTENTABILIDADE, INOVAÇÃO E INVESTIMENTOS. Concomitante ao Seminário, será realizada a Feira de Negócios Turísticos – Destinos do Brasil – Edição Parauapebas e Região do Carajás. De forma inovadora, o evento será realizado no coração da floresta amazônica.

SAINDO DO FORNO…

PRÊMIO SESC DE ARTES CÊNICAS

Trata-se de um projeto que acontece pela primeira vez em 2022 e tem como objetivo selecionar espetáculos inéditos que receberão recursos para apoiar suas montagens. Artistas, produtores e coletivos de teatro, dança e circo poderão participar com seus projetos em três categorias de acordo com a complexidade de cada espetáculo. Ao todo, cinco produções serão contempladas, sendo uma no valor de R$ 100 mil; duas com prêmio de R$ 70 mil; e outras duas com R$ 50 mil cada. As inscrições poderão ser realizadas até o próximo dia 8 de maio e os interessados em participar do certame, deverão retirar o respectivo Instrumento Convocatório no site: www.sesc.com.br – institucional – Departamento Nacional – licitações – em andamento, ou na Sede do Departamento Nacional na Av. Ayrton Senna, 5.555, Jacarepaguá, Rio de Janeiro/RJ. (Com informações do Portal do Serviço Social do Comércio – Sesc: www.sesc.com.br).

O que dizem os especialistas…

“A marcha dos Secretários é crucial para que gestores municipais possam colocar em prática o aprendizado, servindo não só para o fortalecimento das Secretarias mas da atividade no Brasil em geral”. (De Cacau de Paula, Secretária de Turismo e Lazer do Recife, durante a 1ª Marcha dos Secretários de Turismo do Brasil, em Brasília-DF).

Sobre o autor da coluna:

  • ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.
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