Turismo
Coluna JPS Turismo & Eventos
Edição 54 – Ano II – Sábado, 19 de março de 2022.
CRESCE O ÍNDICE DE ATIVIDADES TURÍSTICAS NO BRASIL
O Ministério do Turismo do Brasil (MTur), através de matéria de responsabilidade do jornalista Victor Maciel da Assessoria de Comunicação do Ministério (www.gov.br/turismo), divulgou na última quarta-feira (16/03) os dados mais recentes da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), responsável por produzir indicadores que possibilitam acompanhar o comportamento do setor de serviços, no qual o turismo está incluído. São acompanhadas cinco principais atividades: serviços prestados às famílias; serviços de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio; e outros serviços.
De acordo com a matéria, na comparação entre os meses de janeiro de 2022 e de janeiro 2021, o índice de volume de atividades turísticas no Brasil cresceu 29,1%. O percentual, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é três vezes maior do que o registrado no mesmo período por todo o setor de serviço (9,5%). Segundo o estudo, o número foi impulsionado, principalmente, pelos segmentos de transportes aéreo e rodoviário coletivo de passageiros, hotéis, restaurantes e locação de automóveis.
Quando analisado por estado, Minas Gerais (49%) e Rio Grande do Sul (40,8%) aparecem no topo dos que mais avançaram. Na sequência, aparecem São Paulo (38,9%), Bahia (21,2%) e Rio de Janeiro (12,6%). Apesar dos altos índices, quando comparados com o mesmo período dos últimos anos, o turismo baiano (-3,9%) e o mineiro (-2,4%) tiveram queda em relação a dezembro de 2021.
Já o Brasil cresceu 1,1%, oitava taxa positiva nos últimos nove meses. Em 2021, o Brasil encerrou o ano com alta de 21,1% no Índice de Atividades Turísticas, confirmando a tendência de recuperação do setor. Dados que refletem a movimentação de turistas no Brasil corroboram as perspectivas de recuperação do setor. Ao longo de 2021, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), por exemplo, mais de 62,5 milhões de pessoas foram transportadas nos aeroportos do país, número que representa um crescimento de 20,4% na comparação com o ano anterior (51,9 milhões de passageiros).
O Ministro do Turismo, o pernambucano Gilson Machado Neto, comemorou o fato e esclareceu que o índice é mais um indicativo de que o setor segue retomando suas atividades. “O nosso governo trabalhou e continuará trabalhando para que este setor continue passando por esta pandemia com todo o apoio possível. Falta pouco para chegarmos aos índices pré-pandemia, mas não descansaremos enquanto esse dado não for ultrapassado. Seguiremos trabalhando por um turismo forte”, finalizou o Ministro.
CURSO GRATUITO – Estão abertas desde o dia 10 de março as inscrições para o curso gratuito de “Agente de Informações Turísticas”. A capacitação trabalhará as condições técnicas para atuação nesta atividade ligada ao turismo, incluindo o empreendedorismo e a conscientização ambiental dos recursos paisagísticos. Para concorrer a uma das vagas, os interessados devem possuir pelo menos o ensino médio completo. As inscrições podem ser realizados através do acesso ao link: http://web.ficemcasa.ifce.edu.br/resultados.php.
O curso possui carga horária de 320 horas e contemplará temas como hospitalidade e lazer; ética e etiqueta profissional; guiamento; inglês; além de atrativos turísticos naturais e culturais. Ao final do curso, os concluintes receberão um certificado de qualificação para atuação como Agente de Informações Turísticas. A qualificação integra um conjunto de acordos firmados pelo MTur com instituições de ensino para ofertar capacitação gratuita e permitir a retomada segura e de qualidade do turismo. Há parcerias, por exemplo, junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e o Instituto de Educação de Rondônia/Acelibras, entre outras entidades.
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a capacitação profissional no turismo é de suma importância, principalmente neste momento em que o setor está retornando aos antigos patamares. “Os turistas brasileiros e estrangeiros estão cada vez mais confiantes em voltar a viajar e conhecer novos lugares. Essa capacitação será importantíssima para a recepção deste novo tipo de turista, garantindo a melhor experiência possível que uma pessoa pode ter em nossos atrativos”, destacou. (Com informações de Victor Maciel da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo www.gov.br/turismo).
ASTUR NA ÁREA – A Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco (ASTUR-PE) já tem data marcada para seu próximo Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, o primeiro de 2022, que vai acontecer nos dias 06, 07 e 08 de abril no auditório do Hotel Orange, na bela e paradisíaca Ilha de Itamaracá, litoral norte de Pernambuco. Durante o encontro, segundo o Presidente Edygar Santos (foto), Secretário de Turismo da cidade de Afogados da Ingazeira, serão discutidos temas de relevante importância para o desenvolvimento do turismo municipal e regional, através de palestras com destaque para o “Turismo Ecológico”, troca de experiências, visitas técnicas e a tradicional mostra gastronômica.
A ASTUR (Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco) foi fundada em 20 de abril de 1990. Em seus 32 anos de história e tradição, a entidade transformou-se num importante fórum representativo dos municípios pernambucanos com potencial turístico e, desde sua fundação, a principal bandeira tem sido a luta incansável pela interiorização do turismo. Anualmente, a ASTUR realiza quatro reuniões/encontros administrativos que cobrem todas as regiões do Estado e o Presidente e sua diretoria-executiva são eleitos, em processo democrático, para mandatos de dois anos. O primeiro Presidente foi Edmundo Morais que, à época (1990), respondia pela Secretaria de Turismo da Cidade do Recife. O atual Presidente é Edygar Santos, Secretário de Turismo da Cidade de Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú).
MAIS …
TOP 10 – A Booking.com revelou recentemente seu ranking das 10 Cidades Mais Acolhedoras do Mundo para 2022, e o Brasil entra no destaque em 6º lugar, sendo representada por Monte Verde (foto), localizada na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. Conhecida como a “Suíça brasileira”, Monte Verde é uma pequena cidade com inspiração cultural, culinária e arquitetônica em obras europeias, oferecendo hospedagem em chalés alpinos, áreas naturais e uma grande biodiversidade para ser explorada. Confira a lista completa: 1 – Matera, na Itália; 2 – Bled, na Eslovênia; 3 – Taitung City, em Taiwan; 4 – Nafplio, na Grécia; 5 – Toledo, na Espanha; 6 – Monte Verde, no Brasil; 7 – Bruges, na Bélgica; 8 – Nusa Lembongan, na Indonésia; 9 – Ponta Delgada, em Açores, Portugal e 10 – Hoi An, no Vietnã.
O ranking foi elaborado com base na proporção de acomodações que receberam um Traveller Review Award em 2022, em cada um dos destinos, sendo ordenadas de acordo com a quantidade de vencedores em comparação ao número total de acomodações elegíveis na cidade. O 10º Traveller Review Awards faz parte de um prêmio anual da Booking.com que se baseia em mais de 232 milhões de avaliações verificadas de viajantes. Para ser premiado, a acomodação e o local de retirada de carros de aluguel precisam estar acima da média de oito pontos de dez. (Por Yan Heiji para o Portal do Brasilturis Jornal – www.brasilturis.com.br).
SOFIA – A NASA anunciou oficialmente que, nas próximas duas semanas, o Chile será a base Boeing 747-SP conhecido como SOFIA, acrônimo para Observatório Estratosférico para Astronomia Infravermelha (SOFIA), em inglês. As operações estão previstas para começarem ainda em março e a aeronave ficará baseada no aeroporto internacional de Santiago do Chile, informou o noticiário local El Mercúrio. A NASA recebeu “sinal verde” para as operações do Chile, após reunião em novembro do ano passado na sede do Ministério da Ciência com o ministro Andrés Couve, que recebeu o chefe de operações da missão SOFIA, Ed Harmon. Nesse encontro, Harmon destacou as vantagens meteorológicas do país: “O Chile tem grandes vantagens meteorológicas, condições de observação, infraestrutura moderna e possibilidade de ter locais de pouso alternativos. Estamos muito otimistas com a reunião e com o apoio de alto”. A SOFIA operará em Santiago a partir de 18 de março e durante duas semanas estudará os céus do hemisfério sul. Segundo o relatório, poderia retornar entre junho e setembro, dependendo dos fatores climáticos.
O QUE É A SOFIA: Em operação desde 2010, é uma aeronave Boeing 747-SP modificada e operada pelas agências espaciais dos EUA e Alemanha. Carrega um telescópio refletor de 2,7 metros e voa particularmente à noite rumo à estratosfera, entre 38.000 e 45.000 pés, estando, assim, acima de 99% da atmosfera de bloqueio de raios infravermelho, permitindo estudos do sistema solar de maneiras que não são possíveis com telescópios terrestres. A mobilidade do observatório permite que os pesquisadores observem de praticamente qualquer lugar do planeta e possibilita estudos de eventos transitórios que muitas vezes ocorrem sobre oceanos, onde não há telescópios. Antes do Chile, o SOFIA já foi usado na Alemanha, Nova Zelândia e Taiti. Sua base, no entanto, é em Palmdale, nos Estados Unidos. (Com informações do Portal Aeroin – www.aeroin.net).
QATAR 2022 – A TRANSEOUROPA (Operadora de Turismo, no Brasil com base no Rio de Janeiro e São Paulo – www.transeuropa.com.br) anunciou na terça-feira (15/03), dois pacotes de viagem para quem deseja assistir à Copa do Mundo no Qatar em 2022. Os pacotes da “World Cup Experience Transeuropa VIP” variam entre “Semifinal e Final” ou exclusivamente “Final”.
Ambos os pacotes incluem ingressos categoria 2 para as decisivas da Copa do Mundo (Semifinais e Final ou apenas Final, dependendo do pacote escolhido pelo cliente); voo direto São Paulo – Doha; Assistência 24 Horas Local e Internacional; Seguro Viagem com cobertura Covid; Transporte exclusivo para os jogos do Brasil e retorno para Hotel; 8 ou 4 noites (a depender do pacote escolhido) em hotel cinco estrelas bem localizado em Doha e ainda palestras pré-embarque sobre a cultura muçulmana e tradições do Qatar.
PACOTES: O pacote 1 – Semifinal e Final: sai por U$ 15.570 por pessoa em apartamento duplo e o pacote 2 – Final: sai por U$ 11.870 por pessoa, também em apartamento duplo. Os lugares são limitados. Para saber mais sobre os pacotes, formas de pagamento e outros detalhes, entre em contato com a Central Exclusiva de vendas Copa do Mundo 2022 nos telefones:
4003-1998 para todo o Brasil ou pelo WhatsApp: (21) 99835-4444 ou (21) 99588-4444. (Com informações de Caroline Figueiredo para o Portal do Diário do Turismo – www.diariodoturismo.com.br)
SAINDO DO FORNO…
O NOVO CALENDÁRIO DE EVENTOS DE ARCOVERDE
Nesta quinta-feira, 17/03, no Sesc Arcoverde, aconteceu com brilho, organização e efetiva participação de autoridades, imprensa e convidados especiais (artistas, produtores culturais, trade turístico e outros), a solenidade que marcou o lançamento do Calendário de Eventos 2022 de Arcoverde. O evento, presidido pelo Prefeito Wellington Maciel, teve como âncoras os arte-apresentadores Eder Lopes e Jéssica Betânia e na apresentação dos eventos: Rejane Maciel (primeira-dama e Presidente do Comitê Gestor de Eventos), os segmentos de Turismo Religioso e Ciclo Natalino; Thiago Santana (Secretário de Esportes), os segmentos de Ecoturismo, Esporte e Aventura; Pedro Brandão (Secretário-Executivo de Turismo e Eventos) apresentou os segmentos de Turismo Social, Gastronômico, de Negócios e de Lazer; e Juliana Aguiar (Secretária de Cultura), Turismo Cultural e os Ciclos Carnavalesco e Junino.
O novo calendário – só lançado agora devido aos efeitos da pandemia da covid-19 – está totalmente repaginado, restruturado e ampliado com formato mais moderno, inovador e tecnológico, reunindo os principais eventos com comprovada demanda turística; sejam eles de caráter público, promovidos pela Prefeitura, ou de caráter privado, realizado através de entidades, associações e produtores artísticos e culturais, dentre outros.
O mesmo contempla vários segmentos de TURISMO, a exemplo do turismo cultural, religioso, histórico, esportivo, social, gastronômico, ecológico, de aventura, de negócios e de lazer, dentre outros, sendo importante, inclusive, por ser um dos critérios para obtenção de apoios e patrocínios através de convênios nas esferas municipal, estadual e Federal, posto que é compartilhado com o Governo Estadual através da SETUR- EMPETUR e com o Governo Federal através do Ministério do Turismo.
A solenidade de lançamento foi bastante prestigiada e deixou em todos uma sensação de otimismo pela efetiva realização dos eventos, já que há a expectativa de que a pandemia continue diminuindo e a vacinação aumentado. “Vamos torcer pra que realmente isto aconteça e que os eventos, inclusive o São João, possam ser realizados e, através do turismo e da cultura, fomentar e fortalecer a economia da cidade e da região, gerando novas oportunidade de emprego e renda”, destacou Lídio Cordeiro Maciel, Secretário Municipal de Turismo e Eventos.
Esta edição do CALENDÁRIO DE EVENTOS foi fruto de um trabalho conjunto das Secretarias Municipais de Turismo e Eventos, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico, juntamente com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura e o apoio do Sesc Arcoverde.
O que dizem os especialistas…
“Durante este primeiro encontro da ASTUR em 2022, serão discutidos temas de relevante importância para o desenvolvimento do turismo municipal e regional, através de palestras com destaque para o ‘turismo ecológico’, troca de experiências, visitas técnicas e a tradicional mostra gastronômica”. (Do Presidente da ASTUR-PE e Secretário de Turismo de Afogados da Ingazeira, Edygar Santos, divulgando a pauta do 1º Encontro de Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco, programado para Ilha de Itamaracá-PE, nos dias 06, 07 e 08 de abril deste ano).
Sobre o autor da coluna:
- ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.