Turismo
Coluna JPS Turismo & Eventos
Edição 50 – Sábado, 19 de fevereiro de 2022.
TURISMO GASTRONÔMICO EM ALTA, LÁ E AQUI
Ministério do Turismo (MTur) e IFB (Instituto Federal de Brasília) promovem Seminário Internacional de Turismo Gastronômico em março e Paraty (RJ), representante brasileira da Rede Mundial de Cidades Criativas no campo da gastronomia, sediará o evento. Também em março, a Prefeitura de Arcoverde, através das Secretarias de Turismo e Eventos (SETUR), Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e de Cultura (SECULT), promovem o Festival Gastronômico da cidade portal do Sertão pernambucano. Vamos aos detalhes:
De acordo com o Ministério do Turismo (www.gov.br/turismo) em matéria publicada em 14 de fevereiro, através da jornalista Amanda Costa da Assessoria de Comunicação, viagens motivadas pelo paladar têm atraído cada vez mais a atenção de turistas que consideram experimentar a culinária local como uma parte importante da experiência vivenciada nos destinos. Para disseminar conhecimento e promover o turismo gastronômico no país, prossegue o texto da matéria, o Ministério do Turismo e o Instituto Federal de Brasília (IFB) realizam, em março, o I Seminário Internacional de Turismo Gastronômico, destinado aos profissionais que atuam no setor – chefes de cozinhas, especialistas, gestores ou simplesmente pessoas interessadas no tema. E a cidade de Paraty, uma das quatro representantes brasileiras no campo da gastronomia da rede Mundial de Cidades Criativas, sediará o evento. A abertura oficial solene ocorrerá na Casa da Cultura de Paraty, na noite do dia 27 de março, e será transmitida ao vivo pelos canais oficiais do Ministério do Turismo nas redes sociais.
A programação do Seminário tem início na manhã do dia 28 (com transmissão ao vivo pela TV IFB, no YouTube) com painéis, mesas-redondas e diálogos inspiradores sobre o programa nacional de turismo gastronômico; gastronomia como identidade para o turismo gastronômico no Brasil e experiências das cidades criativas da gastronomia, dentre outros temas relevantes. Já no dia 29, último dia do seminário, a programação destaca a “nova gastronomia brasileira e o turismo”; “Festivais Gastronômicos: criando experiências sustentáveis e inclusivas” e temas interessantes como “experiências do Brasil Rural (Mapa do Turismo Brasileiro – PRT/MTur) e as novas experiências do Programa “Comer e Viajar”, dentre outros que farão parte desta primeira edição do Festival de Turismo Gastronômico, cuja segunda edição já está prevista para acontecer no ano de 2024 em cidade brasileira e ser divulgada posteriormente. O comitê técnico-científico do Seminário, portanto, desenvolveu uma programação para sensibilizar gestores, empreendedores, pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o país, mostrando que o turismo gastronômico pode ser um propulsor para ampliar os fluxos de turistas que nos visitam e, sobretudo, gerar oportunidades ao longo de toda a cadeia produtiva do turismo.
O seminário, segundo os organizadores, possibilitará que expoentes do turismo gastronômico em nível nacional e internacional discutam, em um evento híbrido, ações e estratégias para impulsionar o segmento no país e torná-lo referência mundial. Para o Ministro do Turismo, o pernambucano Gilson Machado Neto, a culinária brasileira é inigualável e deve ser valorizada a ponto de ser a principal motivação das viagens de turistas nacionais e internacionais. “Nosso objetivo é estruturar esse segmento e fazer dele um impulsionador do turismo no Brasil, valorizando a vocação do país como destino de excelência em gastronomia. Por isso, o turismo gastronômico está entre as nossas prioridades para fomento ao turismo no país”. Já para o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Pinheiro, o seminário é a consolidação de uma série de ações com foco no turismo gastronômico com o objetivo de estruturar e promover o segmento no Brasil, fortalecendo a rede de especialistas em turismo gastronômico e propiciando o lançamento de produtos e ações no setor.
Mas, por que abrir a coluna falando desse grande evento de turismo internacional como preâmbulo para tratar de um evento de turismo gastronômico que vai acontecer pelas bandas de cá? É que embora não tenha a pretensão de realizar um evento do porte do Seminário Internacional de Turismo Gastronômico de Paraty-RJ, a nossa Muiraubi (Arcoverde na tradução para o tupi-guarani), guardadas as devidas proporções, também prepara um grande evento de turismo gastronômico previsto para acontecer entre os meses de março e abril deste ano. Trata-se do I Festival Gastronômico Sabores de Muiraubi, evento já aprovado pelo Comitê Gestor de Eventos da Prefeitura e cujo projeto deverá ser submetido, nos próximos dias, à aprovação final do Prefeito Wellington Maciel, oportunidade em que também será incluso no Calendário Oficial de Eventos do Município. E o principal objetivo do festival – a princípio previsto para acontecer entre 18 de março e 08 de abril deste ano (a proposta do Comitê Gestor de Eventos é realizar o lançamento oficial em 18/03, período em têm início as inscrições que vão até 31/03, com o festival propriamente dito acontecendo no período de 01 a 08/04) – é transformá-lo num produto e ao mesmo tempo num atrativo turístico que possa transpassar as fronteiras locais e ser reconhecido regionalmente e até nacionalmente.
Alguns especialistas no assunto costumam dizer que “é pela boca que se conhece a cultura de um lugar e que, por isso, os turistas estão sempre querendo experimentar a comida típica do local que visitam”. O Turista, principalmente o interessado no segmento de gastronomia, costuma ser “apaixonado” não apenas pela “boa mesa” mas, também, pela história e o traço cultural que cada prato representa. Por isso, o Festival a ser realizado em Arcoverde, além de propiciar vivencias gastronômicas ao público nativo (os habitantes da cidade) e aos turistas e visitantes, através de cardápios especiais selecionados para o evento que possam conquistar um espaço de destaque na mente dos participantes, tem ainda outro objetivo: o de oferecer experiências complementares como a história, a arte e a cultura do lugar. Ademais, o Festival deve ter ainda o importância de influenciar positivamente o mercado formado pelos equipamentos de gastronomia existentes no município atraindo a atenção, o interesse e, principalmente, o respeito de todos. Afinal, todos: realizadores, produtores, parceiros e o público envolvido, são responsáveis pela boa reputação do festival e, claro, pelo seu legado que, inclusive, definirá a sua perenidade.
E a realização de um evento gastronômico deste porte em Arcoverde justifica-se, pois o município tem tradição no nicho através da boa reputação de antigos e atuais equipamentos e de mestres e mestras da cozinha local que, ao longo do tempo, deram destaque à cidade. Espaços como os das Churrascarias Gaúcha e Saionara; do Restaurante do Hotel Majestic e do Café Rio Branco e de emblemáticas chefes de cozinha como Dona Eulália (em memória) e Daluz, dentre outras, tiveram e têm a missão de fortalecer a reputação da comida artesanal produzida por aqui, sempre proporcionando experiências diferenciadas ao público consumidor. Por isso, a realização desta primeira edição do Festival Gastronômico Sabores de Muiraubi, tem tudo para ser não apenas uma experiência mas, em verdade, um produto turístico consolidado e realizado com inovação e criatividade. Um festival com base em receitas tradicionais locais, porém, turbinadas de forma criativa através da inserção de receitas novas ou inéditas.
Considerando, portanto, que um evento ideal será sempre aquele cujo público corresponda bem ao mercado-alvo desejado, que gera atenção favorável, seja singular e aprimore a imagem das marcas envolvidas, é sempre importante estar claro para todos os envolvidos (realizadores, produtores, patrocinadores e parceiros) a necessidade de se caminhar na mesma direção e com o mesmo propósito: o de torna-lo sucesso absoluto. Para tanto, deve ser preparada uma boa e criativa estrutura para o evento e elaborado um plano de divulgação eficiente e eficaz que, no caso de um festival gastronômico, transforme a experiência da cozinha num grande espetáculo e nos quais os pratos e seus idealizadores (chefes de cozinha) possam ser apresentados como atores principais. Neste caso, além da seleção dos restaurantes participantes e de um local para ser o centro e o coração do Festival (a sugestão é que o Centro de Gastronomia e Artesanato de Arcoverde seja este local), o evento deve receber uma ampla divulgação nas mídias locais e regionais, além das redes sociais. Aguardemos, pois, a confirmação da realização do I Festival Gastronômico de Arcoverde (Sabores de Muiraubi) que, confirmado, uma certeza nos traz: será um SUCESSO!
AINDA SOBRE TURISMO GASTRONÔMICO – A cidade de São Paulo acaba de ser eleita o sétimo melhor destino gastronômico do mundo no ranking do prêmio Traveller’s Choice, do site de viagens Trip Advisor, sendo o único destino sul-americano na seleta lista. A posição deixou a capital a frente de destinos como Nova York, Singapura e Lisboa. Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no planeta. No Brasil, o segmento movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e é um dos itens mais bem avaliados por estrangeiros em visita ao país. Oito em cada 10 turistas internacionais aprovaram a gastronomia brasileira em 2019, segundo estudo realizado pelo Ministério do Turismo com visitantes internacionais. De forma a impulsionar o turismo gastronômico, em 2020, o Ministério do Turismo e o Instituto Federal do Brasil firmaram um acordo para o desenvolvimento do projeto “Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil”. O MTur também contratou, em parceria com a Unesco, uma consultoria para apoiar a formulação de ações e estratégias voltadas ao desenvolvimento do turismo gastronômico no país, que segue em andamento. (Com informações do Portal do Ministério do Turismo – www.gov.br/turismo).
FBHA – O cancelamento do Carnaval de Rua já é algo certo em várias cidades do país. Belém, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Manaus e, os mais famosos – Rio de Janeiro, Salvador e Recife -, entre outros, não poderão realizar a tradicional festa aberta ao público, este ano. Esses cancelamentos, apesar de todo o impacto na economia brasileira e na programação de milhares de brasileiros e estrangeiros, são, de acordo com os especialistas em Saúde, um mal necessário neste momento. Diante disso, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) recomenda alternativas para quem quer aproveitar o feriado fora de casa.
Ecoturismo, turismo sustentável, rotas de turismo rural, além de roteiros culturais, são opções a serem exploradas no feriadão, que começa no dia 25 de fevereiro. Dentre essas opções, o turismo sustentável é uma maneira diferente de conhecer lugares, respeitando a cultura, as pessoas e, principalmente, o meio ambiente. É uma forma de beneficiar regiões que possuem forte turismo, mas tentando reduzir os impactos negativos da pandemia nestes destinos. Ainda no turismo sustentável, trilhas e praias são ótimas opções por estarem ao ar livre, com destaque para caminhadas e para a prática do ciclismo no meio da natureza. Diante disso, estas opções tornaram-se, portanto, uma alternativa para a economia do setor de hospedagem e alimentação fora do lar, pois atrai turistas para lugares pouco frequentados, trazendo um conforto maior para quem deseja afastar-se da movimentação das grandes cidades e fugir das aglomerações, principalmente nesta época de pandemia e surto gripal.
Já nos hotéis, é possível encontrar opções de lazer mais íntimas, como piscinas privativas, brinquedoteca para levar as crianças, spa, playground, cinema, serviços de beleza, academias e salas de jogos. “O setor hoteleiro investiu em purificadores de ar que eliminam bactérias, fungos, vírus e micróbios para esterilizar os ambientes. Os profissionais da área estão preparados para receber essa demanda de turismo de lazer”, explica Alexandre Sampaio (foto), presidente da FBHA. Visitas a museus, restaurantes, parques ecológicos e urbanos, fazendas, chalés e cachoeiras espalhadas pelo Brasil também são formas de se divertir e fomentar a economia do setor de turismo e alimentação com segurança. “É possível incentivar o turismo, promovendo a sustentabilidade, fomentando a economia local, mas sem deixar de obedecer às normas sanitárias. Também é uma ótima oportunidade para ‘turistar’ em sua própria cidade e explorar novas experiências”, concluiu Sampaio. (Com informações do portal do Jornal Diário do Turismo – www.diariodoturismo.com.br).
MAIS …
O GRANDE ENCONTRO – O 7º Encontro de Bois, Ursos e Similares de Arcoverde, evento de responsabilidade da Liga Cultural de Bois e Similares (LICBOIS), a princípio programada para acontecer oficialmente em 13 de novembro deste ano (conforme registro no Calendário de Eventos do Município de Arcoverde – www.arcoverde.pe.gov.br), já começa a movimentar a cidade a partir deste mês de fevereiro. Prevendo mais um Grande Encontro em novembro, o pré-evento do 7º Encontro da Licbois começa com ações formativas onde serão ofertadas 03 (três) oficinas de dança popular, música percussiva e teatro voltadas para grupos culturais e escolas municipais. O projeto conta com o incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura Geral. Ao longo do ano e até a data marcada para o encontro, estão previstas outras ações voltadas às comunidades e, de forma especial, as mais carentes.
O Encontro de Bois, Ursos e Similares de Arcoverde e Região é um evento onde se juntam várias ações voltadas para o universo artístico da cultura popular protagonizando o boi, o urso e seus similares com rodas de conversas, intercâmbios, cortejos de rua e apresentações artísticas de grupos de culturais da cidade e Região. Para maiores informações, acesse as redes sociais da Licbois – Liga Cultura dos Bois e Similares de Arcoverde.
HOMENAGEM – O Presidente da FUNDAJ (Fundação Joaquim Nabuco), Antônio Campos, repercutindo em suas redes sociais o anúncio do Blog de João Alberto informando que o Carnaval da Fundaj deste ano de 2022 fará justa homenagem ao cantor e compositor olindense Chico Science (in memoriam) e ao compositor e saxofonista nascido em Camutanga (zona da mata norte de Pernambuco) e cidadão olindense, Getúlio Cavalcanti. “Este ano completam-se 25 anos que Chico Science, um dos principais representantes do ‘movimento mangue beat’ faleceu. Já Getúlio Cavalcanti, autor de canções carnavalescas de sucesso, chegou aos seus 80 anos de idade”, exalta o Presidente da Fundaj, justificando e enaltecendo as homenagens.
ROADSHOW BORA PERNAMBUCAR – A Secretaria Estadual de Turismo e Lazer (SETUR) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), através da Coordenação do Programa Bora Pernambucar, anunciando a realização de Road shows em todas as Regiões de Desenvolvimento, do Litoral ao Sertão, tendo em cada região turística um município sede. As datas, horários e locais estão sendo informados em convites que estão sendo enviados à todos os municípios integrantes das Regiões Turísticas de Pernambuco e, para agilizar os trabalhos de registro da presença na recepção do evento em cada município sede, a inscrição será virtual através de um link que será disponibilizado através das redes sociais do Bora Pernambucar e também nos convites. A Coluna JPS Turismo e Eventos antecipa aqui as datas, horários e locais (municípios sedes) e respectivos municípios integrantes dos Road shows que têm início neste mês de fevereiro e seguem até março, a saber:
22/02 – 8h30 às 12h – LAGOA DO CARRO: Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Chã de Alegria, Condado, Ferreiros, Glória de Goitá, Itambé, Itaquitinga, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Macaparana, Nazaré da Mata, Paudalho, Timbaúba, Tracunhaém, Vicência.
22/02 – 15 às 18h30 – ITAPISSUMA: Abreu e Lima, Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Paulista, Olinda
23/02 – 15 às 18h30 – S. BENEDITO DO SUL: Água Preta, Amaraji, Belém de Maria, Catende, Chã Grande, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Pombos, Primavera, Quipapá, Ribeirão, São Benedito do Sul, Vitória de Santo Antão, Xexéu.
24/02 – 14 às 17h30 – SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE: Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Rio Formoso, Sirinhaém, São José da Coroa Grande, Tamandaré
07/03 – 09 às 12h30 – SURUBIM: Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, Frei Miguelinho, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Sta. Cruz do Capibaribe, Sta. Maria do Cambucá, São Vicente Férrer, Surubim, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertente do Lério, Vertentes
09/03 – 08 às 11h30 – PESQUEIRA: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Caruaru, Cupira, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Lagoa dos Gatos, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó.
09/03 – 15 às 18h30 – IBIMIRIM: Arcoverde, Betânia, Custódia, Ibimirim, Inajá, Manari, Sertânia
10/03 – 8h30 às 12h – BUÍQUE: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Buíque, caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirinha, Paranatama, Pedra, Saloá, São João, Terezinha, Tupanatinga, Venturosa.
15/03 – 08 às 11h30 – CABROBÓ: Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Sta. Maria da Boa Vista
15/03 – 15 às 18h30 – PETROLÂNDIA: Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha, Floresta, Itacuruba, Jatobá, Petrolândia, Tacaratu
16/03 – 8h30 às 12h – TRIUNFO: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Sta. Cruz da Baixa Verde, Sta. Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão, Tabira, Triunfo, Tupanatinga
16/03 – 15h30 às 19h – SÃO JOSÉ DO BELMONTE: Serrita, Salgueiro, Parnamirim, Cedro, Mirandiba, Terra Nova, Verdejante, São José do Belmonte
17/03 – 14h30 às 18h – EXU: Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Sta. Cruz, Sta. Filomena, Trindade.
22/03 – 10 às 13h – RECIFE: Araçoiaba, Jaboatão dos Guararapes, Recife, Camaragibe, Fernando de Noronha, Moreno, São Lourenço da Mata.
SAINDO DO FORNO…
O MAIOR NAVIO DO MUNDO PRONTO PARA SINGRAR PELOS 7 MARES!
Com 72,5 metros de altura, 662,12 metros de comprimento e capacidade para 6.680 hóspedes e 2.200 tripulantes, o Wonder of the Seas foi entregue após três anos de construção pela Royal Caribbean International, empresa líder mundial em cruzeiros, e passa a ser o maior navio de cruzeiros do mundo. A recepção ao navio aconteceu no estaleiro Chantiers de l’Atlantique e contou com a tradicional cerimônia de troca de bandeira em Marselha, na França. A estreia do navio será no dia 4 de março partindo de Fort Lauderdale (EUA), intercalando roteiro de 7 noites pelo Caribe Leste, visitando destinos como Perfect Day at CocoCay – ilha exclusiva da Royal Caribbean nas Bahamas; Labadee, Haiti; San Juan, Porto Rico; Nassau, Bahamas e Caribe Oeste, visitando Perfect Day at CocoCay; Roatan, Honduras; Cozumel, México; Puerto Costa Maya, México.
Em maio, o Wonder of the Seas fará a temporada de verão no Mediterrâneo, com saídas de Barcelona e Roma, em itinerários de 7 noites, visitando destinos como Nápoles e Florença, na Itália; Palma de Mallorca, na Espanha e Provence, no sul da França. Em novembro, o navio retornará para o Caribe, partindo de Port Canaveral, na Flórida, em itinerários de 7 noites, visitando Perfect Day at CocoCay; Philisburg, St Maarten; Charlotte Amalie e Cozumel, no México. Quinto navio da Classe Oasis, o Wonder of the Seas conta com aventuras exclusivas para todas as idades e um novo bairro exclusivo para os hóspedes de suítes. Suíte Class Neighborhood, o oitavo bairro, presente apenas no Wonder of the Seas, oferece exclusivamente aos hóspedes da Royal Suite Class uma nova área para tomar banho de Sol, com piscina, espreguiçadeiras e espaço para descanso. Além do restaurante Coastal Kitchen, e o Lounge das Suítes. Também, a maior Ultimate Family Suite, pensada especialmente para famílias, com capacidade agora para até 10 hospedes.
Para vivenciar a vibe caribenha, o Wonder of the Seas oferece espetáculos ao vivo e saborosos coquetéis no The Lime & Coconut no Caribbean Pool Deck. Enquanto o trio de toboáguas de alta velocidade, The Perfect Storm, e o parque aquático infantil, Splashaway Bay, garantem a diversão para todas as idades. São muitas as atrações no navio. No El Loco Fresh, o hóspede encontra o lugar ideal para desfrutar de pratos mexicanos, como tacos, burritos e quesadillas, Na Cantina Fresca, tem bar com uma variedade de bebidas mexicanas. O Wonder of the Seas traz também os unique features, incluindo o Ultimate Abyss, considerado o maior tobogã em alto mar; FlowRider, dois simuladores de surfe; Zip Line, tirolesa em nove andares de altura; Aquatheater, teatro a céu aberto com shows acrobáticos; Bionic Bar, drinks Hi-Tech preparados por bartenders robóticos; Laser Tag, aventura em forma de batalha de lasers coloridos com efeitos especiais; além de espetáculos musicais da Broadway, serviços exclusivos de spa e muito mais. Para maiores informações acesse o site: www.royalcaribbean.com.br. (Da redação do portal do Jornal Diário do Turismo – www.diariodoturismo.com.br).
O que dizem os especialistas?
“É possível incentivar o turismo, promovendo a sustentabilidade, fomentando a economia local, mas sem deixar de obedecer às normas sanitárias. Também é uma ótima oportunidade para ‘turistar’ em sua própria cidade e explorar novas experiências”. (De Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) recomendando alternativas para quem quer aproveitar o período do carnaval, sem carnaval).
Sobre o autor da coluna:
- ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.