Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Segunda-Feira, dia 25 de Novembro de 2024

Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 48 – Sábado, 05 de fevereiro de 2022.

De
Repente
90

– Ícone do Carnaval de Pernambuco e um dos mais importantes atrativos de turismo cultural do Brasil, o emblemático Homem da Meia-Noite completou 90 anos e, devido ao avanço da nova variante da covid-19 – a famigerada ômicron -, realizou sua comemoração de forma remota através das redes sociais do calunga de Olinda, com direito a entrega da roupa especial e corte de bolo. Este ano, o clube traz o tema “Ferver” e homenageia o cantor Almir Rouche, o Maestro Spok e a professora e passista Adriana do Frevo. O clube foi o primeiro a cancelar o desfile oficial de carnaval no estado em 2022.


Diante de data tão significativa, o Jornal Correio Brasiliense (www.correiobraziliense.com.br) em matéria assinada por Samuel Calado e publicada em forma de edição especial em 02 de fevereiro (quarta-feira), faz uma emocionante, completa e merecida homenagem ao tradicionalíssimo e querido Calunga que começa com uma pergunta: “Mas quem é este gigante que há 90 anos arrasta uma multidão de apaixonados na madrugada entre o sábado de Zé Pereira e o domingo de Rei Momo no Sítio Histórico de Olinda?

E como para toda boa pergunta sempre há uma boa resposta, prossegue a matéria de Samuel Calado: há uma série de mistérios que envolvem o nascimento do Homem da Meia-Noite. Histórias que transitam entre o sagrado, o cinema e o profano. A primeira versão conta que o fundador Luciano Anacleto, que era apaixonado pelo cinema, decidiu criar o boneco em homenagem ao filme “O ladrão da Meia-Noite”. Já a segunda história diz que o músico Benedito Bernardino da Silva (que criou a música oficial do calunga e o primeiro boneco) ao ver constantemente um homem elegante, com dente de ouro e fraque verde e branco, decidiu segui-lo e percebeu que ele pulava as janelas das casas do Sítio Histórico para namorar com as senhoritas na madrugada. E a terceira tem ligação direta com a religiosidade de matriz africana. O gigante nasceu no mesmo dia em que se comemora a divindade africana Iemanjá, por isso, levanta a bandeira do respeito às várias faces da fé, sendo considerado o Calunga de Pernambuco.


O professor e presidente do clube há mais de 15 anos, Luiz Adolpho, se emociona ao lembrar do sonho do pai, o ex-presidente Tácio Botelho, em ver o bloco crescer. “Se estou aqui é graças a história de amor do meu pai pelo Calunga. O sonho dele era ver o que o Homem se transformou hoje, sendo reconhecido no Brasil e no mundo”. Sobre o encantamento que envolve a imagem do Homem da Meia-Noite, ele ressalta que o ícone invadiu definitivamente a casa das pessoas. “Esse encantamento vem da essência do Homem da Meia-Noite. Muitas pessoas lembram quando o pai e o avô colocavam elas nas costas para ver o homem passar. Eu mesmo, quando criança, sentava em cima de um muro às 18 horas para esperar o calunga passar. E lembro da minha mãe entregando um copo de leite e um pedaço de pão para me alimentar”, recorda.

A Roupa do Calunga: uma das grandes expectativas do público é a roupa. Ela representa não apenas o tema que o Calunga levanta a cada ano, mas o sentimento e a mensagem que ele deseja transmitir às pessoas. A responsabilidade era do estilista Mestre Brasil, que conduziu por mais de 30 anos. Com o falecimento dele, em 2012, o clube passou a convidar outros artistas para conduzirem o projeto. A artista olindense Rafaela Cristina (34), que já participou de três projetos e ilustrou diversas camisas do clube, fala que o maior desafio é conseguir emocionar as pessoas apaixonadas pelo gigante. “É preciso pensar, especialmente, naquela multidão que aguarda a saída dele e espera ansiosamente para ver com que roupa ele vai desfilar. É sempre um mistério e demanda muito tempo para pensar em cada detalhe. O Homem da Meia-Noite é a figura que mais representa o amor pelo carnaval. É um ser místico e mágico que enfeitiça os olhares. Eu sou apaixonada por ele. No texto de apresentação do meu filho ao mundo tem escrito que ele nasceu em casa, no Bonsucesso, sob as bênçãos do Homem da Meia-Noite”. Rafa participou dos projetos “A voz do Morro” (2019) em parceria com as estilistas Jessica Maria e Alice, “70 anos de trio elétrico” (2020) e “Resgate da Roupa do Casamento do Homem da Meia-Noite com a Mulher do Dia” (2021).

Último desfile oficial: aconteceu no carnaval 2020 e trouxe o tema “Chover”, que homenageou o grupo “Cordel do Fogo Encantado”, Rogério Rangel e o Maestro Oséas, e proporcionou um temporal de alegria para as ladeiras de Olinda. Cada desfile há um mistério diferente e nesses 90 anos de história, o calunga já casou com a Mulher do Dia, celebrou aniversário no Sertão de Pernambuco, subiu o Morro da Conceição e até viajou para comemorar o aniversário de 70 anos dos trios elétricos de Salvador. O diretor de redes sociais do clube, Francisco Júnior, 22, esteve na Bahia junto ao gigante e fala sobre a experiência. “Ele não é somente um boneco. Ele é um símbolo da cultura pernambucana que exalta a solidariedade nas pessoas”, ressalta o jovem. E para homenagear os foliões apaixonados pelo Calunga, o clube criou em 2017 o mascote Calunguinha, que com apenas 5 anos de história já ganhou o amor e o carinho da criançada. A ideia partiu do diretor social do Clube, Thales de Siqueira. “A paixão pelo Homem, além de tudo, tem um cunho afetivo e familiar. Isso pela referência do meu avô, Tácio Botelho, que foi presidente durante 11 anos e meu pai que está a bastante tempo. Desde que eu nasci, meu avô já era presidente. Meu primeiro aniversário foi comemorado na sede. Eu sempre tive uma relação muito próxima com o Calunga e foi daí que veio a aproximação para ser diretor e participar da organização.

A sede do Calunga: está localizada na Estrada do Bonsucesso, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Olinda. O prédio tem três andares e conta com um vasto acervo de fotografias, matérias de jornais e fraque usados pelo calunga nas últimas décadas. Em dezembro de 2021, o Calunga inaugurou o “Espaço afetivo Homem da Meia-Noite, 90 anos de Paixão” no Shopping Patteo Olinda, que oferece um vasto repertório de itens decorativos em homenagem ao gigante. O espaço está localizado no piso L2 e ficará até o dia 06 de março de 2022.


TURISMO DE IMERSÃO RURAL – A amiga Gigi Santos – Professora por vocação, brilhante advogada e que atualmente empresta seu talento como Secretária-Chefe do Gabinete do Prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel – envia contribuição à coluna referente a uma excelente matéria divulgada no portal da CNM (Confederação Nacional de Municípios), com base em informações do SEBRAE, acerca de um dos segmentos turísticos que mais cresce no Brasil nos dias atuais e, de forma especial, em tempos de pandemia – o Turismo de Imersão Rural.
De acordo com texto da matéria publicada na quinta-feira (03/02), no Brasil há uma crescente busca de turistas por produtos e serviços que despertem emoções únicas e façam sentido. Por causa dessa nova configuração, surge o serviço baseado na experiência, que proporciona momentos de prazer que permanecerão na memória do turista, fazendo com que ele desenvolva uma ligação emocional com o serviço. O turismo por si é uma atividade experiencial, pois o indivíduo deixa seu local habitual para viver no espaço de outros, alterando sua rotina.

Nos passeios tradicionais, em geral, os pontos de visitação são escolhidos pelo turista, que entra no ônibus a partir do hotel e só desce no local a ser visitado, sem qualquer interação mais profunda com o local. Já no turismo de experiência pode-se observar a interação real com o espaço visitado. É uma maneira de atingir o turista de forma mais emocional, por meio de experiências, com a ideia de estimular vivências e o engajamento em comunidades locais que geram aprendizados significativos e memoráveis. Este modelo de turismo não é novidade, antes a atividade era associada a roteiros exóticos ou esotéricos, hoje é considerado como qualquer viagem que agregue valor ao turista.

Turismo de experiência nos Municípios: no Brasil as propriedades rurais saíram na frente no quesito turismo de experiência. Os fazendeiros que têm lavouras ou criações de animais perceberam que receber visitantes, hospedá-los e proporcionar vivências reais é altamente lucrativo, principalmente no momento atual, em que a pandemia de Covid-19 fortalece cada vez mais esse tipo de turismo. O turismo de imersão rural proporciona ao viajante a oportunidade de percorrer sítios, fazendas de famílias tradicionais, aprender sobre a cultura e história, sobre o tipo de cultivo e as tradições locais. Essa modalidade de turismo beneficia as comunidades locais social e economicamente. (Veja matéria completa acessando o site www.cnm.org.br).

FREVO NO SERTÃO – É o que promete o cantor, compositor e produtor cultural arcoverdense KLEBER ARAÚJO para o próximo dia 18 de fevereiro (sexta-feira), com a realização de mais uma edição do evento TEM FREVO NO SERTÃO. O primeiro evento ocorreu em 2020, de forma presencial, sendo que no ano passado foi produzida uma versão virtual em formato de live. Para este carnaval, em que os efeitos da pandemia da Covid-19 ainda se fazem sentir, a festa será no formato híbrido, com transmissão pelo Youtube e público presencial restrito a 80 pessoas. “Trata-se de uma ação cultural que vem ganhando visibilidade ano a ano, tendo como principal objetivo reconectar o frevo com o interior de Pernambuco e trazer à cena compositores do Sertão que tem um trabalho autoral voltado para a música carnavalesca, apontando para uma desejada reativação do vigor da tradição carnavalesca no Sertão”, esclarece Kléber Araújo.

Tal iniciativa, na visão do realizador, possibilita uma retomada do carnaval de Arcoverde com base na força da cultura local, com ênfase nos seus artistas: músicos, dançarinos e brincantes das inúmeras agremiações carnavalescas, que ainda resistem mantendo-se firmes na tradição dos bois, ursos, jaraguás e similares. O evento será transmitido a partir Recanto do Coco e terá como grande homenageado o Mestre Assis Calixto, Patrimônio Vivo de Pernambuco, compositor com trabalho vasto na cultura tradicional, inclusive na seara do frevo. A festa terá início às 20h, contando com Kleber Araújo e os seguintes convidados: Grupo Mistura de Raça, Banda de Pífanos Santa Luzia, Lula Moreira, George Silva, Maria Érica, Wagner Carvalho, Amanda Lopes, Ilma Calixto e, é claro, o Mestre Assis Calixto.


SERVIÇO:
O QUE: SHOW TEM FREVO NO SERTÃO
QUANDO: Dia 18/fev (sexta), a partir das 20h
ONDE: Recanto do Coco (Bairro Sucupira – Arcoverde) e Live no YOUTUBE.
QUANTO: R$ 60,00 (mesas para 4 pessoas)
Venda de mesas e mais informações pelo Whatsapp (81) 9.8854-0661.

MAIS …

PROTAGONISMO – A presidência da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur) passa a ser comandada pela secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula. O anúncio foi feito durante a 6ª reunião extraordinária do Conselho Administrativo e Conselho Fiscal, na noite da última segunda-feira (31). A secretária de Turismo de Pirenópolis (GO), Vanessa Leal, assume a vice-presidência. A confirmação das novas dirigentes acontece após mudanças na diretoria, com a saída de Ângelo Sanches, ex-secretário de Turismo de Canela-RS, que, segundo a nova gestão da Anseditor, permanecerá atuante, inclusive, assumindo o cargo honorifico de “Presidente de Hora”
Cacau de Paula integra a Anseditur desde o início do ano passado, quando assumiu a vice-presidência da entidade. Entre os seus feitos está a realização exitosa do 2º Fórum da Anseditur, que ocorreu no mês de setembro, no Recife. O evento comandado pela gestora reuniu representantes de 50 cidades e contou com diversas palestras direcionadas ao trade e aos secretários e dirigentes ligados ao turismo. (Com informações de Nadine Alves para o Portal do Brasilturis Jornal – www.brasilturis.com.br).

ANSEDITUR: A Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (ANSEDITUR) é um colegiado que representa os destinos turísticos brasileiros que busca fortalecer as relações com o governo federal e estaduais, e que hoje tem como o principal objetivo recuperar e reestruturar o turismo regional durante e após a pandemia. Além de promover ações de fidelidade com os atuais associados e realizar a captação de novos municípios, realizar pesquisas que promovam conhecimento do mercado em que atuam os municípios membros da ANSEDITUR, articular ações coerentes e adequadas entre os players do cenário turístico em cada fase da crise causada pela covid-19 e propor, promover, intermediar e incentivar ações que auxiliem na preservação de empregos e criação de projetos e leis de incentivo.

GAROTO PROPAGANDA – Em sua mais recente campanha publicitária, o ALL – Accor Live Limitless (programa de fidelidade do Grupo Accor, através de um cartão que registra pontos onde ficam acumuladas todas as vantagens conquistas pelos clientes da famosa rede mundial de hotéis), reinventou as regras do futebol. O storytelling são os jogadores do Paris Saint-Germain dando um cartão dourado ao árbitro que o leva para fora do campo para experimentar o programa de benefícios e fidelidade ALL. Com ALL, o cartão do árbitro deixa de ser uma “punição” e se torna uma recompensa. O jogo “sem limites” acontece no estádio Parc des Princes, em Paris. Em nota a assessoria do ALL informa que o Accor Live Limitless, o programa de fidelidade e plataforma de reservas da Accor, oferece aos seus associados a oportunidade de desfrutar de experiências exclusivas e inúmeros benefícios. Com isso, o principal parceiro e patrocinador do clube de futebol Paris Saint-Germain, ALL – Accor Live Limitless, imagina uma partida sem limites. Isso explica o slogan da nova campanha: “Jogar sem limites é a única regra”.

Durante esta emocionante partida, os jogadores do PSG darão cartão ao árbitro. Mas este cartão não é amarelo nem vermelho, é dourado. O cartão dá acesso aos mais incríveis hotéis do portfólio da Accor. O titular do cartão pode, por exemplo, viver um momento de relaxamento no spa MGallery Bastille Le Boutet, ter um delicioso jantar no Mama Shelter Paris West, desfrutar de uma noite no Novotel Porte de Versailles ou até mesmo um concerto na área VIP exclusiva na Accor Arena. O árbitro aproveita para relaxar e curtir esses momentos inesquecíveis. Enquanto isso, os jogadores Messi, Neymar, Marquinhos, Di Maria, Hakimi e mais, tomam conta do estádio de futebol. Eles se juntam à equipe feminina do PSG e jogam uma partida única na vida. Uma partida tão rara que uma das maiores lendas do futebol está de volta: Ronaldinho Gaúcho (foto). O filme da campanha foi idealizado e produzido pela agência We Are Social, e passou a ser exibido nas redes sociais ALL – Accor Live Limitless a partir de 27 de janeiro de 2022, em mais de 30 países. (Com informações da Redação do DT – Diário do Turismo – www.diariodoturismo.com.br).

EMBRAER – A aérea Airnorth é uma empresa australiana (a Austrália é um país continental cercado pelos oceanos Índico e Pacífico. Suas principais cidades, Sydney, Brisbane, Melbourne, Perth e Adelaide, são costeiras. Sua capital, Camberra, não é litorânea. O país é conhecido pela Sydney Opera House, pela Grande Barreira de Coral, pelo vasto deserto interior chamado Outback e por espécies animais únicas, como cangurus e ornitorrincos) que só utiliza aviões fabricados pela Embraer e que resolveu expandir sua frota incluindo jatos maiores, devido a volta dos voos domésticos e a redução de casos de coronavirus no país. Sendo uma empresa regional baseada na cidade de Darwin, norte da Austrália, a Airnorth possui uma frota 100% Embraer, incluindo o clássico turboélice E120 Brasília e os jatos E170. Segundo o portal Simple Flying, a empresa recorreu à compatriota Alliance Airlines, que tem apostado bastante nos jatos brasileiros mesmo durante a pandemia. Foram alugados dois jatos, de matrículas VH-UYC e VH-UYR, com capacidade para 94 passageiros (18 a mais que o E170 da empresa), eles têm 15 anos de idade em média e passaram pela Copa Airlines antes de seguirem para a Austrália. Os aviões já estão operando rotas pelo interior da Austrália. (Por Carlos Martins para o portal de notícias Aeroin – www.aeroin.net).

SAINDO DO FORNO…

NOVAS PLACAS TURISITCAS EM QR CODE PARA BEZERROS – A TERRA DOS PAPANGUS

A terra dos Papangus, como é conhecida a cidade pernambucana de Bezerros Brasil afora, tem uma atividade cultural e turística pujante e costuma atrair turistas e visitantes ávidos por conhecerem seus atrativos, à exemplo do Carnaval, Museus e a emblemática Serra Negra, dentre outros. Recentemente a cidade foi premiada e reconhecida como a primeira cidade do país que tem uma sinalização em Qr Code nos seus pontos turísticos. São dezenove equipamentos que disponibilizam as informações em três idiomas, nas versões português, inglês e espanhol, como também vídeo em libras e auto relevo para o tato dos cegos.

O perfil Turístico @visitbezerros com o apoio da iniciativa privada, irá inaugurar mais três placas na cidade ainda neste mês de fevereiro. As novas unidades ampliarão o conhecimento dos moradores e turistas que chegam à cidade e também irá aumentar a rota para os guias de turismo, ofertando mais informações sobre a cultura e o patrimônio arquitetônico. “Achamos necessário a ampliação dessa comunicação turística, haja vista a importância desses equipamentos para o desenvolvimento cultural e patrimonial da cidade”, esclareceu Sergio Brayner, especialista em Marketing Turístico e autor do projeto vencedor do Prêmio Pernambuco de Turismo 2021.

Os novos lugares que irão receber a comunicação serão: Sociedade Musical Cônego Alexandre Cavalcante, um patrimônio cultural com mais de cem anos; Casarão da Praça Duque de Caxias, um imponente patrimônio da arquitetura da cidade; e a Rádio 104,9 uma emissora com mais de vinte anos na cidade e que tem um papel fundamental e importante na história da comunicação bezerrense. Com a ampliação, a cidade passa a ter 22 (vinte e dois) equipamentos com a utilização dessa tecnologia inclusiva no Brasil, conclui a matéria publicada pelo perfil turístico Visit Bezerros no instagram.

O que dizem os especialistas?

“Trata-se de uma ação cultural que vem ganhando visibilidade ano a ano, tendo como principal objetivo reconectar o frevo com o interior de Pernambuco e trazer à cena compositores do Sertão que tem um trabalho autoral voltado para a música carnavalesca, apontando para uma desejada reativação do vigor da tradição carnavalesca no Sertão”. (Do cantor, compositor e produtor cultural arcoverdense KLEBER ARAÚJO sobre o evento TEM FREVO NO SERTÃO, que acontece no próximo dia 18 de fevereiro, de forma hibrida, ao vivo e pelo youtube, em Arcoverde-PE).

Sobre o autor da coluna:

  • ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turismo

Topo