Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sexta-Feira, dia 22 de Novembro de 2024

Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 45 – Sábado, 15 de janeiro de 2022.

TURISMO X PANDEMIA

Em meio ao avanço da variante ômicron da covid-19 no Brasil, cujos índices de contágio apresentam uma curva ascendente e constante desde o início deste mês de janeiro – com a previsão de várias autoridades sanitárias de que deverá alcançar seu pico entre março e abril deste ano -, o Ministério do Turismo do Brasil (MTur), consciente dos impactos negativos da situação sobre a já combalida atividade turística, anunciou no dia 12 deste mês (quarta-feira) o início de uma nova campanha de promoção do turismo interno que objetiva informar as ações realizadas pelo ministério em apoio ao setor e, inclusive, com relação à preparação desta nova expectativa de retomada das atividades turísticas em todo o território nacional.

A campanha que vai ao ar durante todo o mês de janeiro, deverá ser veiculada em TVs abertas e fechadas, incluído mídias regionais e a internet de forma geral. Denominada de “O Brasil está pronto para o Turismo. E você, pronto para o Brasil?”, a campanha tem um formato peculiar de “convidar” o brasileiro a priorizar o país como opção para “turistar” tendo como “pano de fundo” o mote do redescobrimento dos belos atrativos naturais e culturais existentes na mãe pátria e, claro, poder viajar com um pouco mais de tranquilidade diante do avanço da vacinação que, no Brasil, segundo dados do consorcio de veículos de imprensa desta quinta-feira (13), mostram que 145.151.664 pessoas estão totalmente imunizadas, números que representam 68,04% da população. A dose de reforço, também segundo o consórcio, já foi aplicada em 31.799.107 pessoas, o que corresponde a 14,91% da população (fonte: www.g1.globo.com).

Segundo o Ministro do Turismo, o pernambucano Gilson Machado Neto, desde o início da pandemia o Governo Brasileiro tem atuado no objetivo de proteger os trabalhadores do setor, tentando manter o máximo possível suas ocupações através de ações que buscam preparar empreendimentos turísticos de forma segura e responsável. E entre essas ações, segundo o ministro, aparece como uma das mais significativas – o Selo “Turismo Seguro, Limpo e Responsável” que desde seu lançamento em junho de 2020 (período em que o Brasil vivenciava a primeira onda da covid-19), pela sua importância sanitária estratégica, colocou o Brasil como um dos 10 países a primeiro desenvolver, no mundo, a iniciativa de reunir num programa uma série de protocolos sanitários validados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ao aderir ao selo, empreendimentos turísticos e guias de turismo se comprometem a adotar práticas mais seguras de proteção de turistas e trabalhadores contra a Covid-19. Atualmente, mais de 30 mil selos já foram emitidos para empreendimentos e guias de turismo em todo o país.

A nova campanha “O Brasil está pronto para o Turismo. E você, pronto para o Brasil?”, também cita o Fundo Geral de Turismo (Fungetur), operado pelo Ministério do Turismo, que possibilitou o acesso ao crédito à empreendedores turísticos de todo o país, com mais intensidade durante a pandemia. Desde 2018, foram assinados 8.391 contratos no valor de R$ 2,2 bilhões, resultando na preservação de 85 mil empregos diretos no setor. A maior parte dos contratos assinados teve como objetivo o acesso a recursos para capital de giro, dinheiro necessário para bancar o funcionamento de uma empresa, principalmente para micro e pequenas. Outra iniciativa apresentada é o Portal de Investimentos, que aproxima o setor privado e o público. O portal dá visibilidade a oportunidades concretas de investimento possibilitando, assim, a geração de empregos e desenvolvimento para o Brasil. Por meio da plataforma, foram mapeados mais de R$ 30 bilhões em novos investimentos no turismo, que gerarão cerca de 119 mil empregos por meio de 69 projetos cadastrados até o momento.

A entrega de espaços renovados a partir de investimentos em infraestrutura também é um destaque da campanha, conforme enfatiza a matéria – que repercutimos neste espaço da nossa coluna -, assinada pela jornalista Amanda Costa da Assessoria de Comunicação do MTur. Com relação a esse importante nicho, Amanda destaca que o ritmo de entrega de obras de infraestrutura turística por parte do Ministério do Turismo se manteve acelerado mesmo com a pandemia. “Em 2020, o órgão destinou um valor recorde de R$ 1 bilhão para obras na área, o que garantiu a finalização de cerca de 980 trabalhos no território nacional. Já em 2021, foram 730 obras entregues à população até meados de dezembro, resultado de um investimento total de R$ 805,9 milhões em serviços como pavimentação asfáltica, revitalização de orlas, reforma de parques, construção de praças públicas, etc.”, conclui a matéria.

E neste contexto de tentar fazer andar a atividade turística em meio aos impactos da pandemia, principalmente, num momento em que uma nova cepa – no caso a variante ômicron – grassa em terras tupiniquins, o Ministério do Turismo e a EMBRATUR (antigo Instituto Brasileiro do Turismo e atual Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), juntamente com a Anseditur (Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo), resolveram criar um grupo de trabalho objetivando a promoção do turismo nacional a partir da perspectiva dos municípios brasileiros. E o ponta pé inicial aconteceu também nesta semana (quarta-feira dia 12/01), em Brasília-DF, onde as entidades reunidas estudaram pautas e ações que possam reaquecer o setor em meio a pandemia e, também, no objetivo de preparar os municípios para uma retomada gradual, responsável e segura da atividade turística. Neste primeiro momento, segundo o Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo, Fábio Pinheiro, o grupo de trabalho atuará por meio de quatro eixos, elaborando políticas públicas por meio de estruturação, inteligência mercadológica, qualificação e promoção. Uma forma, ainda segundo o Secretário, de se construir destinos e atrativos mais sólidos no propósito de impulsionar o desenvolvimento econômico e social, gerando emprego e renda.

Atualmente, cerca de 800 municípios estão associados à Anseditur, que representam todas as regiões do país. Para o presidente da Associação, Ângelo Sanches, as regiões municipais estão repletas de equipamentos turísticos e culturais que representam a pluralidade do povo brasileiro e precisam ganhar destaque no cenário do turismo nacional e internacional. Para tanto, segundo ele, momentos como esses representam a celebração de uma parceria visando a promoção conjunta dos destinos turísticos com o olhar municipalista, buscando a identidade e as reais características de cada região. “Queremos mostrar o verdadeiro Brasil para os brasileiros e apresentar para os turistas estrangeiros os destinos que vão além de praia e sol”, concluiu o presidente da Anseditur, em entrevista à jornalista Vanessa Castro da Assessoria de Imprensa do Ministério do Turismo, logo após o encontro.

Resta-nos, pois, aguardar e torcer para que essas ações que estão sendo adotadas num momento tão crucial da pandemia – a campanha promocional “O Brasil está pronto para o Turismo. E você, pronto para o Brasil?” e do grupo de trabalho que juntou MTur, Embratur e Anseditur num proposito único – possam render os frutos necessários no sentido de ajudar o pais a atravessar esse “mar revolto” provocado pela covid-19 e suas variantes e atingir o objetivo de devolver o turismo nacional ao “porto seguro” da prosperidade, reaquecendo a economia e voltando a gerar novas oportunidades de emprego e renda para o bravo povo brasileiro.

QUEM É A ANSEDITUR?


A Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (ANSEDITUR) é um colegiado que representa os destinos turísticos brasileiros que busca fortalecer as relações com o governo federal e estaduais, e que hoje tem como o principal objetivo recuperar e reestruturar o turismo regional durante e após a pandemia. Além de promover ações de fidelidade com os atuais associados e realizar a captação de novos municípios, realizar pesquisas que promovam conhecimento do mercado em que atuam os municípios membros da ANSEDITUR, articular ações coerentes e adequadas entre os players do cenário turístico em cada fase da crise causada pela covid-19 e propor, promover, intermediar e incentivar ações que auxiliem na preservação de empregos e criação de projetos e leis de incentivo. Para saber mais sobre a Anseditur, acesse: www.anseditur.org .

NATIONAL GEOGRAPHIC – Revista mundialmente conhecida, respeitada e aclamada, a National Geogrephic acaba de anunciar os “Melhores Destinos Turísticos do Mundo em 2022”. De acordo com a revista a seleção conta com cinco categorias: Cultura, Sustentabilidade, Natureza, Aventura e Família. Na lista de destinos há parques nacionais, experiências e atividades ao ar livre, viagens e destinos ecológicos. A seleção de destinos feita pela empresa também comemora o 50º aniversário da Convenção do Patrimônio Mundial da UNESCO e inclui 10 locais designados como Patrimônio Mundial por essa organização. Confira a lista abaixo:

CULTURA: – Monte Jingmai (Yunnan, China; Tin Pan Alley (Londres, Inglaterra); Hokkaido (Japão); Prócida (Itália) e Atlanta (Geórgia, Estados Unidos – foto acima)

SUSTENTABILIDADE: Parque Nacional Yasuni (Equador); Región del Ruhr (Alemanha); Lodz (Polônia); Área Panorâmica Nacional da Garganta do Rio Columbia (Oregón e Washington, (Estados Unidos) e Parque Nacional Chimanimani (Mozambique)

NATUREZA: Reserva Forestal Maya de Belice; Franja de Caprivi, Namíbia; Norte de Minnesota (Estados Unidos); Lago Baikal (Rússia) e Victoria (Austrália)

AVENTURA: Costa Rica; Bicisenda del rio Sena (França); Sendero Micmac do Rio Nepisiguit (Nuevo Brunswick, Canadá); Palaos | Indicado por National Geographic Traveller Índia; Arapahoe Basin (Colorado, Estados Unidos)

FAMÍLIA: Cruzeiro no rio Danúbio; Licia (Turquia); Granada (Espanha); Bonaire; Eastern Shore (Maryland, Estados Unidos).

Com informações do Diário do Turismo (DP) – www.diariodoturismo.com.br. Para saber mais sobre os destinos, acesse: https://www.nationalgeographicbrasil.com/viagem/2021/11/os-melhores-destinos-do-mundo-em-2022).

SUSPENSÃO – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou ao Ministério da Saúde e à Casa Civil, na quarta-feira dia 12 de janeiro, a suspensão definitiva da temporada de navios de cruzeiro no Brasil. A agência entende que é uma ação necessária para a proteção da saúde da população por conta do aumento de casos de covid-19. O documento encaminhado contém a apresentação do cenário epidemiológico da covid-19 nas embarcações que operam na temporada, incluindo os casos relatados por embarcação, acompanhados durante quase dois meses.

Em 31 de dezembro de 2021, devido ao aumento exponencial de casos, especialmente entre tripulantes, a Anvisa recomendou preventivamente a suspensão temporária de navios de cruzeiro. Agora, com mais dados consolidados e levando em conta, em especial, o aumento vertiginoso do número de casos nas embarcações e no Brasil, a Agência se colocou desfavorável à continuidade das operações dos navios de cruzeiro e recomendou a suspensão definitiva da temporada no Brasil. (Com informações do portal Brasil Travel News – www.brasiltravelnews.com.br).

MAIS …

COMITÊ GESTOR – O Comitê Gestor de Eventos (CGE) da Prefeitura de Arcoverde, sob a presidência da primeira-dama do município Rejane Maciel, realizou sua primeira reunião com o objetivo de dar os passos iniciais visando o planejamento da versão 2022 do tradicional e consagrado São João Multicultural de Arcoverde. Esse início de planejamento, conhecido como fase do pré-evento, é o momento em que se considera as primeiras providências a serem adotadas, a exemplo dos procedimentos legais para motivar a captação de recursos para patrocínio público e privado da festa; do possível novo conceito temático tendo como base a inovação e a criatividade (mote da gestão do Prefeito Wellington Maciel) e, claro, uma discussão séria e objetiva quanto ao possível cenário da pandemia da covid-19 e suas variantes durante o período junino deste ano. Segundo a Presidente do CGE, Rejane Maciel, todas as situações, inclusive da pandemia, devem ser analisas com muito critério e responsabilidade.

Aproveitando o fato da reunião ter sido realizada no período pré-ciclo carnavalesco e considerando que a atual gestão municipal já decidiu pela não realização do Carnaval e do Baile Municipal neste ano de 2022, a Presidente do CGE solicitou que as secretarias de Turismo e Eventos e de Cultura apresentem alternativas que possam movimentar, durante o período carnavalesco, os artistas e grupos culturais do município, posto que é interesse do Prefeito que se viabilize uma forma de apoio a este importante nicho da arte e da cultura arcoverdense, minimizando o máximo possível as perdas dos que dependem dos eventos públicos para se manterem ativos e sobrevivendo financeiramente com dignidade. Ficou definida que na próxima reunião do CGE, prevista para o dia 08 de fevereiro, já seria apresentado um plano de ação.

Participaram desta primeira reunião do CGE presidida pela primeira-dama Rejane Maciel – Antônio Gibson de Siqueira (Secretário de Desenvolvimento Econômico), Juliana Aguiar (Secretária de Cultura), Pedro Brandão (Secretário-Executivo de Turismo da Secretaria de Turismo e Eventos, no ato representando o secretário Lídio Maciel), Jaqueline Coelho (representando a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente), Robson Lima (representando a assessoria de comunicação), Samuel Lins (do cerimonial da Prefeitura), Janice Soares (Assessora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Rafael Patrício (Assessor da Secretaria de Turismo e Eventos) e Albérico Pacheco (Consultor em Gestão de Turismo da Secretaria de Turismo e Eventos). (Com informações da Secretária-Executiva da SETUR Arcoverde, foto e arte de Rafael Patrício).

ARCOVERDE CICLOTUR – É o título do passeio ciclístico que será realizado em Arcoverde e que objetiva incentivar as práticas saudáveis e promover a arte, a cultura e a história do município considerado portal do Sertão de Pernambuco. Idealizado pela Secretaria de Turismo e Eventos da Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria-Executiva de Turismo, a primeira edição do evento de turismo de aventura, esportivo e de cicloturismo está programada para o sábado dia 05 de fevereiro de 2022 (veja programação abaixo) e será realizada conjuntamente com as Secretarias municipais de Esportes e de Cultura, tendo como principal parceiro o SESC Arcoverde. Ao todo serão três edições (fevereiro, julho e outubro) e esta primeira, segundo Pedro Brandão, Secretário-Executivo de Turismo da SETUR Arcoverde, terá concentração a partir das 16h do sábado dia 05/02 no pátio do Cruzeiro Novo (Morro da Santa Cruz, zona norte de Arcoverde), com largada prevista para às 17h.

VEJA A PROGRAMAÇÃO E O INTINERÁRIO COMPLET0 DO 1º ARCOVERDE CICLOTUR: Concentração e saída do pátio do Cruzeiro Novo (Morro da Santa Cruz); primeira parada no Museu Ivo Lopes, na Cohab I, com apresentação do Coco das Irmãs Lopes; Estação da Cultura, Praça Barão do Rio Branco, com apresentação do Boi Maracatu e outras atrações; Centro de Gastronomia e Artesanato de Arcoverde (CGA); Centro Comercial regional de Arcoverde (CECORA), com apresentação da Orquestra Sertão; Praça da Bandeira, área central de Arcoverde; Bodega da Poesia, no São Cristóvão; Praça da Rodoviária, também no São Cristóvão, com apresentação dos grupos de Coco Fulô do Barro, Pisada Segura e Quebra-Coco Aliança; Associação Cultural do Coco Trupé de Arcoverde, no São Miguel, com apresentação do Mestre Cícero Gomes e seu grupo e, fechando a pedalada, visita ao Alto do Cruzeiro (zona sul de Arcoverde), com apresentação dos Grupos de Coco Raízes de Arcoverde, do Mestre Assis Calixto, e Eremin do Mestre Valderlan Alves.


A INSCRIÇÃO poderá ser realizada através de um link que será brevemente anunciado nas redes sociais da Prefeitura, Secretaria de Turismo e Eventos e do Sesc Arcoverde e/ou, de forma presencial, a partir de 20 de janeiro, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Rua Barbosa Lima, s/n – térreo do Centro de Cultura, área central de Arcoverde – tel. 87-3821.2019), de segunda a sexta entre 09 e 12h. A inscrição custará apenas um 1k de alimento não perecível que será revertido para doação através da Secretaria Municipal de Assistência Social. No ato da inscrição o participante assinará um Termo de Responsabilidade. (Com informações da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos – SETUR – e arte de Robson Lima).

ARCOVERDE E O SELO – No ano de 2020, durante o pico da pandemia da covid-19, o Ministério do Turismo (MTur) lançou o selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro, um programa que estabeleceu regras para as boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O selo ainda foi um incentivo para que os consumidores se sentissem seguros ao viajar e frequentar locais que cumprem protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, posicionando o Brasil como um destino protegido e responsável e incluso entre os 10 primeiros países do mundo a implementar protocolos sanitários para o turismo.

Em Arcoverde, criado com a condição de ser um fórum deliberativo e consultivo para o fomento do turismo e, nesse contexto, consolidar parcerias e proporcionar o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores socioeconômicos no fomento da atividade turística, o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), como fruto da última reunião ordinária realizada em 12/01/2022, aprovou seu amplo e total engajamento na divulgação, promoção e incentivo à utilização do Selo Responsável, Limpo e Seguro do MTur pelos equipamentos turístico existentes no município de Arcoverde.

A partir de então, será lançada uma campanha de conscientização, com apoio das Secretarias Municipais de Turismo e Eventos e de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Arcoverde, objetivado sensibilizar os equipamentos turísticos – a exemplo da rede hoteleira, de gastronomia, agências de viagens e turismo e empreendimentos de entretenimentos e lazer em geral, dentre outros -, a aderirem ao selo e, com a atitude, dar maior segurança ao turista que visita à cidade no que tange aos impactos da pandemia da covid-19.

Desde sua implantação em nível nacional, o programa do Ministério do Turismo (MTur) teve uma boa aceitação pelo setor e, ao final de 2021, já havia alcançado a marca de 30 mil Selos Turismo Responsável, Limpo e Seguro emitidos em todo o país. Os segmentos com maior número de adesões até o final de 2021, foram: agências de turismo (8.600), meios de hospedagem (6.300), guias de turismo (4.200), transportadoras turísticas (3.600) e restaurantes, cafeterias, bares e similares (2.400). Já os estados que registraram a maior adesão à iniciativa são: São Paulo (5.700), Rio de Janeiro (3.900), Minas Gerais (2.400), Rio Grande do Sul (2.300) e Bahia (1.800). Para ter acesso ao selo, as empresas e guias de turismo precisam estar devidamente inscritos no CADASTUR (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) e também há um protocolo destinado exclusivamente aos turistas, com atitudes a serem tomadas por cada um para a proteção de todos. Os documentos foram validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para conhecer os protocolos e conferir quem já aderiu, acesse o site – https://www.turismo.gov.br/seloresponsavel

O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. Para se cadastrar, o interessado deverá: Acessar o site www.cadastur.turismo.gov.br; Criar um “novo usuário” caso ainda não tenha; após isso, você receberá no e-mail cadastrado a senha para acessar o sistema; Preencher todos os campos solicitados do formulário eletrônico; e Aceitar o Termo de Responsabilidade. A partir da entrega da solicitação de cadastro e documentação, o Órgão Delegado de Turismo tem até 30 (trinta) dias úteis para analisar o pedido e emitir um parecer. Se o pedido for deferido, o Sistema CADASTUR emitirá o certificado de regularidade de cadastro em até 10 dias úteis. (Com informações do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR Arcoverde).

SAINDO DO FORNO…

GRANDE PROMOÇÃO DE PASSAGENS AÉREAS DA GOL, EM COMEMORAÇÃO AOS SEUS 21 ANOS DE EXISTÊNCIA NOS CEUS DOS BRASIL E DO MUNDO!

Teve início às 14h desta sexta-feira (14/01), o grande Feirão GOL de Aniversário, que permanece vigente por todo o fim de semana, até às 8h da manhã da segunda-feira (17/01). Como se trata de um Feirão Especial, comemorativo aos 21 anos de história da GOL, a companhia disponibiliza, apenas entre 19h às 21h, nada menos que 2 mil passagens ao preço simbólico de R$ 21 (R$ 55 com taxa de embarque). Grande chance de os Clientes com talento para “caçadores de destinos” (ou seriam garimpeiros?) encontrarem, com astúcia e rapidez, a sua viagem-achado em meio à extensa malha aérea da Companhia.

Os bilhetes promocionais do Feirão GOL de Aniversário podem ser adquiridos no site (www.voegol.com.br) da Companhia, na Central de Relacionamento com Clientes (0300 115 2121), em agências de viagens e nas lojas VOEGOL. Não são válidos para compras em lojas GOL nos aeroportos. A promoção, em voos domésticos, é válida para voos de 01/02/2022 a 24/02/2022, de 03/03/2022 a 13/04/2022, de 25/04/2022 a 15/06/2022 e de 20/06/2022 a 30/06/2022. (Com informações do portal de notícia AEROFLAP – www.aeroflap.com.br).

O que dizem os especialistas?

“É nos municípios onde as coisas acontecem, onde o turismo acontece. Então é fundamental que eles estejam cada vez mais preparados para que o turista internacional seja bem recebido e tenha ótimas experiências. E quanto mais municípios preparados, melhor para o Brasil e mais oferta para o turista internacional”. (Por André Reis, Gerente da Diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, durante reunião do Grupo de Trabalho formado pelo Ministério do Turismo, Embratur e Anseditur, objetivando a retomada do turismo no Brasil)

Sobre o autor da coluna:

  • ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turismo

Topo