Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sexta-Feira, dia 22 de Novembro de 2024

Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 36 – Sábado, 30 de outubro de 2021.

TURISMO BRASILEIRO EM ALTA

Chama a atenção matéria publicada esta semana nas páginas do portal Diário do Turismo (www.diariodoturismo.com.br), o primeiro jornal diário sobre turismo no Brasil, destacando que o turismo brasileiro gerou mais de 38 mil empregos formais em setembro deste ano. O número, de acordo com a matéria, foi revelado pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Novo Caged (criado em janeiro de 2020, gera estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web) – do Ministério do Trabalho e Previdência.

O índice representa cerca de 12,5% do total de vagas criadas em todo o país (313.902) no período e os segmentos de hospedagem e alimentação que, juntos, geraram mais de 80% dos empregos do setor, são considerados como os que mais cresceram. O levantamento mostra ainda que o Sudeste e o Nordeste foram os que mais geraram empregos em setembro: 20,3 mil e 8,1 mil, respectivamente, e, juntos, eles são responsáveis por mais da metade do total de ocupações no setor. Nas duas regiões citadas, também os segmentos de hospedagens e alimentação aparecem como os principais responsáveis por puxar a alta no mês.

E este crescimento ora constatado, em parte, é fruto do trabalho que o Ministério do Turismo vem realizado desde o início da pandemia de Covid-19, adotando uma série de ações em prol da manutenção de empregos e empresas do setor. Entre elas, a liberação de R$ 5 bilhões em linhas de crédito para os estabelecimentos que foram afetados; a formulação de Medida Provisória que regulamentou o cancelamento e remarcações de pacotes turísticos e eventos culturais; além da distribuição de R$ 3 bilhões a estados, municípios e Distrito Federal para ações emergenciais na área de cultura, dentre outras.

Outra marca atingida pelo MTur que mostra que o turismo brasileiro está em processo acelerado de retomada, é o fato do ministério ter ultrapassado, também nesta semana, a marca de 30 mil “Selos Turismo Responsável, Limpo e Seguro” emitidos em todo o país. Ao todo, já são 30.108 selos que trata-se de uma sinalização visual que identifica estabelecimentos e guias de turismo que assumiram, declaradamente, o compromisso em adotar protocolos de biossegurança para proteger turistas e trabalhadores contra a Covid-19 e, desta forma, possibilitar que a retomada das atividades turísticas ocorra de forma mais segura no Brasil. Um selo que é validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que é disponibilizado para 15 segmentos turísticos que possuem protocolos sanitários específicos e elaborados em parceria com empresas e instituições ligadas ao setor (trade), a partir de diretrizes internacionais.

De acordo com os levantamentos realizados pelo MTur, os segmentos com maior número de adesão ao selo são: agências de turismo (8.839), meios de hospedagem (6.390), guias de turismo (4.295), transportadoras turísticas (3.658) e restaurantes, cafeterias, bares e similares (2.583). Já os estados que registraram a maior adesão à iniciativa são: São Paulo (5.801), Rio de Janeiro (3.943), Rio Grande do Sul (2.406), Minas Gerais (2.401) e Alagoas (1.854). E esses equipamentos turísticos adotam protocolos estabelecidos pelo Ministério, onde restaurantes que servem buffet, por exemplo, devem seguir a orientação de viabilizar uma “barreira” protetora para prevenir contaminação dos alimentos, além de possuir em local visível e de fácil acesso produtos como álcool em gel e luvas. Já as locadoras de veículos, ainda de acordo com o protocolo do “Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, devem higienizar os carros utilizando pano com álcool a 70% sobre as peças que estiverem em contato direto com os passageiros, como volante, cintos de segurança, maçanetas, chaves e cadeirinha de bebê. Com relação às marinas e empreendimentos de apoio ao turismo náutico e pesca desportiva, estas devem investir em comunicação visual educativa e designar monitores que orientem o público quanto às políticas de segurança adotadas.

Na mesma linha das boas notícias sobre a retomada do turismo brasileiro, uma informação recém-divulgada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), confirma que a demanda e a oferta de voos no mercado doméstico estão próximas ao patamar do período pré-pandemia. Segundo o órgão, durante todo o mês de setembro deste ano foram embarcados mais de 5,8 milhões de passageiros no mercado doméstico.

O número corresponde a 75% do total de embarques em igual período de 2019. Já o volume de cargas e correio pago transportados pelas companhias aéreas no mês de setembro dentro do país, chegou a 32,5 mil toneladas. São dados animadores, pois, embora ainda estejam abaixo dos patamares de 2019, já ultrapassam em muito os dados de 2020, período mais grave da pandemia do coronavirus no Brasil e no mundo, o que demonstra a importância e o sucesso do processo de vacinação ainda em andamento. De acordo com dados do G1 (www.g1.globo.com) de 28 de outubro, no Brasil, o total de pessoas que estão parcialmente imunizadas (que receberam apenas uma das doses necessárias) é de 154.265.235 (72,32% da população).

Já o total de pessoas que estão totalmente imunizadas (que receberam duas doses ou dose única) e de 114.253.388 (53,56% da população), enquanto o total de doses aplicadas já atinge 276.343.947 (82,81% das doses distribuídas para os estados).
Com relação ao mercado internacional, embora alguns países já tenham reaberto suas fronteiras para o turismo, os indicadores do mercado estrangeiro permanecem sob influência da forte retração registrada nos últimos meses. A demanda de passageiros em setembro foi 73,6% menor do que o valor registrado no mesmo mês de 2019. Na comparação com igual período, a queda na oferta por voos foi de 61,6%. Já no transporte de carga e correio pago, o crescimento foi 24% no mês de setembro em comparação com dois anos antes, resultando um volume total de 81.818 toneladas transportadas.

No acumulado dos nove meses do ano, a alta no indicador foi de aproximadamente 14% frente aos dados de 2019. A comparação dos indicadores apresentados com o mesmo período de 2019 tem sido realizada desta forma, considerando que, há dois anos, a aviação não estava sob impacto da pandemia causada pela Covid-19, que tem afetado o transporte aéreo há pelo menos 18 meses.

Mas, se em relação ao mercado internacional de aviação o otimismo ainda não pode ser comparado ao do mercado interno, outro nicho turístico que tem motivo para comemorar é o de cruzeiros marítimos. Afinal, no início deste mês de outubro, quando participava de feira internacional de turismo em Dubai-Emirados Árabes Unidos (feira de turismo que integra o contexto da Expo Dubai 2021 – exposição universal itinerante que ocorre a cada cinco anos, cuja principal atração são os pavilhões dos países participantes.

A edição 2021, em Dubai, começou em 1º de outubro e segue até 31 de março de 2022), o Ministro Gilson Machado Neto assegurou que o Brasil voltará a contar ainda este ano com a temporada de cruzeiros. “Estamos aqui em Dubai, e aqui já começou a temporada de navios de cruzeiro. Em primeira mão, estou dando a notícia, teremos cruzeiros marítimos no Brasil esse ano. A temporada está autorizada pelo governo, o presidente determinou empenho total para que nós conseguíssemos liberar, porque os navios geram em torno de 42 mil empregos no Brasil entre diretos e indiretos. Teremos uma temporada belíssima esse ano”, declarou o ministro no vídeo, no início de outubro, direto da Expo Dubai.

De acordo com informações do site oficial do MTur (www.gov.br/turismo), dentre os navios que deverão aportar em terras tupiniquins em 2021/22 estão o Seaside, o Splendida, o Preziosa, o Sinfonia, da MSC, e os navios Smeralda e Fascinosa, da Costa Cruzeiros.

Pelo visto, pelo menos no turismo – considerado uma das principais atividades econômicas e sociais do mundo contemporâneo – o Brasil começa a retomar à normalidade; gerar crescimento e novas oportunidades de emprego e renda. Então, VIVA O TURISMO!

MINNIE MOUSE – A Azul Linhas Aérea acaba de revelar sua segunda aeronave Airbus A320 NEO que irá compor a “Frota Mais Mágica do Mundo” que traz personagens clássicos da Disney e que deverá circular por diferentes terminais do Brasil já a partir de novembro. Dessa vez, a homenageada é a personagem Minnie Mouse, “eterna” namorada do Mickey Mouse (primeiro homenageado). A apresentação dessa segunda aeronave temática da Azul, aconteceu na última terça-feira (26/10) no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

O lançamento do projeto a “Frota Mais Mágica do Mundo” faz parte das comemorações dos 50 anos da Azul e, de acordo com a empresa, estão previstas mais três colaborações do tipo entre este ano e o ano de 2022. Com isso, serão mais 50 aeroportos atendidos com frequências domésticas. Este é mais um capítulo da parceria entre Azul e Walt Disney World, que anteriormente já havia anunciado uma aeronave Airbus 320 NEO inspirada no Mickey Mouse. Além disso, a Azul também informou que seu braço operador de turismo, Azul Viagens, conta com novidades relacionadas à Disney. Na compra de um pacote de no mínimo oito dias e sete noites, com ao menos dois adultos por reserva, passagem aérea para Orlando ou Fort Lauderdale e hospedagem em Resort Disney, o cliente recebe um par de ingressos de quatro dias na modalidade “básico” aos parques temáticos do Walt Disney World. (Com informações do portal Brasilturis Jornal – wwwbrasilturis.com.br).

CARNAVAL NA TERRA DA GAROA – Depois do Rio de Janeiro, São Paulo também abre as vendas de ingressos para os desfiles das Escolas de Samba da “terra da garoa” para o Carnaval de 2022. Uma bilheteria virtual está aberta desde de 20 de outubro para o público nos sites da Liga-SP (www.ligasp.com.br), da ALK Live Entertainment (www.alkeventos.com.br) e da Eventim (www.eventim.com.br). Em 2022, o espetáculo das escolas de samba no sambódromo do Anhembi está previsto para acontecer nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro, e no dia 5 de março, o Desfile das Campeãs. Os valores variam por setor, modalidade e dia de desfile, com os preços para o grupo especial a partir de R $ 90,00 para arquibancada.

Conforme lei nº 12.933 de 26/12/2013, 40% dos ingressos são assistência ao benefício de meia-entrada para estudantes, idosos, portadores de deficiência, jovens pertencentes à famílias de baixa renda, funcionários e professores das redes estaduais e municipal de ensino de São Paulo. As regras para aquisição do ingresso de meia-entrada estarão disponíveis no momento da compra do ingresso.

Vale lembrar que a retomada dos preparativos para os Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo no Sambódromo do Anhembi em 2022 foi autorizada pela Prefeitura de São Paulo no dia 15 de setembro, após meses de estudos sobre a viabilidade do evento. A realização dos desfiles está condicionada ao andamento da imunização na capital paulista e à autorização dos órgãos de saúde, além da adequação aos protocolos sanitários vigentes no correspondente período.

A abertura da bilheteria física, em janeiro de 2022, vai depender da disponibilidade de ingressos. A programação completa dos Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo, com dias, horários e outras informações sobre as agremiações, está disponível no site da Liga-SP. (Com informações do Portal Guia do Turismo Brasil – www.guiadoturismobrasil.com.

MAIS …

VENDENDO PERNAMBUCO – Foi considerada exitosa a participação de Pernambuco, Coração do Nordeste, na 10ª edição da BRAZIL TRAVEL MARKET (BTM), que aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro no Centro de Eventos do Ceará (pertencente a Secretaria de Turismo do Estado de Ceará e localizado em Fortaleza, o equipamento é considerado um dos mais modernos e mais bem equipados da América Latina e o segundo maior do Brasil com área útil de 76 mil m²).

Segundo matéria publicada no portal Brasilturis Jornal (wwwbrasilturis.com.br), a participação de Pernambuco se deu através de parceria da Secretaria de Turismo e Lazer do Estado e a Empetur com o Sebrae, que, juntos, levaram à feira de turismo os destinos já consagrados do Estado – Recife, Olinda, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha – e também as novas regiões que andam atraindo cada vez mais visitantes, a exemplo de Bonito e de Petrolândia.
“Depois da felicidade que tivemos com a feira da Abav, voltamos a Fortaleza, dessa vez para a BTM, outra feira importante, especialmente para os Estados do Nordeste. Nesta retomada, estamos presentes em todos os eventos nacionais do setor. Sabemos que é essencial este esforço para que nosso turismo se recupere plenamente”, comemorou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.
BRAZIL TRAVEL MARKET – Além de reunir e promover a integração das empresas e profissionais de viagens e turismo, a BTM tem como marca oferecer novos produtos ao mercado. O evento conta com feiras, fóruns, capacitações e rodadas de negócios. Em sua nona edição, em 2019 (a edição de 2020 não aconteceu em face da pandemia da covid-19), teve público de quatro mil participantes vindos de todo o Brasil. A BTM é considerada uma das principais feiras negócios do nicho B2B de turismo realizado no Brasil. (B2B é uma sigla em inglês que significa Business to Business. Ou seja, se constitui como um modelo de negócios em que uma empresa vende para outras empresas).

PETROLINA/JUAZEIRO – As cidades irmãs estão se organizando para realizar a 1ª edição do SALÃO DO TURISMO DO VALE DO SÃO FRANCISCO, previsto para acontecer no período de 28 de abril a 1° de maio de 2022 na cidade de Petrolina-PE. A ideia dos organizadores do evento é que o mesmo se alterne entre Pernambuco e Bahia e, portanto, a segunda edição prevista para 2023 seria realizada na cidade baiana de Juazeiro. Para tanto, os responsáveis pela organização do meeting que servirá de vitrine para mostrar os potenciais turísticos dos dois Estados, realizaram visitas aos gestores das cidades envolvidas – Miguel Coelho, de Petrolina, e Suzana Ramos, de Juazeiro. Dos dois, conseguiram total apoio e envolvimento logístico, motivo de garantia do sucesso do evento.

O Salão do Turismo do Vale do São Francisco deverá reunir 16 cidades dos dois Estados e de sua programação deverão constar feira gastronômica, empreendedorismo, artesanato, eventos culturais e shows regionais. Por se tratar do primeiro grande evento regional do setor no pós-pandemia, o mesmo será híbrido, com transmissão ao vivo pelas redes sociais e com a observação de todos os protocolos sanitários. E um evento preliminar, que servirá de lançamento oficial do salão, já foi confirmado pelos organizadores e deverá acontecer no próximo dia 04 de novembro (quinta-feira), no Polo Gastronômico da Orla II de Juazeiro-BA, devendo contar com as presenças dos Secretários Estaduais de Turismo de Pernambuco e da Bahia, Prefeitos das cidades anfitriãs e da região, além de secretários e dirigentes municiais de turismo das cidades do Vale do Médio São Francisco.

EDIÇÃO CONFIRMADA – Depois do sucesso da edição de 2020, realizada em Porto de Galinhas entre 30 de novembro e 02 de dezembro, com envolvimento de mais de 200 profissionais da área de turismo gerando receita de mais de R$ 100 milhões em negócios, o VISIT PERNAMBUCO TRAVEL SHOW 2022 volta a Porto de Galinhas e já têm data e local escolhidos – vai acontecer no Convention Center do Armação Resort nos dias 28 e 29 de novembro.

Com o objetivo de reforçar ainda mais os atrativos da região e prospectar clientes do exterior, a próxima edição do Visit contará com a presença de mais de 100 operadoras de turismo nacional e internacional, além de mais de 60 expositores que irão apresentar seus produtos, como hotéis, pousadas, receptivos e restaurantes. Segundo a organização do evento, a expectativa é que mais de R$ 150 milhões sejam movimentados durante o meeting turístico.

O Visit.Pernambuco é uma realização do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (PGA CVB) e a Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG) em parceria com a Prefeitura do Ipojuca, o SEBRAE, o Governo Federal, através da Embratur, e o Governo de Pernambuco, representado pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e a Empetur. “O Visit é um projeto de prospecção de novos mercados. Acreditamos que 2022 será um ano de grande oportunidade para se aproximar do mercado internacional. Estamos fazendo um grande esforço para trazer compradores de vários países da Europa e outros locais aqui para região. Sem dúvidas, o evento do ano que vem impulsionará de forma positiva a promoção do destino no exterior e também no Brasil”, afirma Eduardo Tiburtius, Presidente do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau. (Com informações do Portal Turismo em Pauta – www.turismoempauta.tur.br).

SAINDO DO FORNO…

FAMTOURS VIRTUAIS NO FORMATO DE E-BOOK

Lançado logo no início da gestão do atual Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, o Programa Bora Pernambucar tornou-se um caso de sucesso e um importante instrumento de interiorização do turismo se utilizando de métodos criativos e inovadores. Durante esse período, o programa, através de sua competente equipe composta por técnicos e assessores da SETUR-PE e EMPETUR e sob a coordenação de Graça Novaes, trabalhou – presencial e virtualmente – com mais de 90 municípios do Estado na identificação dos atrativos e equipamentos melhor estruturados para receber os visitantes e compor roteiros turísticos. “Dessa maneira, desenvolveu-se o sentimento de pertencimento e a valorização do patrimônio turístico desses municípios, integrando-os num roteiro com outros municípios da mesma região ou outra. Assim, foram criados roteiros integrados com três ou quatro municípios”, destaca matéria publicada nas redes sociais do programa Bora Pernambucar.

Ainda de acordo com o texto divulgado pele assessoria de imprensa do programa, com os roteiros prontos e aprovados passou-se à segunda etapa desse projeto, o CONEXÃO MUNICÍPIOS (Famtour Virtual), apresentado a agentes de viagens de Pernambuco, de Alagoas, da Paraíba, da Bahia e interessados em melhor conhecer o Estado de Pernambuco com toda a sua riqueza natural e cultural. O total de famtours realizados foi de 40, envolvendo 96 municípios das 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado. Em cada um desses famtours, uma média de 30 a 40 participantes, portanto, cerca de 1.300 pessoas assistiram e participaram dos famtours virtuais. A cada famtour, as agências de viagens faziam questionamentos quanto a acessibilidade, local para a obtenção de informações na chegada aos municípios, existência de condutores e guias de turismo, entre outros. Com essa troca de informações, as agências ampliaram a oferta de excursões e os municípios passaram a melhor se estruturar para receber os visitantes.

Diante do sucesso da empreitada, a coordenação do programa resolveu documentar e reunir todos esses famtours que foram editados em 4 volumes de e-books com o material apresentado pelos municípios sendo encaminhados à equipe responsável. O lançamento oficial deve acontecer já na próxima quinta-feira dia 04 de novembro, durante o 2º Encontro da ASTUR (Associação das Secretaria de Turismo de Pernambuco), em Pesqueira-PE, e, em breve, todos os municípios já terão acesso aos e-books com os famtours virtuais do Sertão, do Agreste, da Mata e da Região Metropolitana do Recife. “Um documento que facilitará as viagens em Pernambuco sejam elas feitas por meio de agências de viagens ou por aqueles que gostam de viajar por conta própria”, comemora Graça Novaes, assessora da Secretaria de Turismo e Lazer e coordenadora do Programa Bora Pernambucar.

Outra ação de destaque da gestão do Secretário Rodrigo Novaes à frente da SETUR-PE, foi viabilizar à vários municípios de Pernambuco, o acesso à cursos destinados à formação e qualificação de profissionais do turismo e da hotelaria, valorizando a mão-de-obra local e propiciando a oferta de um serviço mais especializado e eficiente. Dever-se ressaltar que esses cursos foram realizados em parceria com o IFPE, SENAC, SENAR, SEBRAE, destacando-se os de: Informações Turísticas; Idiomas – inglês e espanhol; Roteiros, Trilhas e Caminhadas Ecológicas; Condutor em Turismo – Cultura, Ecoturismo e Roteiro; Boas Práticas para Serviços de Alimentação; Camareira; Comidas Regionais; Produção de Conservas Vegetais – Doces; Acolhida no Meio Rural; Planejamento e Implantação de Restaurante Rural; Planejamento e Implantação de Pousada Rural, além de oficinas, bate-papos e palestras. (Matéria com base em informações da Assessoria de Imprensa do Programa Bora Pernambucar da SETUR-PE e EMPETUR.).

O que dizem os especialistas?


“Com o retorno da procura dos brasileiros por viajar, estamos vendo um mercado cada vez mais aquecido e com potencial para a geração de emprego e desenvolvimento”. (Do ministro do Turismo Gilson Machado Neto, comemorando a alta do índice de empregos formais na atividade turística no mês de setembro de 2021).

Sobre o autor da coluna:

  • ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turismo

Topo