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Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 32 – Sábado, 02 de outubro de 2021.

EVENTOS – ELES ESTÃO VOLTANDO

– O livro Manual Prático dos Eventos, de autoria de Vanessa Martim e lançado em 2003 pelo editora Atlas (encontra-se à venda no catálogo do portal da amazon – www.amazon.com.br), nos ensina que EVENTOS são ““todos os acontecimentos previamente planejados, organizados e coordenados de forma a contemplar o maior número de pessoas em um mesmo espaço físico e temporal, com informações, medidas e projetos sobre uma ideia, ação ou produto, apresentando os diagnósticos de resultados e os meios mais eficazes para se atingir determinado objetivo.” Dessa forma e com tantas possibilidades diferentes, os eventos são cada vez mais utilizados por profissionais e empresas de todos os setores, propiciando ao público opções variadas para se divertir, se informar, aprender habilidades novas, se movimentar e, é claro, viver novas experiências. Os eventos podem ter caráter público ou privado – os considerados públicos, geralmente são abertos a qualquer participante que queira se inscrever ou comprar ingressos.

Os eventos públicos também podem ser realizados com patrocínio público ou privado e destinados ao público de forma total ou parcialmente gratuitos, a exemplo da maioria das festas juninas; do carnaval, réveillon e outras, organizadas pelo poder público em parceria com setores da iniciativa privada e realizadas em locais públicos e/ou em espaços fechados. Os considerados “privados” são aqueles que podem ser totalmente fechados e o acesso realizado através da venda de ingressos e/ou através de convites
Estudiosos e pesquisadores desse nicho do turismo (Turismo de Eventos), até mesmo como uma maneira de facilitar o planejamento e a definição de objetivos, entendem que os eventos podem ser divididos em alguns segmentos: eventos de entretenimento (onde se incluem os festivais e shows musicais, exposições artísticas, feiras, exposições, festivais gastronômicos, etc.); eventos corporativos (realizados por empresas ou instituições, etc.); Eventos educacionais (com foco no aprendizado e direcionado à estudantes, profissionais de educação e público em geral, através de cursos, congressos, workshops, palestras, seminários, etc.); eventos esportivos (que incentivas a pratica de esportes em geral e atividades físicas, através de provas, competições e jogos, dentre outras) e os eventos sociais (são semelhantes aos eventos de entretenimento, só que com caráter menos comercial, muitas vezes restritos e liberados apenas à convidados. Os eventos sociais mais conhecidos são as festas de casamentos, de aniversários, de formatura, churrascos e happy hours).

Porém, falar de eventos traz-nos à memória o fato de que partir de do final de março de 2020, com a chegada da pandemia da covid-19 ao Brasil, a maioria dos eventos teve de ser cancelada ou adaptada para o meio digital. Tanto que se estima que o setor teve mais de 90% de suas atividades afetadas devido ao isolamento social e às medidas de segurança estabelecidas para combater a Covid-19, segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). E esse importante acontecimento, foi motivo de matéria divulgada em julho desse ano no Portal da Revista Consumidor Moderno (www.consumidormoderno.com.br), assinada pela jornalista Amanda Medeiros. Nela, Amanda constatou que passados mais de um ano da chegada desse fenômeno que marcou a história mundial, os produtores de eventos veem o futuro com bons olhos, seja do ponto de vista de grandes celebrações ou de encontros empresariais. Mas, ainda segundo a matéria, o setor terá que se reinventar, pois entre o período de 2013 e 2019 o nicho de eventos como um todo chegou a crescer, em média, 6,5% ao ano, conforme o estudo “Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos do Brasil” da Associação Brasileira de Eventos (Abeoc), do Sebrae e da Universidade Federal Fluminense.

Somente em 2013, a pesquisa constatou que o segmento movimentou R$ 209,2 bilhões, o que representa uma participação do setor de 4,32% do PIB. Além disso, a área empregava, direta e indiretamente, 2 milhões de pessoas, que era mais do que empregava a indústria automobilística à época.

Os números vinham em alta, tanto que em 2019, a Associação Brasileira dos Produtores de Eventos (Abrape), ao reunir mais de 60 mil empresas de toda a cadeia de serviços, contabilizou que estas, nos últimos tempos, ao organizarem feiras, congressos e exposições, lucraram R$ 59 bilhões. Em 2002, por exemplo, a receita delas não chegava a R$ 4 bilhões. Entretanto, a pandemia causou um impacto inicial que ninguém podia prever, o que desestabilizou o setor financeira e economicamente. “Cerca de 97% das atividades do setor de eventos estão completamente paralisadas desde março do ano passado. Isso corresponde a mais de 350 mil eventos que deixaram de ser realizados em 2020 – o número inclui shows, festas, congressos, rodeios, eventos esportivos e sociais, teatro, entre outros. Isso fez com que o setor deixasse de faturar ao menos R$ 90 bilhões.

A paralisação gerou perda de arrecadação de R$ 4,6 bilhões em impostos federais e mais de 450 mil profissionais ficaram desempregados”, conforme explicou Doreni Caramori, empresário e presidente da Abrape, em entrevista à Amanda Medeiros. Na mesma entrevista, o presidente da Abrape afirmou que com a média de casos e óbitos por Covid-19 reduzindo semana a semana e com a vacinação acelerando, as previsões para a realização de eventos no Brasil são positivas, unindo isso ao fato de que o setor planeja executar eventos testes e que é possível retomar as atividades presenciais no final de 2021. E um dos principais eventos testes foi realizado nos dias 21 e 22 de julho, em Santos (SP), através da Expo Retomada – Evento Seguro, organizada pela Abeoc, Associação Brasileira de Cenografia e Estandes (Abrace), pelo Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo (Sindiprom) e pela União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe). Segundo informações do G1, o evento contou 1.264 visitantes nos dois dias e dos mais de 1.200 testes de Covid-19 realizados, apenas dois tiveram resultado positivo.

Inclusive, nos Estados que adotaram medidas restritivas mais rigorosas e onde a vacinação (primeira e segunda dose) estão mais avançadas, alguns eventos presenciais já começam a serem programados e divulgados. Dentre esses eventos, destaque para o Réveillon do Rio de Janeiro que planeja contar com três palcos na praia de Copacabana e outros espalhados por pontos estratégicos da cidade maravilhosa. Também, segundo informação do Ministério do Turismo (MTur), já existem festas de final de ano (natal e réveillon) programadas para Salvador (BA), Fortaleza (CE), Timbau do Sul e São Miguel do Gostoso (RN), Gramado e Canela (RS), Camboriú (SC), Vila Velha e Serra (ES) e São Paulo (SP), dentre outras.

Com relação ao Carnaval, a informação de que a RioTur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro), juntamente com a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) já preparam o Carnaval 2022 e cujo contrato assinado já prevê a organização dos eventos também em 2023, 24 e 25. O de 2022, está previsto para o período de 25/02 a 05/03. Já em Pernambuco, que também conduziu o combate a pandemia com efetividade e eficiência, já estão anunciados os seguintes eventos públicos: 21ª edição da Fenearte (Feira Nacional de Artesanato), programada para acontecer no CECON (Centro de Convecções de Pernambuco, em Olinda) no período de 10 a 19 de dezembro deste ano e com inscrições abertas através do site – www.fenearte.pe.gov.br; o desfile do Galo da Madrugada, considerado o maior bloco de rua do mundo, que prevê a realização do seu desfile para o sábado de Zé Pereira dia 26 de fevereiro de 2022, com o tema “VIVA A VIDA, VIVA O FREVO”; e o Espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém (realizado no maior teatro ao ar livre do mundo, localizado na cidade de Brejo da Madre de Deus-PE), programado para o período de 9 a 16 de abril de 2022. Ainda chegou a ser “ensaiada” a possibilidade da realização de uma edição “fora de época”, a princípio programada para o período de 07 a 12 de outubro deste ano que, por força maior, acabou não se confirmando.

Aqui pelas bandas de Muiraubi (Arcoverde em tupi-guarani), a gestão municipal (em 2020 no último ano da gestão Madalena Britto e agora em 2021 durante o primeiro ano da gestão Wellington Maciel) fez o seu “dever de casa” e a cidade, atualmente, apresenta números baixos em relação à infecção pelo coronavírus e, graças a Deus e a ciência, praticamente não há confirmação de óbitos nos últimos meses. Diante do fato, os eventos estão retornando, porém, ainda seguindo protocolos estabelecidos de acordo com o atual estágio da pandemia (é sempre bom alertar que a pandemia ainda não acabou), como distanciamento social e uso de máscara e de álcool em gel, dentre outros cuidados. Nesse período já de destacam eventos como o ARCOVERDE EnCANTA ARCOVERDE, com programação semanal que tem como palco o Centro de Gastronomia e Artesanato de Arcoverde (CGA); às sextas-feiras sempre no final da tarde (no estilo happy hours), através de uma parceria entre Poder Público Municipal e a Sociedade Civil, reunindo as Secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município; o SESC e o COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde, com foco nos artistas integrantes do MAMA – Movimento Arcoverdense de Música Autoral.

Outro evento já iniciado e que também vem chamando a atenção pela organização é a “QUINZENA CULTURAL”, uma atração do Museu do Boi (reinaugurado em 14 de agosto deste ano) que, a cada quinze dias, realiza, no espaço público em frente à sede do museu (Praça da Bandeira, no centro de Arcoverde), apresentações com grupos dos diversos segmentos artísticos da cidade e região. Por fim, tem-se o anúncio do retorno do “FEST MIX, um evento público realizado em local fechado e com venda de ingressos, mas que costuma atrair um bom número de pessoas da cidade e da região, inclusive turistas. A edição deste ano (FEST MIX 2021) – de responsabilidade da empresa de eventos Patryck Produções – está prevista para o dia 27 de novembro (sábado) e a atração principal será o cantor pernambucano de Serrita e radicado em Petrolina, JOÃO GOMES, um fenômeno da atual música popular regional. Como o atual estágio da pandemia em Pernambuco já permite a realização de eventos públicos com até 2.500 pessoas (ainda com medidas preventivas e restritivas a serem seguidas), acreditamos que o “Fest Mix 2021” será um sucesso.

MELHORES DO TURISMO – Profissionais e empresas com trabalhos destacados ao setor de turismo foram reconhecidos com o Prêmio Melhores do Turismo PANROTAS ELO, edição 2021. Dividida em 13 categorias, a premiação, que aconteceu na terça-feira dia 28/09, coroou o desempenho dos mais votados por um júri composto por 136 fornecedores da indústria. Segundo José Guilherme Alcorta, CEO da Panrotas, responsável por apresentar o evento ao lado do gerente de Desenvolvimentos de Negócios da Elo, Pedro Nanni, “nesse ano tão especial de 2021, depois de ter passado por tudo que nós da indústria de viagens passamos, o Melhores do Turismo premia os distribuidores de viagens que são selecionados por fornecedores”.

Durante o evento foram anunciadas as cinco melhores empresas, em cada nicho de atividade, e os detalhes da premiação encontra-se na matéria especial publicada pelo Portal da Revista Panrotas (www.panrotas.com.br), assinada pelo jornalista Filip Calixto. Neste espaço, apresentamos os primeiros colocados nas seguintes categorias:


Melhor Agência de Viagens CORPORATIVAS (TMC): 1º – COPASTUR
Melhor Agência de Viagens Corporativas REGIONAL: 1º – BELVITUR (MG)
Melhor Agência de Viagens LAZER: 1º – CVC
Melhor Agência de Viagens LAZER REGIONAL: 1º – BELVITUR (MG)
Melhor Agência de Viagens LUXO: 1º – TERESA PEREZ
Melhor CONSOLIDADORA: 1º – REXTURADVANCE
Melhor Operadora de Viagens: 1º – CVC
Melhor operadora de Viagens REGIONAL: 1º – BRT (PR)
Melhor Operadora de Viagens de NICHO: 1º – AMBIENTAL
Melhor TRAVEL MANAGER: 1º – PATRICIA MELLO, CREDIT SUISSE
Melhor Profissional de Operadoras de Turismo: 1º – SYLVIO FERRAZ, CVC
Melhor Profissional de Consolidadoras: 1º – CASSIO SALLES OLIVEIRA, CORADOURO
Melhor Agente de Viagens – TOP10: Alessandra Verna, TM Travel.

SELO – Uma série especial de selos dos Correios foi lançada na quinta-feira dia 29/09, com o objetivo de celebrar o TURISMO BRASILEIRO. Trata-se do 15ª selo de 2021, uma emissão especial da Série América UPAEP (União Postal das Américas, Espanha e Portugal), instituição internacional sediada no Uruguai voltada para assuntos postais entre os países membros, que compõe a União Postal Universal.

O lançamento homenageia a atividade turística brasileira, responsável por movimentar diversas áreas, gerando emprego e renda para o País, inclusive por meio das atividades turísticas de negócios. “Afinal, muitas cidades, famílias e empresas sobrevivem desse ramo com um potencial ainda maior no Brasil, além de sermos um dos lugares com mais atrativos que encantam turistas do mundo inteiro”, destaca matéria publicada no site Diário do Turismo (www.diariodoturismo.com.br), o maior jornal diário sobre turismo e eventos do país.

Com valor de R$ 5,20 e tiragem de 108 mil exemplares, os selos estão disponíveis para venda na loja virtual e nas principais agências dos Correios, sendo a folha desta emissão composta por selos 12 selos, sendo eles fotografias das cidades de Alter do Chão/PA, Pirenópolis/GO e Campos do Jordão/SP, pontos turísticos consolidados do Brasil. O selo de Alter do Chão, no Pará, é uma fotografia de sua belíssima praia localizada nas margens do rio Tapajós. O selo de Pirenópolis, em Goiás, focaliza a famosa Ponte Sobre o Rio das Almas, que fica no centro da cidade. E, por fim, pode-se ver os prédios de inconfundível arquitetura estilo suíço na Serra da Mantiqueira em Campos do Jordão, São Paulo. Os selos ainda possuem o nome de cada cidade destacados na base e a marca da UPAEP na porção direita. Foram utilizadas técnicas de fotografia e de computação gráfica. Uma excelente oportunidade para usuários e colecionadores de SELOS comemorativos e/ou alusivos à datas e locais históricos, turísticos, culturais, etc.

MAIS …

GUIAS DE TURISMO – O SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) anunciando a abertura de novas turmas para o curso de Guias de Turismo, com previsão de início das aulas a partir do dia 04 de outubro de 2021 e conclusão em 03 de outubro de 2022, com total de 800 horas aula. As inscrições podem ser realizadas através do acesso ao link: https://www.ead.senac.br/cursos-tecnicos/tecnico-em-guia-de-turismo.

Com a duração de 12 meses, o curso Técnico em Guia de Turismo capacita o aluno a ser o profissional responsável pela recepção, pela condução, pela orientação e pela assistência de pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens em âmbitos local, regional e nacional. Você aprenderá a informar aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos das localidades visitadas, a apresentar e a organizar roteiros e itinerários turísticos, considerando os interesses e as necessidades do visitante. Com uma forma de ensino flexível e de fácil entendimento, o curso se adapta aos seus horários e à sua rotina. Você é o protagonista da sua aprendizagem. O curso ainda conta com viagens técnicas programadas, nas quais o aluno aprende na prática a conduzir turistas em um roteiro guiado.

As atividades e os conteúdos do curso serão disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), de acordo com o cronograma de estudos dos módulos e os diplomas dos alunos de educação a distância (EAD), por garantia de lei tem a mesma aceitação dos diplomas dos cursos presenciais. A conclusão do curso também possibilita o registro no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) e habilita o profissional para as seguintes categorias: guia regional (o profissional pode atuar no estado onde realizou o curso) e guia de excursão nacional e América do Sul.
Como se trata de um curso oneroso, a coluna teve acesso a informação de que serão oferecidos descontos de 20% para os profissionais da área de turismo (comércio e prestação de serviços) e, também, para quem possui carteira do SESC (Serviço Social do Comércio) ou que seja inscrito no MEI (Micro Empreendedor Individual). Para maiores informações acesse o site do Senac EAD – www.ead.senac.br.

MEIO AMBIENTE – Os interessados em turismo de meio ambiente (turismo de natureza, ecológico, rural, de aventura, náutico, de contemplação, etc.), têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos participando do XXIII ENCOB (Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas), com o tema central “Água – Fator de Vida, Saúde e Desenvolvimento”, que será realizado de 04 a 07 de Outubro de 2021, no formato on-line, e terá como sede a cidade de CURITIBA/PR.

O Fórum Nacional de Comitês de Bacias, instância colegiada formada por mais de 230 comitês de bacias instituídos no País, realiza desde 1999 o Encontro Nacional de Comitês de Bacias, cumprindo com sua missão de articular, capacitar e promover o diálogo visando a gestão integrada dos recursos hídricos. É o maior evento de águas do Brasil, reunindo representantes dos usuários de recursos hídricos, do poder público e da sociedade civil que atuam nas diversas instâncias do Sistema Nacional de Recursos Hídricos. Todas as atividades terão como objetivo apontar indicativos e perspectivas que denotem a importância da água no contexto da vida e da saúde, bem como insumo necessário ao desenvolvimento que traz emprego e renda, estabelecendo assim uma interface do binômio qualidade x quantidade, com a sustentabilidade necessária destes recursos hídricos para o futuro. Para fazer inscrição e obter maiores informações sobre o encontro, acesse o site: www.encob.org.

MASTERCLASS – A professora e pesquisadora de turismo LARISSA ALMEIDA, que também é conselheira e co-fundadora da Recria (Rede de Turismo Criativo) e autora do Livro “Turismo Criativo – uma viagem por cultura, encontro e experiências”, anunciando em suas redes sociais a realização da Masterclass: Como precificar uma experiência. A “aula” está programada para o dia 14 de outubro (quinta-feira) e, segundo Larissa, “nela vou apresentar as bases para a precificação de serviços que se ancoram no intangível e como aplicá-las para chegar ao preço justo e desejado do seu serviço. Tudo isso baseado na minha experiência de mais de 08 anos desenvolvendo experiências. Eu vou abrir como eu faço, meus erros e aprendizados”. Instigante, não?


SERVIÇO:
Data: 14/10/21
Hora: 19:00 – 21:00
Preço: R$ 97,00
Inscrições: https://bit.ly/3Ap7AdK


O que é uma Masterclass?
Masterclass é uma expressão que se popularizou na internet nos últimos meses, e é usada para referenciar aulas online com especialistas nos mais diversos segmentos. Apesar de suas semelhanças com os webinars, principalmente quanto à execução, existem algumas diferenças conceituais que tornam as Masterclass um formato único de distribuição de conteúdo rico.

O foco de uma Masterclass é a presença de uma personalidade notória e especialista em um assunto, sendo sua execução online ou presencial. Atualmente, a maioria das Masterclass são realizadas online, tendo o seu conteúdo distribuído em uma única aula mais longa, ou dividido em partes. A principal vantagem deste modelo é a capacidade de alcançar o maior número de pessoas possível, já que a presença de uma personalidade especialista é uma ótima fonte de atração para interessados pelo segmento. (Do Portal – www.conexorama.com).

SAINDO DO FORNO…

ARGENTINA ABRE SUAS FRONTEIRAS

Saindo do Forno a informação de que a Argentina está reabrindo a partir deste sábado (02/10) as suas fronteiras com os países vizinhos depois de quase 1 ano de restrição por conta da pandemia. Portanto, a partir de hoje a entrada será permitida para todos os estrangeiros, sem exceção e a expectativa é de que, com essa liberação, a frequência de voos sejam também ampliada.


De acordo com matéria divulgada no portal G1 (www.g1.globo.com/turismo-e-viagem), por enquanto, só podem entrar no país os visitantes vacinados de Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile, que terão que respeitar algumas exigências: 1 – apresentar o comprovante de vacinação completa com, pelo menos, 14 dias a partir da segunda dose, independentemente da marca da vacina; 2 – apresentar um teste RT-PCR realizado até 72 horas antes da viagem e um teste antígeno no ponto de entrada ao país (entre o 5º e o 7º dia depois da chegada à Argentina, deverá apresentar um novo teste PCR); 3 – quem não tiver o esquema completo de vacinação, incluindo os menores de idade, ficará isolado numa quarentena obrigatória, além de precisar realizar todos os testes mencionados; 4 – os exames não serão mais obrigatórios quando a Argentina atingir 50% da população vacinada. Atualmente, o país tem 44,8% da população com as duas doses. As mesmas exigências são feitas para cruzar a fronteira terrestre.

Segundo reportagem da agência RFI, repercutida pelo G1, as companhias aéreas ainda não contam com tempo prévio suficiente para programar e comercializar voos. Das que atualmente mantêm voos entre Brasil e Argentina, a Aerolíneas Argentinas obteve autorização para duas frequências semanais entre Buenos Aires e São Paulo até 15 de outubro. Foi pedida autorização para três voos semanais ao Rio de Janeiro em novembro e quatro em dezembro. A Latam só foi autorizada a realizar cinco voos nos dias 2, 4, 8, 10 e 15 de outubro entre São Paulo e Buenos Aires. A Turkish Airlines só voará nos dias 5 e 12 de outubro entre Buenos Aires e São Paulo. Ainda segundo a RFI, as companhias brasileiras Azul e Gol continuam sem voar a Buenos Aires. A Gol só pretende retomar os voos em dezembro.

O que dizem os especialistas?

“Nela vou apresentar as bases para a precificação de serviços que se ancoram no intangível e como aplicá-las para chegar ao preço justo e desejado do seu serviço. Tudo isso baseado na minha experiência de mais de oito anos desenvolvendo experiências. Eu vou abrir como eu faço, meus erros e aprendizados”. (Da professora e pesquisadora de turismo Larissa Almeida, que também é conselheira e co-fundadora da Recria – ‘Rede de Turismo Criativo’ e autora do Livro “Turismo Criativo – uma viagem por cultura, encontro e experiências”, sobre a realização, no dia 14/10, da Masterclass: Como precificar uma experiência).


Sobre o autor da coluna:

  • ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.
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