Turismo
Coluna JPS Turismo & Eventos
Edição 26 – Sábado, 21 de agosto de 2021.
TURISMO, ENFIM A RETOMADA!
– Ainda em 2020 – em plena pandemia e quando o país ainda discutia a compra de vacinas e via aumentar consideravelmente o número de contaminados e mortos pela terrível doença – pessoas físicas e jurídicas do segmento de turismo, preocupadas com a busca de uma futura retomada segura da atividade, iniciavam, em conjunto com o Ministério do Turismo, um movimento denominado à época de SUPERA TURISMO (www.movimentosuperaturismo.com.br). E a criação desse movimento de âmbito nacional – devido à importância social, cultural, econômica e ambientação do setor para o desenrolamento sustentável no pós-covid-19 – seu deu diante da necessidade de preparar o pais para superar o momento difícil, com a divulgação de viagens de forma compartilhada e com o maior número de pessoas engajadas. Também de orientar os viajantes sobre cuidados nas viagens e, principalmente, ajudar a restabelecer a empregabilidade e a renda de milhares de colaboradores do turismo no Brasil.
A chegada de 2021 e o início da vacinação no Brasil, propiciou a adoção de um novo “movimento” de RETOMADA DO TURISMO, dessa feita através de uma ampla aliança nacional que reuniu o poder público, a iniciativa privada, o terceiro setor e o Sistema S, sob a coordenação do Ministério do Turismo, dessa feita, para mitigar os efeitos negativos causados no setor, em decorrência da pandemia da Covid-19. Esse novo movimento, por meio de normativa do Ministério do Turismo instituiu, à época, os núcleos de atuação e parâmetros para desenvolvimento de programas, projetos e ações para a retomada, organizados considerando quatro eixos de atuação: preservação de empresas e empregos no setor de turismo; melhoria da estrutura e qualificação de destinos; implantação dos protocolos de biossegurança; e promoção e incentivo às viagens. E, para que esses “eixos” instituídos lograssem êxito, foram elencados alguns parâmetros que foram rigorosamente seguidos até 31 de julho de 2021. Foram eles: considerar os protocolos de biossegurança para os prestadores de serviços turísticos, turistas e comunidades receptoras; incentivar a conduta responsável de cada indivíduo, como prevenção à disseminação da Covid-19; incentivar as viagens pelo Brasil, em especial as viagens a lazer, de forma responsável e segura; definir medidas para a retomada do turismo de negócios e eventos, como feiras e congressos e convenções; e adotar medidas para melhor distribuição de turistas pelo país, priorizando o turismo em áreas naturais.
Enquanto caminhavam de forma exitosas os movimentos de Retomada do Turismo no Brasil, em maio deste ano foi lançada a campanha “TODO BRASIL É TURISMO”, também com abrangência nacional, através do G20 – que reúne as principais entidades de Viagens e Turismo do país -, e com apoio do Cemd-FGV (Centro de Estudos em Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas). O objetivo da campanha foi o de valorizar o trabalho da cadeia produtiva do Turismo, que mostrava resiliência diante da crise, mas que dependia, naquele momento, do apoio do poder público em vários aspectos, para ter fôlego e seguir em frente.
Outra ação importante nesta luta pela retomada da atividade turística no Brasil partiu da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, serviços e Turismo), juntamente com SESC e SENAC, além das mais representativas entidades nacionais dos diversos segmentos da cadeia produtiva do turismo que, em junho deste ano, lançaram o Projeto VAI TURISMO – RUMO AO FUTURO, uma ação com o objetivo de integrar e conectar instituições para recomendar políticas públicas que estimulassem o desenvolvimento sustentável de destinos turísticos brasileiros. Um processo participativo que envolveu a elaboração de estudos preliminares de benchmarking (processo de avaliação de uma empresa em relação à concorrência, por meio do qual se incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou se aperfeiçoa os seus próprios métodos), além de encontros e oficinas virtuais com atores da cadeira produtiva do turismo em todos os estados brasileiros e no Distrito federal, levando em conta, inclusive, as características e peculiaridades regionais. Por fim, o projeto vem formulando com sucesso, orientações aos poderes executivos de cada estado e no âmbito nacional sobre estratégias, necessidades e políticas públicas mais consistentes para o turismo.
Também em junho deste ano, já como sintoma do avanço positivo dos movimentos de retomada do turismo no Brasil, o MTur (Ministério do Turismo), através do seu site oficial (www.gov.br/turismo), divulgava balanço do setor área no Brasil mostrando que o mês de maio já poderia ser considerado como um marco dessa recuperação. O balanço indicava que após a alta no número de assentos ocupados nas três principais empresas aéreas que voam pelo Brasil, os aeroportos também apresentaram bons números para o segmento, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que apontavam uma movimentação com uma alta de cerca de 39%, em relação a abril. E isso significou que pelo menos cerca de 1,1 milhão de pessoas a mais usou o transporte aéreo no país. À época, entre os aeroportos mais movimentados do país, estavam os de Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Brasília (DF), RECIFE (PE) e o de Congonhas (SP), respectivamente. O terminal pernambucano, por exemplo, ampliou em 20% o volume de passageiros no mês de maio na comparação com abril. Além disso, o estado foi responsável pela operação de um dos voos mais procurados do País no acumulado de janeiro a maio (Guarulhos/Recife). Outro que apresentou uma alta representativa foi o de Viracopos, que aumentou em 15% o número total de viajantes, segundo a administradora do terminal. E esses números de maio, que trouxeram otimismo para o segmento, também se refletiram em junho e julho em aeroportos como o de Maceió(AL) que ampliou de 18 para 25 voos diários e o de Belo Horizonte(MG), que até o final de julho contabilizava 470 mil passageiros que passaram pelo aeroporto.
Finalmente, corroborando esta matéria que faz um relato positivo acerca da retomada da atividade turística no Brasil – durante esta semana que termina, mais precisamente no dia 17/08, o portal do Diário do Turismo (www.diariodoturismo.com.br), através da jornalista Patrícia Campos – traz uma informação que confirma o viés de crescimento da atividade turística no Brasil. A matéria informa que o novo boletim mensal da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), contém uma pesquisa realizada em parceria com a UP Soluções, envolvendo os associados. Com resposta de 72% deles, a pesquisa trouxe resultados bastante animadores para o trade. Os dados compilados pela UP Soluções demonstrou que as compras de passagens aéreas, pacotes ou hotelaria não apresentaram um planejamento, foram realizadas em prazos curtos, entre a semana e no máximo dois meses. Além disso, a pesquisa também constata que as vendas sazonais, como férias, em comparativo aos dados históricos do setor, teve baixa de 16% neste ano, em contraponto ao aumento de 12% nas vendas de períodos de “baixa temporada”. Todavia, segundo Mariana Figueiredo, vice-presidente da Braztoa, “as vendas na área do turismo sempre atingiram grandes patamares, chegando a até 50% do fluxo anual nos períodos de férias, principalmente escolares. A mudança desses números é resultado de um ano ainda atípico, em que a grande maioria das escolas retoma suas atividades neste mês de julho”, esclarece Mariana.
Outra constatação da pesquisa, mostra que 13% das vendas foram destinadas à grupos, enquanto 87% foram divididas entre passageiros individuais e famílias. Os destinos mais procurados são o Nordeste, com destaque para Salvador(BA), Fortaleza(CE) e Recife(PE), além de Gramado(RS), possivelmente pelo belo espetáculo de neve que o inverno proporcionou. Bonito(MS), Curitiba(PR) e Jalapão(TO) tiveram nesse período solicitação de informações. Os dados compilados pela UP Soluções demonstrou que as compras de passagens aéreas, pacotes ou hotelaria não apresentaram um planejamento, foram realizadas em prazos curtos, o que é um sinal de recuperação.
Outra boa notícia da pesquisa mostram os números referentes às viagens internacionais que também começam a subir. Das operadoras associadas, 94% já apresentaram vendas internacionais, sendo 71% das vendas para embarque no mesmo mês ou no mês seguinte. Números que, segundo Frederico Levy, vice-presidente da Braztoa, estão sendo possíveis devido a abertura de alguns destinos como Maldivas (um arquipélago no Oceano Índico, situado a sudoeste da Índia e do Sri Lanka e ao sul do continente asiático), que está no ranking atual de vendas internacionais, dividindo espaço com Cancun (cidade localizada ao noroeste da Península de Yucatán, no estado de Quintano Roo, no México), Punta Cana (faz parte do distrito municipal de Punta Cana-Bávaro-Verón-Macao, em La Altagracia, a província mais oriental da República Dominicana) e Dubai (é a maior cidade e emirado de mesmo nome dos Emirados Árabes Unidos – uma federação de monarquias absolutas hereditárias árabes). A América do Sul, além de França e Itália, no continente europeu, e Canadá, na América do Norte, também começam a despontar nas vendas já que começam a reabrir suas fronteiras.
A pesquisa, portanto, traz a certeza de que o setor está caminhando para o reaquecimento, principalmente com a vacinação atingindo uma grande população, que resultará na segurança de poder realizar viagens, que sempre foi e será um dos objetivos dos brasileiros.
VAI COMEÇAR – A ExpoVivências (Feira Nordeste de Turismo Criativo) tem início na próxima quarta-feira 24 e vai até a quinta-feira dia 26/08. O esperado evento virtual promete o conhecimento de vivências encantadoras ao conectar o participante ao universo do Turismo Criativo. Sendo a primeira feira sobre o segmento no Brasil, a EXPOVIVÊNCIAS vai oferecer oficinas e palestras voltadas às iniciativas de turismo criativo e às empresas de turismo convencional. Além das palestras e oficinas, o evento também vai proporcionar visitas on-lines à exposição de Produtos e Roteiros dos empreendedores e à Rodadas de Negócios, agendadas previamente, com detalhamento dos interesses e proporcionando conexões entre fornecedores e compradores.
Segundo a pesquisadora, escritora e especialista em turismo criativo Larissa Almeida, trata-se de uma ótima oportunidade para fazer negócios e trocar experiências. “A EXPOVIVÊNCIAS, a primeira feira de Turismo Criativo do Brasil, oferece oportunidades exclusivas de geração de negócios nos setores de turismo e economia criativa, com experiências encantadoras e autorais do Nordeste brasileiro”, comemora Larissa.
Para realizar a inscrição como patrocinador, expositor ou simplesmente como visitante, acesse o site: www.expovivencias.com.br.
A EXPOVIVÊNCIAS é uma realização do @recifeconvention, @recriabrasil e @abavpe, sendo 100% digital e com visitações gratuitas. Participe!
FORTALECIMENTO DO ENOTURISMO – Para a indústria vinícola, o Enoturismo é uma forma de construir relações com os clientes que podem experimentar e conhecer os produtos em sua essência. Também conhecido como Turismo de Vinhos ou Turismo Enológico, o segmento teve sua origem em meados da década de 1980, no continente Europeu. Aqui no Brasil, o Estado da Bahia tem dado significativo apoio à indústria vinícola e, com isso, contribuído para o crescimento do turismo na região do Vale do São Francisco e, de alguma forma, também beneficiando o vizinho Estado de Pernambuco que também possui um bom parque de produção de vinhos especialmente na região de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.
Com esse objetivo, e de fortalecer os investimentos na região e aumentar o fluxo turístico, um grupo formador por 12 produtores de vinho de Santa Catarina, liderados pelo vice-governador e secretário de planejamento do Estado da Bahia, João Leão, esteve em visita ao vale e médio São Francisco baiano (no final de semana 14 e 15/08) para conhecer oportunidades de investimentos e o potencial produtivo das regiões. Os empresários representavam as vinícolas Floreti, Santa Augusta, Sam Michele, Girola e Panceri.
Dentre outras visitas à região, a comitiva esteve no município de Casa Nova, onde visitou as instalações da GrandValle, empresa dedicada à produção de vinhos de mesa, sucos, geleias e frutas in natura e a Vinícola TerraNova, do Grupo Miolo, que se dedica à produção de espumantes, vinhos jovens e frutados e suco de uva. “Os investidores ficaram entusiasmados e tenho certeza que virão investir no estado. Eles voltam para casa, vão dialogar com os sócios e em breve sentaremos com novamente, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, inclusive, para darmos prosseguimento nas tratativas”, comemorou o vice-governador João Leão. (Texto com base em matéria publicada no site: www.bahia.ba).
MAIS …
GUIAS – O Centro de Inclusão de Arcoverde, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Turismo e Eventos, está disponibilizando um curso de caráter informativo e de alcance regional para “Guias de Turismo”, cujas inscrições já se encontram abertas desde a última terça-feira dia 17/08. Com duração de 02 meses, o curso é oferecido à pessoas que possuam a partir de 15 anos de idade e tenham o ensino Fundamental Completo. Para se inscrever é necessário xerox de RG, CPF, comprovante de residência e 01 kg de alimento que será destinado a famílias carentes, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Segundo informações da jornalista Amanda Oliveira, através do seu Blog Falando Francamente (www.blogfalandofrancamente.com), o curso objetiva fornecer ao aluno a necessária aptidão à realizar a recepção, condução, orientação e assistência à pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens em âmbitos local e regional, com informações sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos das localidades visitadas, além de apresentar e a organizar roteiros e itinerários turísticos básicos.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico Turismo e Eventos do Município, Antônio Gibson (Bibo Baiaca), o curso será ministrado por professores com comprovada expertise no assunto e acontece num período em que o pais, e de forma especial Arcoverde e região, começam a retomar às atividades e, dentre estas, a atividade turística. “Tenho certeza que essa volta, que começa a acontecer com o avanço da vacinação, fará crescer a demanda por esse nicho de guias de turismo e, no caso de Arcoverde, vamos fornecer esse curso que irá melhorar os conhecimentos e habilidades dos interessados em apresentar aos turistas e visitantes nossos atrativos culturais e naturais”, destacou o Secretário.
O curso será presencial e acontecerá no horário da noite, às terças e quartas-feiras, entre 19 às 22h, com início previsto para o próximo dia 24 de agosto. Os interessados poderão fazer suas inscrições no antigo Centro de Cultura, localizado na Avenida Pedro Segundo, s/n° das 08 às 15h. Para maiores informações ligar para (87) 3821-9019.
FORTALECER A MÚSICA AUTORAL – É o objetivo do projeto ARCOVERDE EnCANTA ARCOVERDE, iniciado no dia 06 de agosto, tendo como palco o Centro de Gastronomia e Artesanato de Arcoverde (CGA). E a iniciativa já começa a chamar a atenção do público, que tem, às sextas-feiras, comparecido em grande número para apreciar a boa música produzida em Arcoverde. O sucesso do ARCOVERDE EnCANTA ARCOVERDE tem como base uma sólida parceria firmada entre o Poder Público Municipal e a Sociedade Civil, juntando nesta empreitada as Secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município; o SESC e o COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde.
Segundo informa o site do COCAR (www.coletivococar.blogspot.com), a curadoria do projeto é de responsabilidade do coletivo, a partir dos artistas integrantes do MAMA – Movimento Arcoverdense de Música Autoral. O SESC entra com o apoio financeiro para pagamento de cachês e à Secretaria de Cultura cabe a articulação da parceria e a produção das apresentações musicais. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Eventos disponibiliza o espaço para funcionamento noturno, com serviços de limpeza e segurança.
A programação do ARCOVERDE EnCANTA ARCOVERDE, iniciada no dia 06/08, segue com as seguintes apresentações até a sexta-feira dia 24/09, a saber: 27/08 – Nix La Marge, 03/09 – O Mago RM, 10/09 – Leandro Vaz, 17/09 – Lula Moreira e 24/09 – C*zar.
O CGA – Centro de Gastronomia e Artesanato, local escolhido para as apresentações do projeto ARCOVERDE EnCANTA ARCOVERDE, trata-se de um dos principais atrativos de turismo cultural, gastronômico e de lazer da cidade, inaugurado no final da gestão passada (Madalena Britto) e que na atual gestão do Prefeito Wellington Maciel é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Eventos. O equipamento turístico fica localizado no centro da cidade, onde são abrigados artesãos e estabelecimentos gastronômicos, contando ainda com excelente infraestrutura para apresentações artísticas e culturais.
QUINZENA CULTURAL – Após sua reinauguração no sábado dia 14 de agosto deste ano, o MUSEU DO BOI DE ARCOVERDE, lança um evento que será realizado a cada quinze dias a partir do próximo dia 04 de setembro (sábado), às 19h. Trata-se da QUINZENA CULTURAL que, como primeira atração, contará com a presença do Maracatu Raízes do Sertão comandado pelo Mestre Valderlan Alves, que também preside a Associação Cultural Raízes do Sertão e coordena o grupo de matizes africanas Oba Aiyê e o grupo de Coco Eremim. Segundo o Coordenador do Museu do Boi e Presidente da Associação Cultural Boi Arcoverde, Alan da Silva (Allan Shymytty), “o projeto Quinzena Cultural visa tornar o pátio do Museu do Boi um polo cultural com apresentações de diversos segmentos artísticos, além de proporcionar intercâmbio cultural entre artistas locais e incentivar o comércio de bares lanchonetes e ambulantes da Praça da Bandeira”. Ainda segundo o coordenador do museu, as próximas “quinzenas culturais” já estariam programadas para acontecer nos dias 18/09 e 02, 16 e 30/10 e que as atrações serão sempre anunciadas na semana anterior à realização do evento.
SAINDO DO FORNO...
PERNAMBUCANDO NO SERTÃO!
– SAINDO DO FORNO da “fábrica” de produções do Programa Bora Pernambucar mais uma atração do Conexão Municípios. A produção da vez traz à cena, na próxima quinta-feira dia 26 de agosto, a partir das 16h, um FAMTOUR VIRTUAL que reúne três importantes municípios do Alto Sertão de Pernambuco – SALGUEIRO, SERRITA e EXÚ.
SALGUEIRO é conhecida como “Capital do Sertão Central de Pernambuco” e originou-se da antiga Freguesia de Santo Antônio do Salgueiro. Distante 512 km do Recife, a cidade possui uma boa estrutura turística e belos atrativos naturais e culturais. SERRITA, a “Capital do Vaqueiro”, também está localizada no Sertão Central e fica a exatos 538 km da capital do Estado de Pernambuco. É conhecida mundialmente pela realização da emblemática Missa do Vaqueiro. EXU, terra do imortal LUIZ GONZAGA, o Rei do Baião, está encravada no Sertão do Araripe pernambucano e distante 618 km do Recife. A origem do seu nome tem duas versões: a primeira diz respeito a possível existência, no local, de uma tribo “Ançu” da nação cariri e a segunda, de que poderia ter surgido de um tipo de abelha de ferrão conhecida como “Inxu”. Pelo visto, as três cidades têm muita história pra contar.
Segundo Graça Novaes, coordenadora do Programa Bora Pernambucar, “esse famtour virtual está imperdível, pois reserva aos participantes muita história, edificações importantes, museus, artesanatos em couro, comunidades quilombolas e muito mais atrações que contam um pouco da tradição histórica e cultural de Pernambuco”.
Os Famtours Virtuais são produzidos pelo BORA PERNAMBUCAR, um consagrado e exitoso programa de responsabilidade da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer (SETUR-PE) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR). Esta edição envolvendo os municípios de Salgueiro, Serrita e Exu, vai ao ar na próxima quinta-feira dia 26 de agosto, a partir das 16h, e é destinado à secretários e dirigentes municipais, agentes de viagens e turismo, guias e condutores de turismo, estudantes, professores e profissionais de turismo em geral. Para se inscrever, acesse o link: https://forms.gle/xoLEqUjrqvAdPJW49.
ATENÇÃO: o link de acesso, através do google meet, será enviado para os e-mails dos inscritos momentos antes do início do famtour virtual.
O que dizem os especialistas?
“Meu encontro com o turismo criativo foi avassalador. Sempre tive o sonho de conectar culturas e saberes. Minha utopia é um mundo sem barreiras, onde o centro e a periferia não são referências, mas interconecções. Um mundo no qual as pessoas se encontram e se reconhecem como parte de um todo, um mundo em que saberes diversos são valorizados”. (De LARISSA ALMEIDA, pesquisadora, professora e especialista em turismo; conselheira da Recria e autora do livro Turismo Criativo – uma viagem por culturas, encontros e experiências).
Sobre o autor da coluna:
– ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.