Turismo
Coluna JPS – Turismo & Eventos
Edição 25 – Sábado, 14 de agosto de 2021.
DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES
– A Fundação Getúlio Vargas (FGV), com base em conceito da União Europeia, define cidades inteligentes (Smart Cities) “como sistemas que envolve pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida”. Ainda segundo a definição da FGV, esses fluxos de interação são considerados inteligentes por fazer uso estratégico de infraestrutura, de serviços, de comunicação e de gestão urbana para dar respostas às necessidades econômicas e sociais da população. Cidades inteligentes, portanto, são aquelas com políticas públicas ativas que utilizam a tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos mais eficientes, envolvendo serviços que são demandados diretamente à população, como segurança pública, sustentabilidade, transporte e soluções integradas envolvendo educação, planejamento e transparência. Mas não apenas através do desenvolvimento tecnológico, pois, o conceito de Smart Cities vai além e seus “tentáculos” atingem áreas como a do desenvolvimento do capital humano, economia, meio ambiente, governança, planejamento urbano e, dentre outros, o TURISMO.
Do conceito de CIDADES INTELIGENTES, surge o conceito de DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES, cujo principal objetivo é causar impacto positivo no turista se utilizando de importantes pilares como governança, tecnologia e desenvolvimento sustentável. E um destino turístico pode ser considerado “inteligente”, segundo vários analistas e especialistas do setor, quando consegue agregar “serviços interativos, utilização de dispositivos e agentes inteligentes; comportamento criativo, inteligência coletiva, capacidade inovadora, monitoramento, medição e integração”, ações que podem gerar mão de obra de alto valor agregado e atrair investimentos. Portanto, para que um destino turístico seja considerado de fato “inteligente”, faz-se necessário ampliar sua capacidade de olhar para as mudanças que estão acontecendo no mundo e entender como utilizar os recursos humanos e a tecnologia para ter velocidade, agilidade e alcance para atrair e fidelizar o turista, antes, durante e após sua visita ao destino.
No Brasil o Ministério do Turismo (MTur) lançou no em abril deste ano (tratamos desse assunto aqui na coluna, na edição nº 24 publicada em 24 de abril), sua campanha de adoção dessa política pública de “Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)”, fazendo o anúncio através de uma videoconferência realizada no dia 22/04 ancorada pelo Ministro Gilson Machado Neto e que envolveu representantes das primeiras dez cidades brasileiras que, à época, iriam fazer parte do projeto-piloto a ser conduzida pela pasta. Na ocasião foram escolhidas duas cidades representando cada uma das cinco regiões do Brasil: Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte); Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Campo Grande/MS e Brasília/DF (Centro-Oeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); e Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste). Antes, em janeiro, o MTur já havia firmado uma parceria com o instituto argentino Ciudades Del Futuro (ICF) e com a Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas (SEGITTUR), da Espanha, instituições pioneiras no segmento. O objetivo da parceria foi promover e estimular o desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes no Brasil, transformando cidades turísticas em destinos que possibilitem experiências inovadoras e únicas aos visitantes, através de estratégias que considerem as especificidades regionais.
Atualmente esse trabalho vem rendendo frutos e as cidades escolhidas já estão passando por um diagnóstico – iniciado em julho deste ano – que vai apontar uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local de forma inovadora e interativa, além de propiciar capacitação dos gestores locais do setor de turismo. A partir daí, segundo informação do MTur, os municípios irão definir os seus cronogramas de implantação com base nos resultados das avaliações que serão realizadas de acordo com as principais necessidades e possiblidades de cada um. E tudo isso reunido, irá determinar o potencial de cada um para o crescimento do turismo através de destinos inteligentes, que consigam transmitir experiências inovadoras e únicas, oferecendo destinos mais competitivos e atraentes.
E se esse processo ainda está num estágio inicial no Brasil, como os demais municípios brasileiros já poderiam ir se preparando para, num futuro não muito distante, poder se transformar num “destino turístico inteligente”? Começando a se programar e passar a adotar políticas públicas que poderíamos chamar de “Programas de Turismo Inteligente”, cuja primeira ação concreta seria o de realizar um completo inventário da oferta turística do município (assunto tratado na coluna da semana passada, a de nª 24), passo inicial para que o município possa obter o seu plano estratégico de turismo e desenvolver sua capacidade de se transformar em atrativo turístico. Atingindo esse primeiro patamar, integrar e reunir os principais atrativos, agregando-os e conectando-os de forma inteligente, através de estruturação e publicidade, além do desenvolvimento de parcerias com municípios vizinhos e com objetivos turísticos convergentes.
Analisando o caso específico de Arcoverde que já conta com seu inventário (atualmente em processo de atualização) e que dispõe de uma boa estrutura hoteleira e gastronômica que fornece uma base relativamente sólida para que o turista possa, a partir de uma boa acomodação e alimentação, ter o estimulo necessário para participar das visitas aos atrativos turísticos culturais e naturais disponibilizados no âmbito do município, já se tem um caminho pavimentado para que o destino possa ter uma política de turismo considerada inteligente. Para tanto, faz-se necessário, inicialmente, uma ampla campanha de marketing e publicidade e, nesse sentido – já que a propaganda é alma do negócio -, precisa-se investir ainda mais na estruturação e organização do turismo com fotos e imagens bem produzidas que ressaltem os atrativos da cidade para divulgação e distribuição em locais estratégicos como hotéis, pousadas, restaurantes, consultórios e clínicas médicas, além de centros culturais e de atendimento ao turista, inclusive através de plataformas digitais (Turismo Conectado).
Além dessa ampla campanha de marketing e divulgação, é importante que o município possua um ou mais CAT’s (Centros de Apoio ao Turista), integrado a algum equipamento turístico importante. No caso de Arcoverde, com a possível implantação de um, em curto prazo, no Centro de Gastronomia e Artesanato (inaugurado no final da gestão da Prefeita Madalena Britto) e outro, em médio ou longo prazo, no futuro complexo turístico e cultural do Samba de Coco a ser implantado no Alto do Cruzeiro (projeto de requalificação do mirante e instalação de um memorial além de um pátio para eventos, aprovado através de emenda parlamentar do ex-deputado João Fernando Coutinho e em processo de liberação pelo Governo Federal). Além dos CAT’s, atingir esse objetivo (turismo inteligente) também passa pela otimização do formato de divulgação do roteiro/guia do potencial turístico, com o formato digital [site, e página do face dedicada ao turismo], e impresso [livreto ou folder], para distribuir em hotéis pousadas, nos CAT’s, e nos eventos, que englobam as áreas: turismo de eventos + estrutura de praças e lazer + Hotelaria & Gastronomia + Cultural & Artesanato + Religioso + Natural ecológico + Marketing e publicidade, dentre outros nichos.
Finalmente, também é importante e necessário implantar políticas públicas de Turismo Natural, diante da proximidade de locais com apelo de turismo de natureza como o vale do catimbau, na vizinha cidade de Buíque, também considerando que Arcoverde conta com seus próprios recursos que são pouco explorados. A ideia seria mapear áreas para camping, escalada, rapel, trekking e trilhas ecológicas, organizando e inserindo no roteiro turístico (Caminhos da Caatinga e Serras e Mirantes de Arcoverde). Constituir Trilhas Ecológicas, aproveitando e explorando, com responsabilidade ecológica, caminhos e trilhas que já são usados por ciclistas e existentes na zona rural, por exemplo, caminhos que levam até o CEDEC (Centro de Educação e Desenvolvimento Comunitário, mantenedora do Santuário da Divina Misericórdia) e que poderia ser denominado de “Trilha da Misericórdia” ou até estendendo-a à vizinha cidade da Pedra, pela região sudeste da zona rural do município. Essas trilhas poderiam estar mapeadas e catalogadas no roteiro turísticos. Revitalização do mirante do Belvedere, na parte leste da BR 232 e com vista da região leste e central da cidade de Arcoverde, que também fica próximo de três importantes serras da cidade. O mesmo, ao ser revitalizado, seria integrado ao Roteiro Turístico Serras e Mirantes de Arcoverde e, pela sua proximidade à BR 232, no entorno do mesmo, poderiam ser instaladas barraquinhas para venda de gastronomia típica da região, além de artesanato e souvenires, além da colocação de totens com informações do turismo da cidade e, de forma especial, do turismo natural, tudo dentro do contexto da sinalização dos atrativos turísticos do município. Ainda dentro deste contexto, colocar informações turísticas nas principais Praças e Logradouros existentes na cidade, além de apoiar e promover cursos para definir a “identidade artesanal de Arcoverde (“um artesanato pra chamar de seu”), dentre outras ações para promover o turismo local de forma inovadora, criativa e INTELIGENTE.
Atualmente, a gestão do Prefeito Wellington Maciel, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Eventos (Secretário Antônio Gibson Siqueira), vem realizando um “projeto-piloto” de turismo inteligente num dos principais atrativos turísticos de Arcoverde que é o Centro de Gastronomia e Artesanato – CGA (antigo prédio do açougue público). Segundo informações do Secretário, em curto prazo serão instalados no local um CAT (Centro de Apoio ao Turista) – totalmente informatizado – e disponibilizado internet grátis. Além dessas ações, planeja-se promover no local, festivais e circuitos gastronômicos; exposições de arte e outras que incentivem a consolidação do equipamento como atrativo turístico inteligente. Uma das ações já em atividade – possível devido à queda nos índices de contaminação da covid-19, porém, se utilizando dos cuidados sanitários – é a realização, às sextas-feiras em parceria com o COCAR (coletivo cultural de Arcoverde), do “Happy Hour” com apresentação de atrações artísticas e culturais de Arcoverde e região, através do MAMA – Mostra Arcoverdense de Música Autoral.
INVESTINDO NO TURISMO – Com mais de 60 projetos cadastrados em várias regiões do Brasil, a exemplo do Balneário Camboriú (SC), Praia de Carneiros, em Pernambuco, e Brasília (DF), o Portal de Investimentos do Ministério do Turismo (MTur), lançado oficialmente em junho deste ano, já pode ser considerado um case de sucesso cuja plataforma busca atrair recursos privados objetivando fomentar negócios em pelo menos 20 estados brasileiros, envolvendo aportes em torno de R$ 23 bilhões (US$ 4,5 bilhões) e com estimativa de gerar 118 mil empregos.
Na região sul do pais, no Balneário Camboriú (SC), o investimento é em um porto para navios de cruzeiros com entretenimento múltiplo, alvo de US$ 100 milhões em investimentos e que pode gerar cinco mil empregos. No Nordeste, um dos destaques é a construção de um resort na Praia de Carneiros, em Pernambuco, com investimentos previstos de US$ 100 milhões. Já Brasília (DF), na região Centro-Oeste, abriga um projeto de aproveitamento da área do Estádio Nacional da capital federal. Além do local, a Arena Boulevard, que engloba aportes de US$ 200 milhões e a possibilidade de geração de cinco mil empregos. Além de investimentos em outras regiões como Maricá (RJ), no sudeste e Marituba (PA), na região norte, dentre outras Brasil afora.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, estimula o cadastramento de mais oportunidades e destaca o grande potencial do Brasil de cativar o interesse de investidores. “Temos vários exemplos da atração pelo país, como o leilão de aeroportos, que garantiu investimentos de mais de R$ 6 bilhões, e a construção de 147 hotéis no Brasil. A meta é expor variadas chances de negócios, com reflexos altamente positivos na geração de emprego e renda”, observa.
O Portal de Investimentos do Ministério do Turismo, disponível nas versões em inglês e espanhol, faz parte da estratégia de transformação digital do governo federal. Permanentemente atualizado, o sistema indica projetos divididos por segmentos como aventura, ecoturismo, negócios e eventos. O site possui, ainda, uma área que proporciona acesso ao Guia do Investidor, com informações e orientações para este público. (Com informações de André Martins da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo – https://www.gov.br/turismo).
HOTELARIA EM DESTAQUE – Um grande evento online e gratuito reunirá nomes dos segmentos luxo, lazer e corporativo da hotelaria, no próximo dia 17 de agosto (terça-feira), às 15 horas: o evento “EQUIPOTEL CONEXÕES” recebe conceituados nomes do universo hoteleiro para um bate-papo sincero e leve sobre os caminhos que o setor percorreu por conta da pandemia. É o que nos informa o Jornalista Paulo Atzingen, em matéria publicada no Jornal do Turismo – DT (www.diariodoturismo.com.br), o maior e mais atualizado jornal online especializado em turismo e eventos no Brasil.
O Webinar “Retomar é preciso, liderar Também” objetiva proporcionar uma conversa repleta de dados de mercado, desafios e oportunidades para uma retomada lucrativa e duradoura. O encontro vai contar com a presença dos seguintes profissionais: Gabriela Otto; embaixadora de conteúdo da Equipotel e CEO da GO Consultoria e presidente da HSMAI Brasil; Antônio Dias: diretor Executivo do Royal Palm Hotels & Resorts; Cincinato Lui Cordeiro: CMO (diretor de Vendas, Distribuição e Marketing) da Slaviero Hotéis e Ulisses Marreiros: gerente Geral Copacabana Palace, a Belmond Hotel.
PARTICIPE:
Anote na agenda: dia 17/08 (terça-feira) às 15 horas.
Para quem trabalha com hotelaria, estudantes e profissionais de turismo em geral, acesse o link https://bit.ly/3l4OCEd, inscreva-se gratuitamente e garanta sua participação.
MAIS …
PATRIMÔNIO CULTURAL – A SECULT-PE (Secretaria Estadual de Cultura) e a FUNDARPE (Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural de Pernambuco) anunciando através do portal oficial CULTURA.PE (www.cultura.pe.gov.br), a realização da 14ª edição da SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE PERNAMBUCO, previsto para acontecer – através das plataformas virtuais, ainda por conta das restrições provocadas pelas pandemia da covid-19 – no período de 16 a 24 de agosto deste ano.
Realizada desde 2008, a edição de 2021 terá como tema: “Estações do Patrimônio – redes, memórias e afetos” e tem como objetivo comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, que acontece em 17 de agosto. Além disso, o evento também objetiva abrir um canal para reflexão acerca das questões voltadas às políticas de preservação. “Em Pernambuco, temos o privilégio de possuir uma das maiores malhas ferroviárias no Brasil. Esse patrimônio nos conta grande parte de nossa história. Documentos textuais e iconográficos, assim como depoimentos das memórias afetivas da população apresentam-se como valiosos instrumentos para salvaguarda do Patrimônio Ferroviário de Pernambuco”, destaca o Marcelo Canuto, Presidente da Fundarpe.
A vasta e qualificada programação contempla 23 municípios pernambucanos e dentre eles o município de Arcoverde, que possui uma programação especial e específica no período de 17 a 24/08, com destaque para o dia 24, com apresentação às 14h e reprise às 20h30 do debate: “O Samba de Coco de Arcoverde e a Cultura Popular do Sertão” com a Mestra Severina Lopes, Amanda Lopes, Lula Moreira, Mestre Assis Calixto e o Mestre Cicero Gomes. O acesso ao debate será através do link – https://catimbau.minhawebradio.net/ ou por meio das redes sociais @culturape, canal no Youtube (youtube.com/secultpe) e no Portal Cultura.PE, onde, aliás, se acessa toda a programação da 14ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco.
AINDA SOBRE CULTURA – A Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco), divulgou no início da semana a lista com os pré-selecionados para o Concurso Nordestino de Frevo, com quarenta obras selecionadas nas categorias Frevo de Rua, Frevo de Bloco, Frevo Canção e Hino da Jaqueira, sendo dez para cada categoria (veja os pré-selecionados acessando o portal da fundaj – www.fundaj.gov.br). Agora a Comissão Julgadora vai se reunir para definir os vencedores do certame a lista deverá ser divulgada até o próximo dia 24, através do Diário Oficial da União e no site da Fundaj, inclusive o prazo para apresentação de recursos. Os prêmios aos vencedores serão entregues no dia 14 de setembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Frevo.
Segundo a Fundaj, mais de 270 candidatos, de sete estados do Nordeste do Brasil, se inscreveram no Concurso Nordestino do Frevo. Pernambuco foi o estado que liderou o número de inscrições com 256. Frevo Canção foi a categoria que mais recebeu propostas, com 92 composições, seguida por Frevo de Bloco de Frevo de Rua, com 79 cada, e o novo hino da Turma da Jaqueira Segurando o Talo, com 19 obras.
Dúvidas e informações sobre o festival podem ser acessadas através do e-mail disponibilizado: concursonordestinodofrevo@fundaj.gov.br .
VOANDO COM LIQUIDEZ – O Grupo Latam fechou o segundo trimestre de 2021 com liquidez disponível de US$ 2,3 bilhões, US$ 1,5 bilhão em caixa e US$ 800 milhões em linha de financiamento DIP comprometida, de acordo com matéria veiculada no site da revista Panrotas (www.panrotas.com.br) e assinada pelo jornalista Rodrigo Vieira.
De acordo com a matéria, apesar do impacto provocado pela pandemia na aviação, a companhia prevê melhores perspectivas para os próximos seis meses, de maneira que pretende atingir uma capacidade (ASK) acima de 50% até o fim do terceiro trimestre. Se confirmadas as previsões, o resultado representaria o nível mais alto de operação da Latam desde o início da pandemia.
No segundo trimestre, as receitas totais somaram US$ 888,7 milhões, o que implicou em uma queda de 62,5% em relação a 2019. As receitas com passageiros diminuíram 77,4%, e esse impacto foi parcialmente compensado por um aumento de 37,5% nas receitas com carga – ambos em relação ao mesmo período de 2019.
“As novas ondas da pandemia na região geraram um semestre complexo, que não nos permitiu continuar a recuperar a nossa operação como esperávamos”, avalia o CEO do Grupo Lata, Roberto Alvo. “No entanto, o progresso em nosso plano de reestruturação foi positivo. Além disso, mantivemos a nossa liderança global em pontualidade, aceleramos a nossa redução de custos, lançamos os nossos planos de sustentabilidade e inclusão e garantimos que os nossos passageiros voassem com conforto e segurança. Esperamos um segundo semestre mais ativo, pensando sempre em fortalecer o grupo e cuidar dos nossos clientes”, conclui Roberto Alvo.
SAINDO DO FORNO…
TURISMO DE PERNAMBUCO É LÍDER NO NORDESTE!
Em suas redes sociais, o Governador Paulo Câmara comemorando o fato de Pernambuco ocupar a liderança no Nordeste e a segunda posição no ranking nacional das atividades turísticas no primeiro semestre deste ano. Segundo o Governador, na pesquisa divulgada pelo IBGE o Estado teve alta de 19,6% no acumulado de janeiro a junho. Pernambuco ainda aparece pelo segundo mês com 85,6%, ficando atrás apenas de Goiás. Quando comparado apenas o último mês analisado, o aumento foi de 13% acima da média nacional, que ficou em 11,9%. “Esse número demonstra que estamos retomando o setor do turismo, com todas as nossas potencialidades, e gerando renda para o nosso povo. A expectativa é que nos próximos meses tenhamos resultados ainda melhores, à medida em que a imunização contra a Covid-19 avance em todo o País”, conclui o Governador Paulo Câmara.
VIVA O TURISMO DE PERNAMBUCO!!!
O que dizem os especialistas?
“O Brasil tem um enorme potencial de exploração turística, porém, no ranking mundial, o país ainda está em posição desfavorável. Como a gente faz para alavancar esse processo todo? É, sem dúvidas, em cima da tecnologia”. (De André Spindola, gerente nacional de atendimento setorial de serviços do Sebrae Nacional, em palestra no Seminário Brasil e Espanha de Inovação Tecnológica em Turismo.
Sobre o autor da coluna:
– ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.