Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Segunda-Feira, dia 23 de Setembro de 2024

Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 23 – Sábado, 31 de julho de 2021.

 

NO MUNICÍPIO DA PEDRA, TURISMO É PRIORIDADE!


– O Município da Pedra – localizado na mesorregião do agreste pernambucano, encravado na microrregião do Vale do Ipanema e que ao norte faz fronteira com o Sertão do Moxotó (distando apenas 18km de Arcoverde), é cortada pela BR 424 (inicia em Arcoverde, ao norte, e termina em Maceió, capital de Alagoas, à sudeste) e conta com aproximadamente 25 mil habitantes e 140 anos de história e tradição – já nasceu vocacionada para o TURISMO, pois a grande pedra que acolhe a cidade (historicamente conhecida como “lajeiro da Pedra” e tombada como Monumento Natural pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe), é, de fato, um espetacular Atrativo de Turismo Natural, sempre ali à vista de todos, “suplicando” para ser explorada e, de alguma forma, dar algum tipo retorno à cidade que nasceu aos seus pés. Seria como o Patrimônio Natural sendo utilizado para fomentar o turismo e, como uma via de mão dupla, provendo recursos para serem utilizados na sua preservação e manutenção, de forma sustentável.

E é exatamente essa postura que vem sendo adotada pela atual gestão municipal, à frente o bem avaliado Prefeito Júnior Vaz, que resolveu, assim que assumiu o governo em janeiro de 2021, “decretar” que, a partir daquele momento, o TURISMO passaria a ser prioridade no município. Uma de suas primeiras providências foi escolher a pessoa certa para o lugar certo. E, neste mister, o Prefeito Júnior Vaz deu o chamado “tiro certeiro”. Convidou Brivaldo Sampaio para ocupar o cargo de Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Turismo e Cultura – uma pessoa simples de gestos nobres, sempre muito educado e solícito. Nascido em terras de Muiraubi (Arcoverde em tupi-guarani) sob o signo de leão (tudo a ver), Sampaio, como é mais conhecido na região, “ralou” muito para chegar onde chegou. Foi comerciário (gerente de restaurantes e de clubes sociais), industriário do segmento de sorvetes e andou por este Brasil afora. Com formação em administração de empresas e pós-graduação em liderança e gestão de pessoas e em contabilidade pública, Sampaio se utilizou dessa base acadêmica sólida, especializando-se em consultoria empresaria e Executivo Coach e atuando ainda como professor universitário.

Assim que ocupou o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico Turismo e Cultura do Município da Pedra, Sampaio logo pôs a mão na massa e, como primeira tarefa – além de iniciar o planejamento para o Plano Municipal de Turismo (PMT) –, também colocou em prática um processo de diagnóstico completo do potencial turístico do município, dividindo esse trabalho em dois pilares, como, aliás, orienta os “manuais” das boas práticas turísticas: ATRATIVOS NATURAIS e ATRATIVOS CULTURAIS.


No primeiro nicho e aproveitando todo o potencial do município para os segmentos de turismo rural, ecológico, de aventura, de contemplação e de clima, dentre outros, catalogou e ativou sete trilhas existentes no município, com mais de 30 km de extensão e, dentre elas, a principal – a Trilha dos Reis –, que leva ao cume do “lajeiro da Pedra”. No contexto dessa trilha, a culminância é o “Rapel dos Reis” – atrativo de turismo de aventura, com 90 metros de pura adrenalina – na modalidade de rapel “positivo” (técnica em que os pés têm contato com parede durante a descida). Outros destaques das sete trilhas que estão sendo ativadas, a “Do Valério” e “Dos Dourados”, focam no turismo rural oportunizado acesso à belas e emblemáticas fazendas da zona rural do município (algumas centenárias), com casarões antigos que preservam suas arquiteturas originais, a exemplo da Horizonte Alegre que, pelo belo bioma típico da área (meio-agreste e meio-sertão), propicia paisagens da caatinga nativa. Locais onde ainda se pode obter aulas de equitação e banhos em lagos e açudes, alguns que, pelas suas dimensões, permitem passeios de barco e jet-ski. Nesses locais, também é possível encontrar pinturas rupestres e paisagens “simplesmente” deslumbrantes.
No nicho dos atrativos culturais, o trabalho vem sendo desenvolvido no levantamento do acervo cultural do município, na infraestrutura (equipamentos e serviços turísticos) e na formatação de um calendário de eventos. No primeiro, o apoio aos artesãos locais que apresentam um belíssimo trabalho em renascença, tricô, bordados, pinturas plásticas e esculturas em pedras e madeira, com uma peculiaridade típica do local. Também está sendo realizado o cadastramento dos grupos culturais, com destaques para o grupo de SIRIRI – uma dança típica e original da cidade da Pedra com mais de 150 anos de existência, numa tradição que vem, ao longo do tempo, passado de pai para filho – e a quadrilha junina “Os Fuzarqueiros”, também com muita história e tradição na cidade.

Outro setor que vem sendo trabalhado é o da gastronomia, dentro do contexto dos equipamentos e serviços turísticos que incluem as áreas de hotéis, pousadas, restaurantes, bares, lanchonetes, etc. Na gastronomia o destaque da cidade é para o segmento de sorvetes artesanais e pratos regionais como a feijoada, galinha à cabidela, carne de bode e outras iguarias. No setor de hotelaria, o município conta com alguns equipamentos, com destaque para a Pousada Jaqueira, um ambiente acolhedor que dispõe atualmente de trinta e dois leitos. Todavia, havendo demanda acima dessa capacidade de carga, a cidade da Pedra, pela sua proximidade com Arcoverde, pode dispor da vasta rede hoteleira da principal cidade da região.

Por fim, o levantamento do Potencial Turístico do Município detentor do “Maior Lajeiro do Brasil” (seu principal cartão postal), está concluindo seu CALENDÁRIO DE EVENTOS CULTURAIS que, se a pandemia da covid-19 der uma trégua e permitir, deverá ser oficialmente movimentado já a partir de janeiro de 2022.

Nele os destaques são: a Tradicional Festa de Reis, com início previsto para o dia 03 de janeiro e que é o principal e mais tradicional evento público do município. Na sequência vêm as tradicionais festas dos distritos e povoados; as Festas juninas – tradicionais na sede e nos distritos – e outros eventos também com demandas turísticas à exemplo da Festa da Juventude e da Cultura, da Festa de Nossa Senhora da Conceição, da festa cívica em comemoração à emancipação política, além de tradicionais cavalgadas e pegas de bois.
Recentemente, o município participou de forma exitosa, ao lado de Arcoverde e Venturosa, de um Famtour Virtual promovido pela Secretaria Estadual de Turismo e Lazer (SETUR-PE) e pela Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR) – dentro do contexto do Programa Bora Pernambucar – onde o Secretário Brivaldo Sampaio teve oportunidade de mostrar um pouco desses belos atrativos naturais e culturais, que relatamos nesta matéria, sendo, inclusive, o motivo de uma visita à cidade da Pedra de representantes da Apeturr – Associação Pernambucana de Turismo Rural, interessados em conhecer o trabalho que o município vem realizando no nicho de turismo natural e, possivelmente, firmar parcerias futuras.

Por tudo isso e muito mais, o Município da Pedra, em apenas sete meses, vem desenvolvendo um trabalho efetivo e eficiente no setor de TURISMO, preparando sua estrutura para transformar o município em médio prazo, um destino turístico consolidado. Portanto, pelo trabalho que vem sendo feito e que deve continuar e se aperfeiçoar cada vez mais, não tenho dúvida em afirmar que, atualmente, no Município da Pedra, TURISMO É PRIORIDADE.

AINDA SOBRE A PEDRA – A SMDETC (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Turismo e Cultura da Pedra) anunciando para o próximo dia 15 de agosto (domingo), mais uma edição da TRILHA DOS REIS, que culmina com a realização do principal atrativo da trilha – o RAPEL DOS REIS.
Consagrado atrativo de turismo de aventura do município essa nova edição da Trilha e do Rapel dos Reis (andou em stand by devido ao agravamento da pandemia da covid-19) traz de volta uma trilha de média intensidade que culmina com um rapel positivo (técnica em que os pés têm contato com parede durante a descida) com 90 metros de altura.

Para fazer sua reserva e saber mais detalhes, é só entrar em contato com a PedraTur (Marli Florência) através dos tels. (87) 999580292 e 991380002 (whatsapp) ou das redes sociais da Secretaria no Instagram, Facebook e YouTube.

PREFERÊNCIA NACIONAL? – Uma das principais matérias veiculadas no site do DIÁRIO DO TURISMO (o primeiro jornal diário sobre turismo no Brasil) nessa semana diz respeito à produção e consumo de vinho no Brasil, que vêm aumentado consideravelmente nos últimos anos e de forma especial durante a pandemia da covid-19. Estaria o vinho se transformando na bebida preferida do brasileiro?

Essa indagação pode estar sendo respondida através do resultado do relatório anual da Organização Internacional do Vinho (OIV), que revela que o consumo de vinho no Brasil cresceu 18,4% em 2020, em comparação com 2019, exatamente na contramão do mercado internacional, onde dados do relatório mostram uma queda de 2,8%.

Divulgado em abril deste ano, o documento mostra que a elevação do mercado de vinho brasileiro é a maior em 20 anos. No total, os brasileiros consumiram 430 milhões de litros no ano passado, o equivalente a 573,3 milhões de garrafas, considerando que em adegas e supermercados, as mais vendidas têm 750 ml. Além do mais, é importante destacar que o Brasil é um continente no que se refere a solos e climas. São 26 regiões produtoras em 10 estados, cada uma com suas particularidades.

Assim, é válido dizer que colhemos uvas sãs por aqui. Ou seja, no Brasil, as uvas têm estado no ponto ideal de maturação para cada tipo de vinho a ser elaborado, o que também significa que a última Safra foi uma vindima que uniu qualidade e volume. (Com informações do DT – diariodoturismo.com.br).

 

MAIS …

 

BOA NOTÍCIA – O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE) emitiu no início da semana (26/07), através da Presidência do Tribunal e da Procuradoria-Geral do Ministério Público de Contas (MPCO-PE), uma nova RECOMENDAÇÃO CONJUNTA (RC), com o número 005/2021, que altera a redação da RC nº 10, de 28 de setembro de 2020.

Na RC de 2020 – quando o Estado atravessava um momento crucial da pandemia da covid-19 e estava em curso o processo eleitoral para o Executo e Legislativo municipais – o TCE-MPCO recomendava aos titulares dos poderes Executivo, incluindo todos os seus órgãos e do Legislativo e Judiciário, a não realização de licitações, dispensas e inexigibilidades que tivessem por objeto à realização, à época, de festividades, comemorações, shows artísticos e eventos esportivos.

Nesta nova RC, o Tribunal de Contas do Estado considera que já existe um clima mais favorável para a volta dessas atividades culturais, turísticas e de lazer e entretenimento, devido ao processo gradual de retomada das atividades públicas e privadas e da necessidade de se priorizar gastos públicos para o “enfretamento da situação emergencial e dos efeitos desta decorrente, em especial no que concerne às pessoas mais carentes que já se encontram em processo de agravamento da precarização de sua cobertura social”, conforme destaca o texto da nova RC.

Diante, portanto, do novo “quadro” que se apresenta, a Recomendação Conjunta (TCE/MPCO-PE) nª 005/2001, em vigor a partir de 26 de julho, resolve recomendar que possam retornar à realização de licitações, dispensas e inexigibilidades que tenham por objeto festividades, comemorações e shows artísticos, desde que: I – destinadas à realização de atividades de grupos tradicionais da cultura popular de nosso Estado, a exemplo de caboclinhos, maracatus, bandas de pífanos, agremiações carnavalescas, trios de forró, pequenas bandas de forró, pequenos grupos de teatro e outros; II – destinadas à realização de atividades de artistas tradicionais da cultura popular de nosso Estado, a exemplo de cordelistas, cantadores e outros; ou III – que sejam financiadas com recursos repassados pelo Governo Federal nos termos da Lei Aldir Blanc e regulamentos estadual e municipais específicos.

Todavia, no § 1º, destaca que a realização desses eventos deverão ser priorizados os que: I – possam ser transmitidos pela internet ou disponibilizados por meio de redes sociais e de plataformas digitais ou meios de comunicação não presenciais; e II – observados o fiel e integral cumprimento dos protocolos e das demais determinações das autoridades sanitárias competentes, notadamente aqueles relacionados à aglomeração de pessoas e à limitação de capacidade do ambiente.
Esclarece por fim, através do § 2º, que os processos de licitações, dispensas e inexigibilidades, bem como nos pagamentos das despesas deles decorrentes, poderão ser dispensadas a apresentação da documentação de que tratam os arts. 28 a 31 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, relativa à habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira e regularidade fiscal e trabalhista.

REQUALIFICANDO – A semana começou com uma boa notícia para o TURISMO de Pernambuco. Em reunião com O Secretário Estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, e representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e da AD DIPER (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), na segunda-feira dia 26/07, o Governador Paulo Câmara anunciou o início das obras de REQUALIFICAÇÃO do Pavilhão de Feiras do CECON (Centro de Convenções de Pernambuco), em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Segundo matéria publicada pelo Diário de Pernambuco, a ordem de serviço que está orçada em R$ 1,7 milhão, incluem a recuperação e polimento do piso em concreto (totalizando 18.650 m²); recuperação e substituição de calhas técnicas (1.700m) e reforma dos banheiros com acréscimo de fraldário e da cozinha do mezanino do pavilhão. “Vamos fazer a reformulação do Centro de Convenções de Pernambuco para melhorar a infraestrutura e adaptar esse grande espaço para a retomada dos eventos, que vai exigir muito trabalho, precauções e protocolos, que já estão sendo pensados. Queremos que o Cecon esteja pronto e efetivamente adaptado à nova realidade que estamos vivendo em virtude da Covid-19”, destacou Paulo Câmara à reportagem do DP.

Ouvido pela reportagem do DP, o Secretário Estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, esclareceu que o espaço opera há 40 anos apoiando o trade turístico de Pernambuco e que, antes da pandemia, o pavilhão chegou a receber uma média anual de 32 eventos, com público médio de 300 mil pessoas. Ainda segundo o secretário, já em 2021 estão programadas oito feiras, dos mais variados segmentos, inclusive uma edição especial da Fenearte (Feira Nacional de Negócios do Artesanato), prevista para acontecer entre os dias 10 e 19 de dezembro. “Estamos bem confiantes com a execução das obras. Teremos tempo hábil para deixar o Centro de Convenções renovado para os primeiros eventos que acontecem em outubro. Ações como essa são importantes para a retomada das feiras de negócios que aquecem nossa economia, geram emprego e renda e movimentam toda a cadeia do turismo”, concluiu Rodrigo Novaes.

FESTIVAL ONLINE – O Portal de Jornalismo cultural Café Colombo vai promover, nos próximos dias 03 e 04 de agosto (terça e quarta-feira da semana que se inicia), entre 19 e 21h, o FESTIVAL PERNAMBUCO EM CENA, um evento on-line que irá reunir artistas e figuras da cena cultural do Estado de Pernambuco para debater e sentir cultural de múltiplas formas.

No primeiro ato (terça-feira dia 03), o festival apresenta uma mesa de debate sobre “A força do jazz pernambucano: raízes e influência”, com Amílcar Almeida Bezerra que é Professor do Núcleo de Design e Comunicação da UFPE e Giovanna Carneiro, editora e repórter na Revista Gruvi. O momento cultural será com a violinista, rabequeira e compositora, Paula Bujes. No segundo ato (quarta-feira dia 04), os convidados serão a artista visual Juliana Notari e o professor de filosofia Filipe Campello para a mesa “Cancelamento: em tempos de redes sociais, há um limite para a arte e os artistas? ” A apresentação do segundo dia, ainda contará com um pocket show do cantor e compositor Martins.

Para participar do Festival PERNAMBUCO EM CENA, o interessado poderá fazer a inscrição através do site: https://www.cafecolombo.com.br/pernambucoemcena. A inscrição é gratuita.

O Café Colombo é um projeto jornalístico sobre crítica cultural dedicado à difusão da cultura e ao desenvolvimento do debate público. Surgido há 18 anos como um programa de rádio, o projeto foi concebido e desenvolvido em 2002 por Renato Lima, Marcelo Sandes, Marcelo Correia e Ketinaldo José, na época quatro estudantes da Universidade Federal de Pernambuco que o constituíram como uma empresa incubada através do Nectar – Núcleo de Empreendimentos em Ciência, Tecnologia e Artes. Desde então o Café Colombo já participou de diversos eventos literários e culturais, publicou 2 livros (Conversas no Café – Volumes 1 e 2). Em 2015, reformulou a sua atuação para a internet através do portal cafecolombo.com.br e das redes sociais. Além disso, manteve ativa, durante cerca de três anos, a revista Café Colombo, publicada bimestralmente com ensaios, críticas e resenhas. Em 2019, alunos do Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco, resgataram o portal e o transformaram em um projeto de extensão, orientado pelo professor Eduardo Cesar Maia. Para maiores informações, acesse o Portal www.cafecolombo.com.br).

 

SAINDO DO FORNO…

 

TURISMO DE PERNAMBUCO É DESTAQUE NO SUL DO BRASIL.


Saindo do Forno matéria veiculada nas páginas da Revista Panrotas (www.panrotas.com.br), assinada pelo jornalista Victor Fernandes, informando que neste final de semana as cidades de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) vão contar com ações promocionais da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (SETUR-PE) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR). Na sexta dia 30 e no sábado 31 de julho, Pernambuco participa pela primeira vez da 35º Feira de Negócios Turísticos UGART (União Gaúcha das Operadoras e Representantes de Turismo), em Porto Alegre.

Já Curitiba recebe ação de marketing promovida em parceria com a operadora BWT, no sábado dia 30/07 e no domingo dia 01/08. Neste evento haverá intervenção na estação ferroviária da Serra Verde Express. As ações promocionais são destinadas ao público final e vão dar ao tradicional passeio pela Serra do Mar um gostinho da experiência vivida em Pernambuco.

Alguns dos principais destinos do Estado estarão estampados em quatro vagões da maria-fumaça, com destaque para as praias do litoral Sul e Norte, Fernando de Noronha, Recife e Olinda. O público poderá ainda fazer fotos num pórtico temático e uma unidade do Pernambulando, novo formato de centro de atendimento ao turista móvel, também ficará disponível para atendimento e distribuição do Passaporte Pernambuco. A iniciativa será realizada por mais dois fins de semana de agosto. Nos dias 3 e 5 de agosto, terça e quarta, a equipe de Marketing da Empetur promoverá treinamento para agentes e agências de turismo ligadas à operadora BWT. O foco é apresentar o destino, por meio do projeto “Bora Pernambucar”, e promover a venda de pacotes de viagens para Pernambuco.

No evento gaúcho, a SETUR-PE e EMPETUR contam com espaço próprio para divulgação de material promocional dos destinos locais e distribuição do Passaporte Pernambuco. No primeiro dia da mostra, será promovida uma capacitação com a temática “Bora Pernambucar”, que contempla os destinos indutores do Turismo do Estado (Recife, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha) e regiões como o Litoral Norte, Bonito (agreste central), Petrolina (sertão) e o Vale do Catimbau (agreste meridional), que se inserem com cada vez mais força no roteiro turístico.

“O Turismo de Pernambuco segue num ritmo crescente de retomada e nossa participação na Feira da Ugart e a ação na maria-fumaça de Curitiba, com a BWT, marcam o recomeço do trabalho presencial de promoção e marketing. Pernambuco é referência na retomada do Turismo, temos o voo com maior ocupação do País, que é o Guarulhos-Recife, o maior aeroporto do Nordeste, que também é o quinto do Brasil, e o destino mais vendido do País em junho, que é Porto de Galinhas. Mais do que nunca, é hora de reforçarmos nossas ações para atrair turistas a Pernambuco”, destacou o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

 

O que dizem os especialistas?

“Ações como essa são importantes para a retomada das feiras de negócios que aquecem nossa economia, geram emprego e renda e movimentam toda a cadeia do turismo”. (Por Rodrigo Novaes, Secretário Estadual de Turismo e Lazer, sobre a autorização do Governador Paulo Câmara para início das obras de requalificação do Pavilhão de Feiras do CECON – Centro de Convenções de Pernambuco).

Sobre o autor da coluna:
– ALBÉRICO PACHECO DE ALBUQUERQUE é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Planejamento Estratégico do Turismo. Trabalhou no Cinema Bandeirante (o saudoso Gigante da Praça da Bandeira) de 1975 a 1977; no Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE) entre 1977 e 1996 e na Prefeitura de Arcoverde entre 1997 e 2020, onde ocupou os cargos de Secretário de Finanças, de Finanças e Administração, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Diretor de Turismo e Eventos e de Secretário de Turismo e Eventos, durante as gestões Rosa Barros, Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turismo

Topo