Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sexta-Feira, dia 22 de Novembro de 2024

Coluna JPS Saúde – 4 Erros comuns na higiene íntima feminina

Saúde

Coluna JPS Saúde – 4 Erros comuns na higiene íntima feminina

Por: Ana Cynthia Rabêlo – Fisioterapeuta Pélvica 

Você já parou pra pensar nesse assunto? Já se perguntou…

Será que estou realizando minha higiene íntima da forma certa?

A falta ou o excesso de higiene íntima podem ser prejudiciais, desequilibrando o PH vaginal, que controla a ação de bactérias, e consequentemente, resultando em doenças.

A maior dificuldade em cuidar corretamente da vagina e vulva, está na barreira e no tabu da mulher em conhecer e tocar o próprio corpo. Essa falta de intimidade pode refletir em formas erradas de cuidar da genital feminina.

É importante que a mulher reconheça os odores e as características de sua região íntima, de forma a identificar o que é um odor comum e esperado, do que não é.

A parte externa da vagina, que compreende a vulva, é uma região que acumula suor, gordura, umidade, células mortas e urina, muito propensas a complicações como fungos e bactérias.

Se por um lado, o descuido com a higiene íntima pode causar doenças, o excesso de limpeza também é perigoso, pondo em risco a proteção natural da vagina.

Mas vamos lá…

Quais são os 4 erros mais comuns durante a higiene íntima?

São eles:

1. Usar sabonete íntimo (esses sabonetes podem gerar alterações no PH vaginal, causar reações alérgicas e alterar a flora vaginal);***

2. Lavar a vagina ou canal vaginal (a região que deve ser lavada é a vulva, parte externa e visível);

3. Usar amaciante na roupa íntima (o uso contínuo de amaciante na lavagem da roupa íntima pode provocar reações alérgicas quando em contato direto com a vulva);

4. Não levantar o capuz do clitóris e lábios pra lavar (esse ato pode levar ao acúmulo de esmegma, uma mistura de células mortas e sebo liberado por glândulas na região).

O uso dos sabonetes comuns ou íntimos pode acabar com o crescimento dos Bacilos responsáveis pela manutenção do pH ácido e saudável, da vagina.

O meio ácido é uma das formas de proteção contra micro-organismos causadores de doenças. O crescimento dos Bacilos e a defesa acabam também ficando comprometidos quando a higiene é feita com duchas que lavam o canal vaginal (internamente), já que isso altera o pH.

Indicações de sabonetes líquidos: sabonete líquido Johnson® Recém- nascido, ou sabonete líquido neutro para bebê da Granado®.

A limpeza ideal dever ser feita nas áreas que compreendem o monte púbico, a pele da vulva, raiz das coxas, região perianal (entre a vulva e o ânus) e ao interior dos grandes e dos pequenos lábios. Com uma pequena quantidade de sabonete nas pontas dos dedos, com movimentos suaves que devem contemplar todas as dobras, seguida de enxague abundante com água corrente para a retirada dos resíduos.

Referências:
https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/prevencao-e-saude
https://www.sogesp.com.br/canal-saude-mulher/blog-da-mulher/higiene-intima-na-medida-certa/

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Saúde

Topo