Esportes
Coluna JPS Esportes
Edição 06 – Segunda-Feira, 26 de Abril de 2021
Superliga Europeia já começa falida
Iniciativa elitista dos 12 grandes clubes da Europa buscava substituir a UEFA Champions League e teve grande resistência do público em geral.
Este movimento que teve seu anuncio no último domingo (18), teve seu fim pouco tempo depois. O movimento que contava como equipes fundadoras: Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenhan, da Inglaterra; Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid, da Espanha; e Inter de Milão, Juventus e Milan, da Itália. Ainda aguardando outros três para fechar o grupo de 15.
Pelo planejamento inicial, participariam 20 clubes: os 15 fundadores mais outros cinco que se classificariam com base na temporada anterior. A competição teria início em agosto e final nos últimos dias de maio, em estádio neutro. Os 20 times seriam divididos em dois grupos, com jogos dentro e fora de casa dentro da mesma chave, no meio de semana.
Tratada como uma verdadeira bomba no meio do futebol. A iniciativa que teria o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, como seu representante maior, alegou a criação da liga ao pouco apelo dos jovens ao esporte, devido ao nível baixo da maioria dos jogos, e está medida seria para salvar o futebol.
Aos contrários da superliga, colocam a importância dos médios e pequenos clubes na estrutura como um todo, e caso vingasse todo entorno seria danificado, posto que a exclusão dos critérios técnicos ficou evidente, quebrando com uma cadeia de competição estabelecida e pautada no mérito, na capacidade, na gestão, na criatividade de gerenciamento que possam vir a acarretar no sucesso desportivo.
Mas de positivo, foi a reação dos torcedores por toda a Europa, principalmente os Ingleses, que protestaram veemente na frente dos estádios na ultima rodada da Premier League; e via redes sociais dos clubes envolvidos. Onde tal postura de alguns como Barcelona, Atlético de Madrid e Manchester United, com histórias de lutas, muito ligadas as camadas mais populares a rasgaram e jogaram na lata do lixo. E isto se deve a relação de suas gestões, ligadas a governos ou conglomerados empresariais.
Portanto, podemos inclusive traçar um paralelo da fala do presidente da equipe merengue no tocante ao pouco interesse dos jovens na Europa, imagine isso na América do Sul ou no Brasil; pensemos se tal iniciativa fosse promovida em nosso país, qual atitude seria tomada? Muito possivelmente o torcedor, com sua índole, poderia levar a crer ser melhor já que seu clube estaria ganhando mais, contratando os melhores à mercê do fortalecimento do coletivo.
Daí figuras relevantes do futebol se posicionaram contrários, dentre eles o técnico do Liverpool, um dos clubes fundadores, Jurgen Klopp: “O meu objetivo sempre foi fazer parte da Champions League. Gosto da idéia de que o West Ham pode jogar na Liga dos Campeões. As partes mais importantes do clube são os torcedores e a equipe. E devemos ter certeza de que nada atrapalhe isso”, disse à BBC, antes do empate contra o Leeds pela Premier League.
Com o apelo e os seguidos protestos, os clubes ingleses se retiraram, sendo então desfeita a superliga europeia. E trás um importante indicativo para estes que buscam simplesmente a gourmetização do futebol, que buscam e veem somente o lucro; percebam a relação de paixão destes torcedores com seu clube, assim como com o esporte, está sim será a salvação do futebol.
Giro Pernambucano
No último sábado (24), o Sport venceu o Retrô na Arena de Pernambuco por 1 a 0, gol do atacante Neilton. Partida marcou a estreia do técnico Umberto Louzer no comando do leão, com o resultado fica praticamente garantida a vaga direta para as semifinais do campeonato pernambucano.
O Santa Cruz segue sua sina, agora derrotado pelo Sete de Setembro de Garanhuns. O lobo guará marcou seus gols com Diogo Capela no primeiro tempo, e na reta final da partida Luciano Grafitte assegurou a vitória. O tricolor agora vai para duas decisões diante do Retrô e Afogados, que irão definir seu destino na competição.
Já o Náutico enfrenta nesta segunda (26) o Afogados nos Aflitos, partida que fecha a penúltima rodada. O timbu joga para manter o embalo de vitorias na competição, e terá o desfalque o meia Jean Carlos. O técnico Hélio dos Anjos ainda não definiu seu substituto, mas a tendência que irá com força máxima.
Demais resultados da rodada do fim de semana, Vera Cruz venceu por um tento a zero o Central de Caruaru; Salgueiro e Acadêmica Vitória empataram por um a um no sertão.