Turismo
Coluna JPS Turismo & Eventos
Edição 08 – Sábado, 17 de abril de 2021.
EM BEZERROS-PE, TURISMO E CRIATIVIDADE CAMINHAM LADO A LADO.
A Professora, pesquisadora e expert em turismo criativo, Larissa Almeida, nos ensina que fazer “turismo criativo” é o mesmo que realizar uma viagem por culturas, encontros e experiências. É ter um novo olhar sobre a atividade turística, gerando negócios, desenvolvimento e lazer. E vai além: pra ela, o turismo criativo “é muito mais que uma viagem. É uma plataforma de transformação social, revelando a riqueza cultural do lugar, integrando iniciativas e espalhando desenvolvimento de forma sustentável”. E é exatamente o que vem fazendo o município de Bezerros – localizado no Agreste de Pernambuco, mais precisamente no Vale do Ipojuca e com população estimada em 60 mil habitantes – desde a gestão passada (Breno Borba) e que continua de forma exitosa na atual (prefeita Lucielle Laurentino): uma verdadeira revolução na forma de fazer e praticar turismo, procurando transformar o seu destino num atrativo que seja surpreendente e que, ao mesmo tempo, possibilite vivências criativas entre o turista e a comunidade, revelando seu potencial criativo e possibilitando que o turista interaja diretamente com a arte e a cultura local. Um verdadeiro processo de placemaking, onde através da criação e gestão dos espaços públicos, procura estimular uma maior integração entre a população (comunidade) com o visitante (turista), transformando parques, praças, ruas, muros e calçadas, dentre outros espaços, em locais agradáveis e atrativos.
Neste contexto, a coluna destaca o trabalho do artista plástico ROBEVAL LIMA, que também é técnico em turismo e que, atualmente, responde pela coordenação da Estação da Cultura, equipamento integrante da estrutura da Secretaria de Turismo e Cultura de Bezerros.
O trabalho mais recente e bastante divulgado nas redes sociais de entidades de turismo, de gestores e profissionais da área, foi o de “transformar” toneis de 200 a 500 litros em recipientes para coleta de lixo, todos com pintura e desenhos criativos e que possam interagir com a paisagem da cidade. Uma experiência, segundo Robeval, que já foi desenvolvida com sucesso na década de 90 e que além de incentivar o descarte adequado em local apropriado, de uma forma criativa, agrega arte e ajuda na decoração do ambiente público.
Num primeiro momento, os recipientes serão distribuídos na Serra Negra – conhecido atrativo turístico da zona rural de Bezerros, que abrange os segmentos de turismo ecológico, de contemplação, de aventura e de clima, dentre outros – e, numa segunda etapa, também distribuídos para locais estratégicos da sede do município.
Mas esse foi apenas o “destaque” da matéria, pois, além desse belo trabalho, outros também importantes e não menos belos continuam sendo realizados na cidade e, como não poderia deixar de ser, com a criatividade de Robeval Lima fazendo parte do processo. “A minha ideia como artista plástico e usar minhas habilidades artísticas para desenvolver projetos que tragam cores e beleza ao município, como já venho fazendo há algum tempo.
O Trabalho mais recente desenvolvido no município foi no terminal rodoviário, no qual um muro foi transformado em um espetacular painel com diversas formas de arte realizadas pelos artistas da cidade”, como informa Robeval. E tudo isso é um belo exemplo de que o interesse do município pode e deve se sobrepor às divergências políticas.
Parabéns à Prefeita Lucielle Laurentino e ao Secretário de Turismo Hugo Pereira e equipe. E Parabéns à Robeval e ao valoroso povo de Bezerros. Viva o Turismo!
TURISMO CRESCE – O Ministério do Turismo traz uma boa notícia para esses tempos sombrios de pandemia, quando a atividade turística é uma das mais impactadas de forma negativa. Segundo o MTur, em matéria publicada em seu site (https://www.gov.br/turismo) nesta quinta-feira dia 15/04, o índice de atividades turísticas no Brasil cresceu 2,4% em fevereiro deste ano na comparação com o mês anterior.
O crescimento, segundo o MTur, foi impulsionado, principalmente, pelo segmento de serviços de alojamento e alimentação, que registrou alta de 8,6%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ao todo, em fevereiro deste ano, oito das doze unidades da federação pesquisadas mostraram taxas positivas, com destaque para Goiás (+9,1%), Minas Gerais (+6,8), PERNAMBUCO (+4,9) e Rio Grande do Sul (+4,7). Entre maio de 2020 e janeiro de 2021 o setor de turismo avançou 127,5%, encurtando o distanciamento para os níveis registrados antes da pandemia. Diante do fato, o Ministro do Turismo, o pernambucano Gilson Machado Neto, destacou o apoio da pasta no sentido de reduzir os efeitos da pandemia da convid-19 no setor. “Atuamos desde o início com ações buscando a proteção tanto de turistas quanto daqueles que tiram da atividade o seu sustento. O selo Turismo Responsável, lançado ainda no ano passado, é um exemplo destas iniciativas e reforça o nosso compromisso em promover um ambiente seguro para possibilitar o retorno das atividades a partir do avanço da vacinação em todo o país e do uso dos protocolos de biossegurança por todo o setor”, concluiu o Ministro.
FEIRAS E NEGÓCIOS – A criação e divulgação, pelo Governo de Pernambuco, de um novo protocolo que viabiliza à volta das Feiras de Negócios no Estado e, de forma especial no Centro de Convenções (CECON), animou empresários do setor e dirigentes públicos da área de turismo e eventos, já que o Estado, como um dos principais destinos turísticos do pais, passa a ter um manual específico para o segmento. O material, elaborado pela Secretaria de Turismo e Lazer (SETUR) e pela Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e trade, está publicado no site oficial do enfrentamento à Covid-19 (www.pecontracoronavirus.pe.gov.br) e as feiras já têm até data para começar – 05 de maio de 2021.
Segundo o Secretário Estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, “essas ações são muito importantes para a nossa economia, geram emprego e renda e aquecem vários segmentos da cadeia do turismo, como os hotéis, as empresas de receptivo e de eventos. O protocolo dará a segurança necessária para que o Estado volte a abrigar feiras”. E o otimismo não é menor do lado do trade, onde a representante da União Brasileira dos Promotores de Feiras (UBRAFE) em Pernambuco, Tatiana Menezes, avalia que a criação desse modelo específico para o segmento deve fazer crescer a procura por parte dos expositores. “Foi muito importante a autorização do Governo do Estado para o retorno das feiras. Ter uma data pré-definida ajuda a reforçar a captação de novas feiras e fortalece a imagem de Pernambuco perante os produtores nacionais e internacionais”, concluiu Tatiana Menezes.
Dentre às exigências do protocolo estão: distanciamento social, horários e acessos separados para o público e expositores; controle de público para evitar aglomerações, com obrigatoriedade do uso de máscaras e disponibilização de álcool a 70%, além de pias para higienização. Por fim, será implantada sinalização com as recomendações do protocolo e anteparo de vidro ou acrílico para a devida proteção das pessoas. (Com informações do Diário do Turismo e agências).
CONEXÃO MUNICÍPIOS – Sob a coordenação da competente MARIA DAS GRAÇAS NOVAES (Graça Novaes), sertaneja de Floresta-PE – onde o Riacho do Navio abraça o Rio Pajeú -, o projeto Conexão Municípios (Turismo de Canto a Canto) que integra o Programa Bora Pernambucar da SETUR-PE e EMPETUR, realizou na manhã do dia 15 (quinta-feira), reunião virtual com grupos de Secretários e Diretores Municipais de Turismo de todas as regiões de desenvolvimento do Estado. No “cardápio” da reunião, a apresentação, pelos técnicos da SETUR-PE/EMPETUR, de todas as atividades realizadas em 2020 e o atual estágio do programa em 2021, momento em que o Brasil e o mundo ainda convivem com os efeitos da pandemia da covid-19 (o mal do século) que têm impactado negativamente a atividade turística e transformando o trabalho no setor num verdadeiro desafio.
Na reunião, portanto, além do balanço das atividades em 2020/2021, também foi apresentado aos representantes das Regiões de Desenvolvimento do Estado (RDE), modelos para que os municípios possam elaborar roteiros turísticos que vão de 01 dia a 01 final de semana que, posteriormente, poderão ser integrados à municípios próximos (que façam divisa ou que tenham interesses comuns) e que, além de demostrar interesse no engajamento, apresentem potencialidade e vocação turística.
“Os roteiros são construídos com os municípios, fortalecendo o sentimento de pertencimento e promovendo a autonomia ao mesmo tempo em que desencadeia uma rede de relações”, esclarece a Coordenadora do Programa Bora Pernambucar Graça Novaes.
MAIS…
LIVE – A Revista PANROTAS, uma das maiores e mais bem informadas sobre turismo no Brasil, através de suas redes sociais, e de forma especial do facebook, está repercutindo e convidando os profissionais de turismo e o público interessado em geral, a participarem de uma das lives da SAP Concur (empresa de suporte, através de softwere, à gestão de negócios turísticos e soluções para empresas que desejam fazer controle eficiente das despesas e viagens de seus colaboradores, entre outras…), denominadas de “Trocando Ideia”, prevista para acontecer na próxima quinta-feira dia 22 de abril, a partir das 11h, através do facebook. “No Trocando Ideia desta semana, a SAP Concur trará insights sobre o futuro das viagens, as tendências das viagens sustentáveis e a aprovação dos critérios ESG nas empresas”, conclui o anuncio.
SERVIÇO:
Data: Quinta-feira (22 de abril) Horas: 11h
Onde: No Facebook da PANROTAS
TURISMO DE BASE – No último dia 12 deste (segunda-feira), o Ministério do Meio Ambiente, através de sua Assessoria de Comunicação, anunciou em seu site oficial (www.mma.gov.br), abertura de inscrições para um novo curso de turismo – TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA – com o objetivo de incentivar o empreendedorismo regional através de atividades turísticas sustentáveis e protagonizadas por comunidades locais, propiciando a conservação da natureza, a valorização do patrimônio natural e cultural da região e, por consequência, gerando emprego e renda.
No texto da matéria divulgada em seu site, o MMA esclarece que o curso é oferecido para o público em geral e de forma gratuita e remota. “No âmbito do programa Educa+, o Ministério do meio Ambiente (MMA) abriu hoje (12/4) as inscrições para o curso “Turismo de Base Comunitária”. Este é o quinto curso disponibilizado pelo programa, que já atingiu a marca de 16 mil inscritos desde seu lançamento, há apenas um mês. Todo o conteúdo será ministrado remotamente, por meio da plataforma 100% gratuita e 100% digital do MMA, e será aberto a todo o público interessado. No conteúdo programático, constam orientações sobre os diferentes tipos de turismo, de acordo com o potencial de cada localidade”, conclui o texto.
O período de inscrição, iniciado em 12 de abril, segue até o próximo dia 23 e o período do curso fica compreendido entre 12 de abril e 21 de maio de 2021.
Para fazer a inscrição o interessado acessa o link: https://ead.mma.gov.br/mod/page/view.php?id=9458.
Fiz a minha inscrição, já iniciei o primeiro módulo (de um total de três) e já salvei a apostila e outros materiais disponibilizados na página do curso. Bora?
RAPEL DOS REIS – A centenária cidade da PEDRA (que já foi Pedra de Buíque e que em 1893 se fez província independente), localizada na mesorregião do agreste pernambucano e cujos limites determina a fronteira entre as microrregiões do Vale do Ipanema e do Sertão do Moxotó, possui uma população estimada em 25 mil habitantes, dista aproximadamente 273 km da capital do Estado (pela rota mais utilizada – 255 km até Arcoverde pela BR 232, sentido oeste, e mais 18 km, a partir de Arcoverde, sentido sul, via BR 424) e, além de vários atrativos, se destaca pelo belo e imponente lajeiro (lajedo) que abraça a cidade que cresceu a seus pés.
E é nesse contexto que a Prefeitura da cidade, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Cultura, comemorando os primeiros 100 dias da atual gestão municipal, está realizando, neste sábado dia 17 de abril, a partir das 08h da manhã, o que a secretaria denominou de RAPEL DOS REIS (muito certamente, em alusão ao principal evento público da cidade – a tradicional Festa de Reis), abrindo oficialmente a temporada de Turismo de Aventura no Município.
Segundo o Secretário Brivaldo Sampaio, que gentilmente nos enviou convite, “este evento será o marco da mudança no cenário turístico da cidade da Pedra”.
O ato simbólico tem início com a subida da trilha até o cume da pedra, marco para a descida através de rapel positivo, técnica em que os pés têm contato com a parede durante todo o procedimento de descida, com total segurança, conforme anunciam os organizadores – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Turismo e Cultura e PedraTur.
Nossos parabéns à cidade da Pedra pelas comemorações dos 100 dias da gestão municipal e, de forma especial, ao Prefeito Junior Vaz e ao Secretário Brivaldo Sampaio.
SERVIÇO:
– Rapel dos Reis (Lajeiro da Pedra).
– Dia 17/04/2021 – a partir das 08h – cidade da Pedra-PE.
– Realização: Prefeitura da Pedra, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Cultura, e PedraTur (Marli Florêncio – tel. 87.999580292).
SAINDO DO FORNO…
UM REI OITENTÃO – Prestes a completar 80 anos (próxima segunda-feira dia 19 de abril), o Rei da Música Popular Brasileira – ROBERTO CARLOS -, viu a comemoração da festa de aniversário – no âmbito do PROJETO EMOÇÕES, a princípio programada para ser realizada em junho deste ano, ainda devido aos efeitos da pandemia da covid-19 – ser transferida para junho de 2022.
O Projeto Emoções, ao longo do tempo, se transformou num importante atrativo de turismo artístico e o deste ano estava programado para o Resort Iberostar Praia do Forte (litoral norte da Bahia). Em contato com o Jornal Diário do Turismo, neste sábado dia 17/04, o Diretor do Iberostar Brasil, Orlando Giglio, informou que o show está 100% reservado. “Com a pandemia e com a capacidade máxima de 120 pessoas exigidas pela saúde pública o evento foi transferido para junho de 2022, justamente na semana do dia dos namorados”, adiantou Orlando ao Diário do Turismo.
Giglio ainda lembrou que o Projeto Emoções fez uma espécie de fretamento (charter) dos dois resorts da Bahia, o Praia do Forte, com 536 apartamentos e o Bahia, com 632 apartamentos. “Comentei com o ex-empresário do Roberto Carlos, o Dody Sirena, que foi a melhor decisão essa nova remarcação. A faixa etária principal do “Emoções” é em torno dos 45, 50 anos para cima. Daqui a um ano esse pessoal todo estará vacinado”, prognosticou Orlando Giglio. (Com informações do Diário do Turismo).
O que dizem os especialistas?
“Este evento será o marco da mudança no cenário turístico da cidade da Pedra” (Por Brivaldo Sampaio, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura da cidade da Pedra-PE, se referindo ao início da atividade do turismo de aventura como atrativo no âmbito do município).