Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sexta-Feira, dia 22 de Novembro de 2024

Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 03 – Sábado, 13 de março de 2021.      

 

LALÁ CALIXTO E A CARRASPANA MADE IN ARCOVERDE

LALÁ CALIXTO é uma arcoverdense do berço dos Calixto – tradicional família do Alto do Cruzeiro (zona sul de Arcoverde e que possui o mais tradicional mirante da cidade) – onde nasceu o hoje mundialmente conhecido Samba de Coco Raízes de Arcoverde. Filha de Damião Calixto (vocalista, pandeirista e um dos líderes do grupo) e Maria de Lourdes Calixto, sobrinha do Mestre Assis Calixto (patrimônio cultural vivo de Pernambuco) e do saudoso e lendário Lula Calixto (fundador histórico do emblemático Grupo de Coco), Lalá é casada com Varderlan Alves (Presidente da Associação Cultural Raízes do Sertão e coordenador do grupo de matizes africanas Oba Aiyê, do Maracatu Raies do Sertão e do Coco Eremim) e mãe do pequeno Yan Benício. Embora não faça parte do elenco de integrantes do Coco Raízes, ela participa como vocalista do grupo Oba Aiyê; é percussionista do Maracatu Batuque do Sertão e atua como coordenadora e regente do Maracatu Baque Mulher, todos originados e sediados no Alto do Cruzeiro.

E onde entra a carraspana nessa história? No fato de Lalá resolver diversificar suas aptidões artísticas e culinárias, aventurando-se (e deu certo) como produtora de uma bebida muito conhecida na região nordestina como “carraspana” (no bom português é o que podemos chamar de bebedeira, pileque ou um porre). A carraspana seria uma espécie de sucessora da antiga e “marvada” cachaça “pau dentro”, que era a simples mistura de aguardente com raízes e “cascas de pau” – maturada até obter uma cor avermelhada. A carraspana também tem como base a aguardente, porém, sofre um processo de produção artesanal mais elaborado e profissional. Para dar vida à sua carraspana, Lalá, além da velha e boa cachaça, utiliza arueira, quixaba, canela, mel e até ervas medicinais. E o produto acabado, atinge uma qualidade com um diferencial em relação a concorrência, que se torna desejo de consumo de turistas e visitantes que por aqui aparecem, principalmente, quando das festividades do rico calendário de eventos da cidade à exemplo do São João. Inclusive, recentemente, a Carraspana da Lalá foi destaque de uma das edições do “SABOR ARRETADO” do Programa Bora Pernambucar (Secretaria Estadual de Turismo e Lazer e EMPETUR), com a divulgação de um vídeo nas redes sociais do programa que fomenta o turismo em Pernambuco.

Mas seria só isso? Lalá diz que tem o toque especial, a formula mágica – o grande “segredo” do negócio. E esse segredo ela não abre nem por tortura e reza braba. Pra ela, diz em tom de brincadeira (será?), trata-se do seu “segredo da Coca-Cola”. Eita!

Segredo da Coca-Cola: esse misterioso segredo, segundo “afirmam” algumas fontes da imprensa, está guardado em um cofre, numa das salas do museu da marca nos Estados Unidos, sendo protegido 24h por câmeras e seguranças armados. Vixe!

 

A MULHER E O TURISMO – O Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 08 de março, foi tema de uma transmissão on-line promovida pelo Ministério do Turismo. A live foi mediada por Nicole Facure – Diretoria do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do MTur e reunião gestoras públicas e privadas do setor de turismo. Os avanços da mulher nesta importante atividade econômica e social que é o turismo foi o principal tema da livre que contou com presenças ilustres como Jussara Botelho – CEO e fundadora da Sisterware, Magda Nassar – Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e Rosilena Silva – Presidente da Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo da Amazônia).

 

 ELAS SÃO MAIORIA

Ainda sobre as comemorações do Dia Internacional da Mulher, o Ministério do Turismo informou que de acordo com levantamento realizado pela pasta, as mulheres representam 56,9% da força de trabalho ativa do ministério, considerando ainda a Secretaria Especial de Cultura (SECULT) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (EMBRATUR). E isso é motivo de orgulho e satisfação para o Ministro do Turismo – o pernambucano Gilson Machado Neto – porque demonstra a importância e a força da mulher no trabalho de desenvolvimento e promoção do turismo dentro e fora do Brasil. “Eu quero parabenizar a todas as mulheres, todas as guerreiras do setor de turismo, que são às vezes a mãe e o pai da casa. Contem conosco para o que for possível: empreendedoras, mulheres com excelentes ideias, mulheres que se diferenciam cada vez mais em todo o mundo”, afirmou o Ministro.

Ainda segundo dados do MTur, a presença feminina no setor de viagens também é sentida no mercado de trabalho. São artesãs, hoteleiras, aeromoças e diversas outras funções que dão força ao ramo. Dados do Ministério do Turismo apontam que, dos guias de turismo registrados no Cadastra, mais da metade são mulheres. Elas também se destacaram no 2º Prêmio Nacional do Turismo, entregue em dezembro de 2019. Entre as oito categorias de profissionais de destaque da seleção, cinco foram vencidas por mulheres. (Com informações do Portal do Turismo – www.gov.br).

 

FIMTUR

As páginas da FIMTUR nas redes sociais confirma a realização da 31º edição do evento anual, denominado de Fimtur Business, a princípio marcada para o período de 10 a 18 de abril deste ano na cidade turística de Porto Seguro-BA. Para receber informações completas, inclusive a programação do evento, a página orienta para que o público alvo (agentes e operadores de viagens) faça as inscrições através do e-mail inscrições@fimtur.com.br. Resta saber se com o recrudescimento dos casos de covid no Brasil, principalmente após o aparecimento das novas cepas, o citado evento será mantido de forma presencial ou terá opção virtual (remota) para quem não puder comparecer.

Um evento Técnico e Comercial que objetiva de ser “a Feira de Turismo que vai onde o Agente de Viagens está“, a FIMTUR proporciona em seus workshops de um dia em cada uma das cidades de seus roteiros, contatos de seus Expositores – Operadoras, Hotéis, Cias…

 

MAIS

ARTE NO CENTRO – Parte integrante do Programa “Arte nas Mãos”, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Turismo e Eventos (SEDETE) e o Centro de Inclusão, em parceria com a Secretaria de Cultura (SECULT) e a Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde (ACA), a Exposição MULHER ARTESÃ foi uma das atrações do Centro de Gastronomia e Artesanato (CGA), nos dias 11 e 12 de março (quinta e sexta desta semana).

O lançamento oficial aconteceu às 11h30 da quinta dia 11 e as pessoas que circularam pelo CGA puderam conferir produções inéditas de artesãs do município, beneficiadas pelo Programa Arte nas Mãos, que é constituído por uma série de iniciativas visando fortalecer o artesanato local. A exposição que, segundo os organizadores também fez parte da programação oficial do município em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (comemorado no dia 08 de março), também se constitui num fator importante para transformar o equipamento num Atrativo Turístico consolidado e sustentável.

O CGA (Centro de Gastronomia e Artesanato) fica localizado no tradicional Beco do Buíque (Rua Leonardo Pacheco Duque) e funciona de segunda a sábado no horário de 08 às 18h. Vale a pena visitar! (Com informações da ASCOM – Prefeitura de Arcoverde)

BOAS VINDAS –

Aconteceu na última quarta-feira dia 10, de forma virtual através das redes sócias da SETUR-PE e EMPETUR, o IV Encontro de Turismo de Pernambuco cuja edição, além de dar boas-vindas aos novos Prefeitos(as) Secretários(as) e dirigentes municipais de turismo, serviu para apresentar os principais dados do turismo em Pernambuco e a estrutura que o Governo do Estado dispõe para auxiliar os municípios no objetivo de estruturar a atividade turística em seus destinos, principalmente, nesse momento desafiador da pandemia da covid-19.

Antônio Neves Baptista (Empetur) e Rodrigo Novaes (Setur-pe)

O encontro, ancorado pelo Secretário Estadual de Turismo e Lazer – Rodrigo Novaes e pelo Presidente da EMPETUR – Antônio Neves Baptista, contou com a participação do Presidente da AMUPE e ex-Prefeito de Afogados da Ingazeira – José Patriota; do Presidente da ASTUR (Associação das Secretarias de Turismo de PE) e Secretário de Turismo de Afogados da Ingazeira – Edygar Santos e de técnicos e especialistas da SETUR-PE e EMPETUR. Agora é aguardar os resultados e seguir em frente!

 

INSCRIÇÕES ABERTAS – As inscrições para o edital do Auxílio Emergencial Ciclo Carnavalesco de Pernambuco, lançado pelo Governo de Pernambuco, estão abertas desde a quarta-feira (10). Os artistas interessados em solicitar o benefício deverão se inscrever no edital pela plataforma on-line Prosas (www.cultura.pe.gov.br/editais-prosas). O processo de inscrições encerra-se às 18h do dia 25 deste mês. Já o resultado final será divulgado no dia 26 de abril e os pagamentos começam a ser realizados no dia 30 de abril.

Para realizar o cadastro pelo Prosas, é necessário criar uma conta na plataforma on-line como “Empreendedor”, preenchendo alguns campos obrigatórios, tais como foto de identificação, mini currículo, nome, endereço, CPF, e-mail e telefone para contato. Depois, basta acessar o edital e realizar seu cadastro. Dúvidas relativas ao uso da Plataforma Prosas deverão ser enviadas para o e-mail: suporte@prosas.com.br.

(Com informações do Portal Cultura-PE)

 

ALCEU DISPOR

O cantor e compositor pernambucano ALCEU VALENÇA lançou ontem, sexta-feira dia 12 de março, através das plataformas digitais, o primeiro dos três novos álbuns que ele vem preparando nestes tempos de pandemia e isolamento social. Intitulado “SEM PENSAR NO AMANHÔ, além da canção que dá título ao disco, o multiartista nos brinda com belíssimas releituras de clássicos como “La Belle de Jour”, “Estação Lunar”, Estação da Luz” e muito mais. Um evento que vale a pena conferir e curtir, mostrando que, mesmo em tempos tão difíceis, Alceu continua operante, criativo e colaborativo, colocando sua arte ao nosso dispor. Viva Alceu Valença – imortal, imortal!

 

SAINDO DO FORNO

 

VOANDO NA ITAPEMIRIM

A primeira Aeronave da Itapemirim Transportes Aéreos está pronta para voar, após concluir, na sexta-feira dia 12 de março, em São José dos Campos-SP, o processo de pintura e customizações. Segundo informação quentinha do site panrotas (o maior e mais atualizado do pais em viagens e turismo), o Airbus 320 pertencente ao Grupo Itapemirim já está em solo brasileiro desde o dia 20 de fevereiro – vinda de Madri na Espanha – e deve iniciar suas operações nos próximos dias, assim que a ANAC liberar as devidas autorizações. A proposta da companhia é oferecer serviço de bordo diferenciado e espaço maior entre as poltronas.

 

O que dizem os especialistas?

O Brasil precisa enxergar turismo como negócio” (Juliana Bettini, especialista em turismo do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID)

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turismo

Topo