Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sexta-Feira, dia 22 de Novembro de 2024

Coluna JPS Turismo & Eventos

Turismo

Coluna JPS Turismo & Eventos

Edição 01 – Sábado, 27 de fevereiro de 2021.

 

PERNAMBUCO ESTÁ BEM NA FITA DO TURISMO

O dicionário nos ensina que, bem na fita, “significa destaque entre os demais…”. E o momento no turismo não poderia ser melhor para Pernambuco que, além de Gilson Machado Neto no comando do Ministério do Turismo (MTur) e de Carlos Alberto Brito na presidência da EMBRATUR (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), conta ainda com o “pajeuzeiro” da cidade sertaneja de Flores – Lázaro Medeiros que, atualmente, ocupa a chefia da Coordenação de Promoção Internacional do Turismo da EMBRATUR.

Lázaro, profissional capaz e conhecedor da atividade turística, além de especialista em produção de eventos, antes de aceitar o convite do Ministro Gilson Machado para mudar de ares e atuar em Brasília, realizou excelente trabalho à frente da Diretoria de Fomento da SETUR-EMPETUR (2018/2019), sempre disponível e cordial no atendimento às demandas dos municípios, principalmente, no que se referia aos convênios celebrados entre o Estado e os Municípios para apoio aos eventos públicos (Carnaval, Festas Juninas e outras…). Inclusive, em 2019, prestigiou uma das noites aqui da Capital do São João, elogiando bastante a organização e criatividade da nossa festa maior. Nosso desejo de boa sorte ao amigo, diante desse novo desafio que, temos certeza, se sairá como sempre se saiu – sendo efetivo, eficiente e eficaz!

PEIXE AGONIZA – A Peixe Urbano, até então considerada uma das maiores empresas de e-commerce com atuação no Brasil, atravessa grande turbulência que, segundo alguns sites especializados, teve como origem a terrível pandemia que grassa no brasil e no mundo desde o início de 2020. Segundo essas fontes, a empresa já acumula dívidas em torno de R$ 50 milhões, sendo que metade dessas dívidas com mais de 12 mil estabelecimentos com os quais o site matinha contrato. A situação seria tão difícil que não haveriam recursos disponíveis, sequer, para iniciar um processo de recuperação judicial.

GUIAS DE TURISMO

21 de fevereiro marcou o Dia Internacional dos Guias de Turismo, cuja profissão foi regularizada no Brasil em 1993. E, como não poderia deixar de ser, a data foi comemorada pelo Ministério do Turismo que considera esses profissionais como “fundamentais para o desenvolvimento do turismo, para promoção dos nossos destinos e para satisfação dos nossos visitantes”. E para marcar a data o Ministro do Turismo, o pernambucano Gilson Machado Neto, exortou à classe para que se adeque à nova realidade vivida em época de pandemia. Segundo o ministro é essencial que, nesse momento tão desafiador, todos estejam cadastrados no CADASTUR e que também adotem o Selo Turismo Responsável do MTur. (Com informações do Portal do Turismo Brasil).

 

TURISMO EM ALTA – Outra boa notícia para o turismo brasileiro vem do próprio ministério que comemora, em reportagem recente, a criação de mais de 21,5 mil novos empregos no segmento em 2020, mesmo em plena pandemia e sendo o turismo um dos setores mais afetados. Os dados, segundo o MTur, são do Novo Cadastro de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério da Economia, e o número representa cerca de 15% dos 142,6 mil novos postos de trabalho gerados em todos os segmentos da economia brasileira, no ano passado. Não deixa de ser, portanto, uma excelente notícia. E vamos em frente, afinal, pra frente é que se anda!

MAIS…

SEDETE ARCOVERDE E O GUIA BORA PERNAMBUCAR – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Turismo e Eventos (SEDETE), à frente o consultor empresarial Antônio Gibson (Bibo Baiaca), iniciou a distribuição de exemplares do Guia Turístico Bora Pernambucar entre o trade turístico local, equipamentos e atrativos. O Guia, lançado no início de fevereiro deste ano, por iniciativa da SETUR-PE e EMPETUR em parceria coma FOLHAPE, trata-se de uma importante ferramenta para os turistas e essa versão sobre os destinos do Sertão e do Agreste, conta com dados sobre pontos turísticos, história, cultura, artesanato e gastronomia, além de equipamentos de hotelaria e outros, reunindo 36 municípios das citadas regiões. Trata-se de mais uma atração do Projeto “Bora Pernambucar”, que tem como objetivo a interiorização do turismo no Estado.

AINDA SOBRE A SEDETE – Outra boa notícia local que chega à coluna é que faz parte da agenda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Eventos, iniciar no próximo mês de março o processo de conscientização, através de reuniões com o trade turístico “tupiniquim”, para que os a rede de equipamentos e atrativos turísticos de Arcoverde adira ao SELO TURISMO RESPONSÁVEL – Limpo e Seguro. O Selo, criado pelo Ministério do Turismo para aquecer a atividade turística em época de pandemia, já teve 26 mil emissões para empreendimentos de todo o pais e está disponível para 15 atividades turísticas. Para mais informações sobre o Selo, acesse www.gov.br/turismo ou procure a SEDETE ARCOVERDE.

DAMAS DO SAMBA DE COCO

Foi lançado no último dia 20 de fevereiro o documentário sobre a história de cinco emblemáticas mulheres que representam o centenário Samba de Coco de Arcoverde. Intitulado “Mulheres da Roda de Samba de Coco de Arcoverde”, o documentário concebido, roteirizado e dirigido por Amanda Lopes, além dela própria, destaca as mestras e guerreiras coquistas Severina Lopes (matriarca da família Lopes e mestra do centenário Coco das Irmãs Lopes), Dona Maria Gomes (esposa do mestre Cicero Gomes, líder do Grupo de Coco Trupé de Arcoverde) e Iran e Daiane Calixto, representando o mundialmente conhecido Raízes de Arcoverde. Vale a pena conferir esse belo projeto que recebe o apoio da Lei Aldir Blanc e da Prefeitura de Arcoverde.

ALVÍSSARAS PARA 2021 – Após um 2020 turbulento devido à pandemia de covid-19, o Turismo brasileiro possui expectativas de que 2021 apresente melhoras para o trade. De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), 45% do empresariado avalia que os próximos meses promoverão um crescimento econômico para o segmento. Por outro lado, 29% dos entrevistados acreditam que conseguirão manter a estabilidade em seus negócios e, no âmbito de retração, 26% temem por decréscimos no faturamento. (Com informações do site PANROTAS)

 

O que dizem os especialistas?

“Ficou muito difícil, mas como diz o nosso deputado e amigo André de Paula, nada é tão escuro que não tenha uma luz lá no finalzinho do túnel onde se veja uma perspectiva”! (Do pernambucano Lazaro Medeiros, Coordenador de Promoção do Turismo Internacional da EMBRATUR, em entrevista ao Blog de Alberes Xavier, sobre o desafiante momento de trabalhar o turismo do Brasil em plena pandemia da covid-19).

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turismo

Topo