Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Sexta-Feira, dia 22 de Novembro de 2024

Em apenas 30 dias, prefeitura de Arcoverde realiza diversas ações

Cidades

Em apenas 30 dias, prefeitura de Arcoverde realiza diversas ações

Mesmo com um prazo encurtado entre o pleito e a posse causado pelo adiamento das eleições de 2020 devido à pandemia, a nova gestão do prefeito Wellington Maciel já começou a preparar o terreno para uma governança eficiente, que concilie a necessidade da população arcoverdense com a capacidade de investimentos do município.

Com uma equipe qualificada, Arcoverde deve ganhar força para a captação de recursos e implementação de novos projetos que visam uma melhoria gradual da cidade pernambucana. Confira as ações já realizadas nas pastas administrativas em
apenas 30 dias da nova gestão:

SAÚDE

Nesse início de mandato, a Secretaria de Saúde tem investido alto no plano de vacinação, com o treinamento das equipes do plano nacional de imunização e com a autorização da compra de 02 unidades de câmara fria para armazenamento de vacinas.

EDUCAÇÃO

A Secretaria de Educação de Arcoverde nesses 30 dias teve um foco especial em obras de revitalização e obras estruturais nas escolas. Além da reorganização de equipes de ensino e a organização de um novo processo Seletivo Simplificado para professor, profissional de apoio, auxiliar de creche e professor formador, ainda foram instalados 20 novos computadores nas escolas da rede municipal. O Setor de
Transporte Escolar está desenvolvendo novas adaptações na condução dos alunos
da rede pública para às escolas, a fim de garantir a segurança e a proteção durante
a pandemia.
Outras ações:
● Elaboração do Plano de Retomada das aulas em 2021.
● Organização das matrículas 2021.

TRÂNSITO E TRANSPORTES

Já nos primeiros 30 dias de gestão, a Autarquia de Trânsito e Transportes de
Arcoverde – ARCOTRANS realizou manutenções na sinalização horizontal e vertical,
no mês de Janeiro de 2021, no município de Arcoverde, nas seguintes ruas e
avenidas:

• Avenida Zeferino Galvão (todo o entorno do receptivo de lotações)
• Rua Aprígio Estevão Tavares
• Rua Cicero Monteiro de Melo
• Rua Maria Santos Moreno

• Rua Estácio Coimbra
•Avenida José Bonifácio (no trecho que compreende o ponto mototáxi São
Cristóvão, até o Ponto Frio)
• Av. Severiano José Freire
• Rua Prudente de Morais
• Rua Dantas Barreto
• Rua Padre Roma
• Avenida Conselheiro João Alfredo (início)
• Rua Maria Cottas
• Avenida Capitão Arlindo Pacheco.

Além disso, também foi realizada inspeção e reparos em toda a rede semafórica e
operações de combate ao transporte clandestino de passageiros.

SERVIÇOS PÚBLICOS

Os trabalhos também não param no setor voltado para os serviços públicos.
Coleta de lixo: Em menos de um mês a secretaria já coletou mais de 1500
toneladas de metralhas, lixo e resíduos nos bairros Cohab I, Boa Vista, São Geraldo,
Centro, São Cristóvão, Jardim Petrópolis, Residencial Maria de Fátima, e JK. O
Distrito de Caraíbas (zona rural) ganhou uma limpeza e capinação necessárias há
um bom tempo.

Pavimentação: O acesso ao Santuário da Divina Misericórdia teve sua pavimentação revitalizada.
Iluminação pública: Foram realizadas substituição de lâmpadas, reativação de
luminárias, aterramento de postes, e revitalização de instalações elétricas, em áreas
como o Parque Linear, Praça Leonardo Cavalcanti, Boa Vista, Loteamento Arco-íris,
entre outros.
Sistema de Drenagem: Mais de trezentos metros de tubulação foi revitalizada para
a drenagem de águas e canalização de esgotos, com destaque para intervenções
nas ruas São Pedro, Guanabara, Leonardo Arcoverde e Severiano José Freire.

Foram realizadas também, limpezas em canais e galerias no Centro, na Cohab II,
Cidade Jardim e São Miguel.
Paisagismo: Ações de irrigação de plantas nativas e ornamentais, com caminhões-
pipas e equipe de podadores, plantadores e varredores tem buscado, já no início do
mandato, preservar o meio ambiente e a estética de praças e logradouros públicos.
Nesta última semana, foi iniciado um projeto piloto de arborização urbana, com a
plantação inicial de cem mudas, doadas pela Compesa/Cultive Ambiental.

OBRAS

Nesses 30 dias, a equipe da Secretaria de Obras já se atentou ao período de chuva
iminente para elaborar um Plano de Prevenção para essa época; também definiu a
implementação de uma área voltada para Feira de Produtos Orgânicos; reformou o
depósito de água destinado ao Mercado Público e realizou manutenção do telhado
do Pátio da Feira do São Cristóvão.

EMPREENDEDORISMO

O foco da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, nesse início de mandato, foi
buscar MEIs inadimplentes, visando ajudá-los a regularizar seus débitos, oferecendo
facilidades de pagamento como parcelamentos, por exemplo. Outro ponto chave
dessa gestão é a visão de que, agora mais do que nunca, os cidadãos que se aventuram no mundo do empreendedorismo, muitas vezes, não dispõe do conhecimento e suporte necessário para tocar o seu negócio. Por isso, a parceria
com o SEBRAE foi fortalecida, a fim de criar um espaço no Sistema de Atendimento
SEBRAE para prestar assistência aos MEIs de maneira mais efetiva.

SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS

A Secretaria de Assistência Social, visando o amparo e a garantia de direitos
durante o delicado período da pandemia, realizou a busca ativa dos beneficiários do
BPC Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, para a regularização do Cadastro Único. Outras relevantes ações foram executadas, como a entrega de 70 cestas básicas na comunidade de Veraneio e Sucupira e a concessão de mais de 100 benefícios eventuais.

DEMAIS ÁREAS ADMINISTRATIVAS

As Secretarias de Cultura, e Administração já começaram o ano realizando inúmeras
visitas, fazendo mapeamentos, planejamentos, criando projetos e firmando parcerias
que prometem trazer melhorias para o município.

FINANÇAS

Em termos de finanças, o ano de 2021 já começou com levantamento de despesas,
para um melhor planejamento da gestão atual, que já está realizando estudos
financeiros com objetivo de atrair novos investimentos para a cidade. A preocupação
com os recursos financeiros do município foi demonstrado já nos primeiros 30 dias
de mandato, com a redução de 90 servidores de cargos comissionados, totalizando
uma economia de quase R$ 200.000,00 apenas no mês de janeiro.

ASCOM
Prefeitura de Arcoverde

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cidades

Topo