Política
Tribunal Regional Eleitoral multa internauta Ilza Sincera por fakenews contra Delegado Israel
No último dia 03/12/2020, o Desembargador Eleitoral Edilson Pereira Nobre Júnior julgou Recurso Eleitoral contra decisão do Juiz Eleitoral da 57a Zona Eleitoral, Draulternani Melo Pantaleão, aplicando multa de R$ 5.000 (cinco mil reais) à blogueira Ilza Sincera por divulgação de Fakenews contra Delegado Israel, Vice-prefeito eleito, pela Coligação União por Arcoverde.
Na decisão o Desembargador citou os seguintes termos: “Os fatos trazidos no vídeo publicado na rede social de Ilza Sincera, revestem-se de inverdades, visto que não provados, e maculam a imagem e honra do candidato, o que atrai incidência da norma eleitoral”.
A curiosidade maior da decisão do TRE/PE é que esta reformou o entendimento, em primeiro grau, do Juiz Eleitoral de Arcoverde, Dr Draulternani Melo, o qual entendeu que as graves acusações, da blogueira Ilza Sincera, constituiam como direito de liberdade de expressão, e não estavam relacionados à disputa eleitoral.
A blogueira e internauta Ilza Sincera, muito conhecida pelas ofensas e baixarias, proferidas em sua página no Facebook, contra a chapa Wellington da LW e Delegado Israel, fez forte campanha para o candidato da Coligação Muda Arcoverde, Zeca Cavalcanti.
Perguntado sobre o assunto, o Delegado Israel disse o seguinte: “Desarmamos os palanques, e guardamos as bandeiras, para pensar na gestão de Arcoverde, no entanto, todos aqueles que se excederam, e cometeram absurdos, durante a campanha, serão responsabilizados civilmente e criminalmente”.
1 Comentário