Política
Oposição de Arcoverde e a cortina de fumaça
Em 2015, Arcoverde viveu uma epidemia considerada gravíssima. Tratava-se de três vírus ao mesmo tempo: Zica, Dengue e Chicungunha. A epidemia lotou os hospitais de Arcoverde e a Secretaria de Saúde passou a contratar médicos, em regime de urgência, para salvar a vida das pessoas.
Com um processo de contratação feito às pressas, o Tribunal de Contas do Estado Pernambucano acabou emitindo um parecer, considerando que a Prefeitura deveria ter aberto uma seleção simplificada para contratar esses médicos. Quem lembra bem daquela época sabe que não havia tempo para isso, nem muitos médicos com disponibilidade para seleção, já que vários municípios enfrentavam o mesmo problema e que a melhor medida era a contratação emergencial para salvar vidas.
Vale salientar que na época Arcoverde tinha um deputado federal e ex-prefeito Zeca Cavalcanti. O mesmo não moveu uma palha em favor da população, nem tomou a crise de saúde como exemplo para angariar recursos junto ao Governo Federal com o intuito de melhorar os hospitais de Arcoverde. Se isso tivesse sido feito, hoje as ameaças do novo Coronavírus causariam menos impacto na vida da população arcoverdense.
Com o pensamento político do quanto pior melhor, o blog patrocinado pelo ex-deputado, de propriedade de um suposto blogueiro, que recebeu 27 mil reais de recursos de campanha, noticiou ontem que a Prefeita Madalena poderia ser condenada por improbidade administrativa.
Contudo, é mister ressaltar que o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco já aprovou as referidas contratações pelo simples fato de não haver quaisquer irregularidades nas mesmas, tendo o relator do processo acatado a defesa junto àquela Corte e emitido parecer favorável às contratações face a ausência de desvio de finalidade e/ou irregular benefício próprio na contratação dos médicos em período de epidemia.
Em segundo lugar, a prefeita tem certeza que que irá comprovar junto ao TJPE a sua inocência no processo citado em um blog do assessor do ex-prefeito, já que trata de mesma matéria com entendimento favorável na corte de contas.
Em terceiro lugar temos que ressaltar que a intenção do suposto blogueiro em divulgar a matéria era usar a notícia como uma cortina de fumaça com o condão de desviar a atenção do povo de Arcoverde do PROCESSO NO STJ que condenou Zeca Cavalcanti por desvio de recursos do PETI, programa do Governo Federal voltado para ajudar às crianças do município na erradicação do trabalho infantil.
Por fim, indagamos os leitores sobre os devidos fatos. O que é mais grave: contratar médicos para salvar a vida da população ou desviar recursos direcionados à ajudar crianças carentes?