Saúde
Sertânia realiza trabalho de bloqueio para combate ao Aedes Aegypti
Mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, o Governo Municipal de Sertânia continua com os trabalhos contra o Aedes Aegypti. A Vigilância em Saúde tem realizado atividades que visam conter a proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nesta semana a Prefeitura iniciou o serviço de borrifação e bloqueio.
A ação alcançou as comunidades com histórico de surtos e casos suspeitos, de acordo com o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa). O intuito principal é eliminar os criadouros e evitar uma futura epidemia no município das doenças causadas pelo mosquito. A atividade continua na próxima semana.
A principal iniciativa da Prefeitura para combater o Aedes Aegypti é a campanha educativa realizada através de vários meios. O mais importante deles é o trabalho porta a porta feito pelos Agentes de Combate a Endemias, que em suas visitas domiciliares orientam às pessoas sobre os cuidados que devem ter para eliminar os criadouros. Esses profissionais realizam, ainda, inspeção para identificar possíveis focos e colocam larvicida em reservatórios de água.
A ideia é que cada cidadão cuide da sua residência, já que mais de 90% dos focos do Aedes são encontrados dentro das casas. Se o munícipe tiver qualquer dúvida sobre como eliminar o mosquito, deve procurar a Vigilância em Saúde, que fica na Avenida Agamenon Magalhães, ao lado do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). No local também é possível pegar o peixe GUP, que come a larva do Aedes.
As doenças transmitidas por esse mosquito, em geral, apresentam sintomas como febre, dor de cabeça e dor no corpo. Nestes casos, o primeiro passo é sempre buscar atendimento médico para se obter um diagnóstico assertivo e dar início ao tratamento adequado.