Geral
Entrevista: Prefeita Madalena abordou alcance de conquistas na Educação, Saúde e Economia local
Em entrevista ao vivo, concedida na manhã deste sábado, 14 de março, ao comunicador Paulo Morenno, durante o Programa Revista da Cidade, da Rádio Independente FM, a prefeita Madalena Britto explanou sobre diversas conquistas que a cidade de Arcoverde tem alcançado no decorrer dos últimos oito anos, a frente das suas duas gestões municipais. A ocasião contou também com as presenças do vice-prefeito Wellington Araújo e das secretárias municipais Andréia Britto (Saúde) e Zulmira Cavalcanti (Educação e Esportes).
Entre os assuntos iniciais, Madalena Britto falou sobre os avanços que o setor educacional vem tendo, comemorando os resultados positivos do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco – Saepe 2019, onde o município obteve aumento do nível de proficiência média pelos alunos de turmas de 2°, 5° e 9° anos da Rede Municipal de Ensino. “Desde 2013, nós sempre priorizamos a Educação da nossa cidade. Sabemos da importância que a Educação tem na vida das pessoas e por isso que nós fazemos questão de investir maciçamente na nossa Educação. E ontem, nós tivemos resultados que ficamos muito contentes, porque Arcoverde está positivamente com resultados que chega a surpreender a gente”, afirmou a gestora, que também evidenciou o destaque de Arcoverde entre 184 municípios do Estado de Pernambuco.
“Isso é um trabalho que vem desde o início da nossa gestão. Começamos a investir em creches que quando nós iniciamos em 2013, tínhamos apenas 90 crianças. E hoje, temos quase mil crianças em creches. É um resultado muito trabalho positivo e hoje atendemos em Arcoverde as crianças deficientes que não tinham a oportunidade de frequentar escolas e nenhuma criança com deficiência que frequentava a Rede Publica de Ensino. Hoje, temos quase 300 crianças (com deficiência) matriculadas e 70 pessoas cuidadores para tomar conta dessas crianças especiais e a acessibilidade que nós conseguimos realizar em todas as nossas escolas”, informou a gestora, que na ocasião também falou sobre o crescimento de cursos oferecidos pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA, que passou de 6 para 15 cursos de graduação, além de 12 cursos em pós-graduação oferecidos atualmente; a UPE e Arcoverde, que passou a contar com turmas de Odontologia e Direito, constituindo um polo educacional no interior de Pernambuco.
Como outros temas, o pagamento atualizado do piso salarial dos professores em dia, além de investimentos nos serviços de Saúde foram evidenciados pela prefeita. “A Saúde de Arcoverde, eu considero hoje uma Saúde que são poucos os municípios que tem um atendimento igual, com 24 UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família). Nós quando estramos, tínhamos 17 unidades e temos mais três para entregar antes do final da nossa gestão, concluindo em 27 UBSFs”, ressaltou Madalena.
“Sabemos o pulo que a Saúde deu nestes últimos anos, cuidando das pessoas e humanizando os atendimentos. Para você ter ideia, em 2013, tínhamos 33 médicos contratados. Hoje temos 52 médicos que atendem à Rede Municipal de Saúde. Quando entramos, tínhamos 30 equipamentos de Saúde. Hoje, temos 40 equipamentos. E profissionais, entramos com 640 e hoje temos 750 profissionais. Então é uma Saúde bem assistida, sem contar com o atendimento que a gente sempre dar ao TFD, que geralmente todos os dias saem 100 pessoas de Arcoverde para receberem atendimentos em Recife. Tudo isso soma o cuidado e a atenção que a gente sempre, desde o início da nossa gestão tivemos esse respeito com a nossa população”, destacou.
O vice-prefeito Wellington Araújo também teve participação na entrevista, falando sobre o desenvolvimento da economia local. “Hoje nós temos aqui uma riqueza em Arcoverde, diferente de vários municípios da região, onde a gente vê que foi a prefeita que trouxe a água e Arcoverde não tinha água perene em suas residências”, afirmou.
“Nós temos também ainda trabalhado na gestão da prefeita Madalena Britto e conseguimos o Distrito Industrial, onde formos atrás e conseguimos um terreno. Conseguimos junto à AD Diper do Governo do Estado, fazer com que regularizasse e estruturasse esse Distrito Industrial, que hoje já está pronto para receber as empresas”, enfatizou Wellington, também explanando sobre parcerias realizadas para concretizar o início das construções do Shopping Arcoverde e de uma unidade da rede Novo Atacarejo no município.
A prefeita Madalena Britto também fez uma análise do cenário político local, afirmando que o seu grupo estará brevemente anunciando o seu candidato próprio. “Temos sim candidato a prefeito. O candidato não é um projeto pessoal. Nós sempre olhamos que Arcoverde precisa realmente de uma pessoa que atenda às necessidades da nossa cidade; que seja uma pessoa que tenha a sensibilidade de olhar a cidade como um todo; que atenda à nossa população; que seja uma pessoa voltada para aqueles que mais precisam e tenha muito carisma”, ressaltou, comentando em seguida que na próxima semana fará o anúncio oficial.
“Nós queremos um candidato que venha atender aos anseios da nossa população, como nós estamos fazendo e como vamos continuar a fazer, até o final de 2020”, concluiu a gestora.
Fotos: PMA/Divulgação