Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Segunda-Feira, dia 25 de Novembro de 2024

Arcoverde integra o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019 – 2021

Turismo

Arcoverde integra o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019 – 2021

Arcoverde está entre as 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país, classificadas pelo Ministério do Turismo – Mtur, para o Mapa do Turismo Brasileiro 2019 – 2021. O certificado digital, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, foi emitido ao município e também anunciado no Diário Oficial da União (DOU), na última segunda-feira, dia 26 de agosto.

Na análise do secretário municipal de Turismo e Eventos, Albérico Pacheco, “Arcoverde saiu de uma classificação (no ranking do MTur) de ‘Município Prioritário para o Desenvolvimento do Turismo’, para o estágio que hoje se encontra – classificada como município categoria B (era C e já foi D) no contexto do novo Mapa Brasileiro do Turismo, como município polo da Região Turística Fé e Arte (Pernambuco). Vale lembrar, só para que se possa aferir o valor dessa reclassificação (C para B), que apenas dois municípios pernambucanos se encontram inseridos no seleto grupo A – Recife e Ipojuca (Praia de Porto de Galinhas)”, destacou.

De acordo com o MTur, na avaliação de 2019 os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Além da necessidade do município ter um órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando, o novo mapa adotou outros critérios obrigatórios para a participação na plataforma: orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). “Como primeiro passo, associamos o município à ASTUR (Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco, que tive a honra de presidir entre 2004/2005) e iniciamos o trabalho de construção de um inventário do potencial turístico do município e do calendário de eventos, dentre outras providências”, explicou Albérico Pacheco.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo para Arcoverde, está a categorização como um dos principais municípios turísticos no Estado, tornando possível, a partir de agora, um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias locais no referido segmento. O Mapa também subsidia a priorização de investimentos por programas do MTur, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

“Portanto, ao chegar num estágio onde o Ministério do Turismo o coloca no mesmo patamar de importantes municípios do estado a exemplo de Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Serra Talhada, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina, além de São José da Coroa Grande e Tamandaré que são atrativos naturais, mostra que o trabalho frutificou e avançou. E, deve-se fazer justiça e reconhecer, deu um verdadeiro salto do qualidade a partir de 2013, na atual gestão da Prefeita Madalena Britto, que entendeu que turismo não era apenas evento, fornecendo as condições para que a SETUR – Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, pudesse não apenas planejar, executar e promover os eventos públicos do município, mas, de forma efetiva, desenvolver políticas públicas que mudasse a cara do turismo de Arcoverde”, salientou o secretário municipal de Turismo e Eventos.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site: www.mapa.turismo.gov.br .

Imagem: Secretaria de Turismo e Eventos – SETUR

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turismo

Topo