Educação
Arcoverde ganha novo Centro Educacional
Bloco de Educação do Sesc que traz conceito pedagógico de Escola do Amanhã será inaugurado no dia 30/1, com “espaço Maker”, laboratórios de robótica e línguas
Estudantes de Arcoverde vão ganhar um espaço de educação baseado nas competências do Século 21. Nesta quarta-feira (30/1), o presidente em exercício do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, inaugura o Centro Educacional Professora Maria Vitória Lima dos Santos no Sesc da cidade. A homenageada foi uma das primeiras professoras da rede estadual do município.
Com um investimento de R$ 6 milhões, o prédio tem em sua estrutura salas inovadoras, entre elas, um “espaço maker”, laboratórios de robótica, informática e línguas e uma biblioteca de quase 500 metros quadrados aberta à população. “Esse Centro Educacional marca nosso compromisso com o desenvolvimento do Sertão de Pernambuco. Vamos proporcionar um modelo de ensino holístico, voltado ao estímulo de novas competências e à integração tecnológica, antenado com as demandas do mercado de trabalho e com a preservação do meio ambiente”, destaca o presidente em exercício.
O bloco educacional começa a funcionar em fevereiro, reunindo turmas dos ensinos Infantil e Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e curso preparatório para o Enem, que tem ultrapassado o índice de 70% em aprovações nas faculdades públicas e privadas, além de concursos. Ao todo, 400 alunos já matriculados estudarão na unidade de ensino, que vai adotar a rotina escolar que preza pela circulação deles para assistir às aulas, em contraponto ao modelo tradicional, em que os estudantes recebem os professores nas salas.
Tendência – O novo bloco educacional acompanha a tendência mundial do Movimento Maker. Traz uma sala que permite a prática do “faça você mesmo”, além de laboratórios de robótica, informática e de línguas, com a oferta inicial do idioma Inglês. Há, ainda, o Ateliê das Artes e Brincadeiras e uma Ludoteca, que se propõem a desenvolver a cognição e a psicomotoridade infantis.
A nova Biblioteca José Lins do Rego abrirá as portas para a população com o conceito “biblioteca-parque”, buscando aumentar o protagonismo do espaço da leitura. Com aproximadamente 500 metros quadrados, o espaço foi projetado abrindo mão das tradicionais mesas e cadeiras para criar um ambiente mais aconchegante e alegre, apostando no uso de pufs e sofás para conforto dos leitores, que terão mais de nove mil exemplares de livros, CDs DVDs e periódicos, que estarão à disposição para consultas e empréstimos.
Além do acesso aos conteúdos, a biblioteca disponibilizará wi-fi, brinquedos populares para as crianças e vai promover durante todo o ano ações voltadas para crianças, jovens e adultos, como palestras, exposições e lançamentos de livros. A primeira atividade já tem data para acontecer. Será nesta quinta e sexta-feira. Nos dois dias, 30 crianças poderão participar de contações de histórias e oficinas da programação do projeto Leitura nas Férias. A inscrição é gratuita e pode ser realizada no Ponto de Atendimento do Sesc.
“Estamos trazendo uma proposta inovadora e centrada no aluno de todas as idades. Nossa metodologia olha sua potencialidade, incentiva a criatividade e busca uma formação completa”, afirma a diretora de Educação e Cultura do Sesc em Pernambuco, Teresa Ferraz. As salas de aula, multiuso, gestão administrativa e práticas de modalidades esportivas também compõem o Centro.
Outros destaques são a Sala de Ciências, que terá a água como tema com 12 experimentos para alertar para a importância desse bem, e as salas voltadas para a educação complementar, que possuem instrumentos para aprofundar o aprendizado em linguagens e seus códigos, ciências humanas e ciências exatas.
A construção foi concebida sob a ótica da acessibilidade, com corredores largos, rampa, piso antiderrapante e elevador. No refeitório, serão servidos cardápios elaborados para o consumo de alimentos saudáveis, contribuindo para a formação de bons hábitos alimentares.
Sustentabilidade – Presente no DNA do Centro Educacional, o compromisso com o meio ambiente permeia todas as atividades desenvolvidas com os alunos e com o público externo. Nas salas de aula, serão abordados conceitos sobre alternativas para o cuidado e preservação da natureza. Nos demais ambientes, práticas sustentáveis serão evidenciadas.
Parcerias, como as estabelecidas com a Associação de Catadores de Arcoverde, Riso, Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica e Faber Castell, vão permitir a coleta e o direcionamento adequado de materiais como esponjas de prato, óleo de cozinha, lápis, hidrocor, lapiseira, entre outros materiais escolares; eletrônicos, eletrodomésticos, pilhas e baterias portáteis.
Copos, talheres e canudos descartáveis darão vez a utensílios de maior durabilidade e menor impacto ambiental, como os reutilizáveis e os resíduos orgânicos vão se transformar em adubo para a manutenção do espaço verde do prédio, que chega a 30% da área. Já os pneus, madeiras de reflorestamento e outros materiais que iriam para o descarte foram transformados em brinquedos no Parquinho da Sustentabilidade.
Além disso, o Sesc optou por torneiras temporizadas para diminuir a vazão da água, substituiu o papel toalha pelo secador automático e sinalizou todos os ambientes para o engajamento constante dos frequentadores. “É a nossa escola do amanhã, que ultrapassa o ensino acadêmico para formar cidadãos, estimulando a empatia com o outro e com o planeta, e dialoga diretamente com as constantes evoluções que vivemos”, explica Antônio Inocêncio Lima.
Homenageada – Nascida em 1932 em Ibimirim, no Sertão pernambucano, Maria Vitória Lima dos Santos foi uma das primeiras professoras da rede estadual de Arcoverde e fez parte da história da Educação na cidade, além de ter sido casada com um comerciante do município, o senhor José Joaquim dos Santos. A homenagem foi um pleito de destacadas lideranças e autoridades locais junto ao presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, professor Josias Albuquerque.
“Ela era um exemplo de mãe e de mestra. Tinha uma dedicação ímpar na profissão, que sempre exerceu com muita competência e comprometimento com qualidade da aprendizagem”, frisou o diretor regional do Sesc PE. Maria Vitória faleceu em 1997.
Galeria – O Sesc Arcoverde inaugura também nesta quarta-feira (30/1) a Galeria de Artes Alder Júlio Ferreira Calado. Nascido em Caruaru, no Agreste do estado, o homenageado é licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru, mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Antropologia e Sociologia pela Université de Paris VIII. Atualmente, é docente na Fafica, em Caruaru. Já prestou inúmeros serviços de relevância para o desenvolvimento de Arcoverde.
A galeria funcionará, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, no antigo espaço da biblioteca. Contará com monitores e receberá visitas individuais e em grupos de alunos de escolas das redes públicas e privadas. Nela, o público poderá conferir, inicialmente, a exposição “Fotosonoridades: 10 Anos de Musicalidade Pernambucana”, que retrata a história da Mostra de Música Leão do Norte, organizada pelo Sesc em Pernambuco e que chegou à décima edição no ano passado.
A exposição traz recortes das realizações anteriores da Mostra, desde a primeira, realizada em 2009. São fotos, vídeos e painéis de artistas pernambucanos e nacionais que estiveram presentes no projeto e deram suas contribuições para torná-lo referência em todo o país.
Logo no início, o público confere um texto da professora de música do Sesc Pernambuco e coordenadora do projeto, Sônia Guimarães. Depois, conhece um pouco das principais atividades da Mostra: os portfólios, os seminários e as oficinas. Em seguida, é apresentado um mapa de Pernambuco, onde estão destacadas as cidades que abrigaram as dez edições do projeto, que começou no Recife.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br