Saúde
Célia anuncia decisão de garantir atendimento aos pacientes da fundação Altino Ventura
Meus amigos, peço um pouco de sua atenção para esclarecermos sobre a questão da fundação Altino Ventura.
Antes mesmo da última segunda-feira, quando nos pronunciamos na Câmara de Vereadores, que estamos não só acompanhando, mas fazendo gestões, juntamente com a prefeita Madalena, no sentido de buscar uma solução para a questão da Fundação Altino Ventura que, de forma unilateral, sem comunicar a ninguém, nem ao Governo do Estado e nem a Prefeitura, ou mesmo a sociedade, programa seu fechamento para o final deste mês. Um fato lamentável e que nós, como presidente do poder legislativo, por acreditar que nosso Estado não pode abandonar a população à mercê, acionamos desde a secretária de saúde do município, a senhora Andrea, ao secretário de saúde do estado, a prefeita e mais ainda o próprio governador. Cobramos explicações, cobramos solução. Não somos de ficar posando para fotos ou câmaras de filmagem, mas apoio a luta dos que realmente estão preocupados de como ficarão os pacientes que precisam dos serviços prestados pela fundação Altino Ventura.
Já na segunda-feira passada, ligamos para a secretária, ligamos para o secretário, falamos com a prefeita que já estava fazendo gestões nesse sentido, e por fim falamos com o governador para que se buscasse uma solução e ela veio. Não para manter a Fundação, que é uma entidade que tem autonomia administrativa e financeira, mas para manter os mesmos serviços que a fundação realiza em Arcoverde, ou seja, garantir o atendimento do povo.
É preciso esclarecer que os aluguéis do prédio a onde hoje funciona a Altino Ventura estão estritamente em dia. Não há nenhum atraso. Sabemos das dificuldades do Estado, mas o governo nos garantiu que aos poucos vem regularizando os pagamentos junto a Fundação, como fez recentemente em Recife, liberando mais de R$ 350 mil para a unidade local. Até hoje a fundação não emitiu nenhuma nota dizendo porque ia fechar.
Dificuldades existem, mas é preciso dizer que a decisão de fechar foi tomada de forma unilateral pela fundação, sem comunicar ao Estado, sem comunicar a prefeitura, nós vereadores também fomos surpreendidos, assim como a população. Simplesmente passou a exonerar seus funcionários já no final da semana passada e os últimos sairão no final deste mês. Nem mesmo a reportagem da TV Asa Branca os representantes da fundação deram explicações. Caberia a nós, como representantes do povo, ir em busca de soluções que garantissem ao nosso povo os mesmos serviços.
Por fim, sabendo de que o que mais interessava era o atendimento a população não só de Arcoverde, mas de toda a região, cobramos, junto com a prefeita Madalena, uma solução rápida para o problema e ela veio com a decisão do governador de levar para a UPA de especialidades todos os atendimentos e serviços que hoje ainda são prestados pela fundação em Arcoverde.
“Não tínhamos tempo a perder, era preciso agir e agir rápido, e graças a Deus uma solução foi encontrada, o povo vai poder continuar sendo atendido na UPA de especialidades lá na Cohab Um e tenho a certeza de que se a fundação Altino Ventura quiser retomar seus atendimentos em nossa cidade encontrarão sempre o apoio da prefeita Madalena, dos vereadores e do povo de Arcoverde. O que não podemos é deixar a população sem atendimento e não ficará”. Vamos continua lutando pelo o melhor para o povo de Arcoverde.