Geral
Caravana da Aliança LGBTI+ leva debate contra o preconceito para Arcoverde nesta sexta
Machismo e homofobia serão assuntos da roda de conversa aberta ao público
Em tempos nos quais Pernambuco figura entre os estados mais violentos para a comunidade LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e interssexuais) no Brasil, a coordenação estadual da Aliança Nacional LGBTI+ segue para o Sertão nesta semana com uma sequência de caravanas por munícipios pernambucanos. A ideia é debater temáticas relacionadas à diversidade com estudantes, comunicadores e profissionais de outras áreas em encontros gratuitos e abertos ao público, de maneira a aumentar a corrente contra o preconceito.
Depois de Jaboatão dos Guararapes e Caruaru, será a vez de Arcoverde receber a caravana, nesta sexta-feira, a partir das 19h. A temática da conversa (aberta ao público em geral) será “O machismo como base da discriminação”. Para debater o tema, foram convidadas a produtora cultural Maria do Céu (ativista e membro do Conselho de Direitos Humanos do Recife), Manuela Siqueira (líder do coletivo Sétimo Céu e militante LGBT) e Gabi Cavalcante (travesti, performer e militante do coletivo cultural Locomotivo Corredor). A escolha do tema se faz necessária uma vez que quase 100 mulheres são vítimas de violência doméstica por dia em Pernambuco, estado que também figura em sexto lugar no ranking de homicídios contra homossexuais no país (foram 27 assassinatos em 2017) – o Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo.
Na próxima semana, a Caravana da Aliança deve passar pelos municípios de Petrolina e Garanhuns, sempre levantando a bandeira da diversidade.
A Aliança
A Aliança Nacional LGBTI+ é uma organização da sociedade civil, pluripartidária e sem fins lucrativos. Legalmente registrada desde 2003, atuava inicialmente como uma lista de discussão na internet e depois ampliou seu trabalho de promoção e defesa dos direitos humanos e cidadania da comunidade LGBTI+, nos estados brasileiros através de parcerias com pessoas físicas e jurídicas.
Com menos de um mês de coordenação em Pernambuco, a Aliança já realizou diversas ações em prol da comunidade local. No dia 21 de junho, lançou o Manual de Comunicação LGBTI+ no Recife, uma ferramenta que auxilia comunicadores a utilizar termos ligados ao universo LGBTI de maneira correta. Participaram do encontro jornalistas de renome no estado, como Graça Araújo (TV Jornal), Marcionila Teixeira (Diario de Pernambuco) e o youtuber Pedro Castilho (canal Põe na Roda).
No último dia 28, coloriu as águas do Capibaribe e pontes do Recife com bandeiras do arco-íris, para lembrar o Dia Internacional do Orgulho Gay e alertar para os altos índices de violência contra a comunidade LGBT do país – em 2017, mais de 450 pessoas foram assassinadas por conta de sua orientação sexual e Pernambuco foi o sexto estado mais violento no ranking. O ato com as bandeiras foi elogiado e abraçado por várias pessoas na capital.
SERVIÇO
Caravana da Aliança Nacional LGBTI+ em Arcoverde
Quando: Dia 20 de julho (sexta), às 19h
Onde: ESTAÇÃO DA CULTURA (R. Sergio Domingos Ramos, 119 – Santa Luzia)
Entrada Gratuita
Contatos:
Marco Mota (coordenador da Caravana da Aliança) – (81) 99692-6110
Diogo Carvalho (assessor de comunicação) – (81) 99900-6010