Saúde
Arcoverde é pioneira na região e lança programa que previne e trata o glaucoma na Atenção Básica
A Secretaria de Saúde de Arcoverde lançou, nesta segunda-feira (28), o programa Olhar Arcoverde, na Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL. Em parceria com a VI Gerência Regional de Arcoverde – Geres e a empresa OftalmoPE, Arcoverde é primeira a cidade da região a apostar na identificação e tratamento do glaucoma.
“Poucos municípios tem essa visão de gestão, em que o investimento na prevenção ainda é melhor opção.”, ressaltou o diretor Executivo da OftalmoPE, Givanildo Júnior.
Dentro do grupo de risco, a meta é atender cerca de 14 mil pessoas. De acordo com a equipe de oftalmologista presentes no evento, na região do moxotó, pode existir, aproximadamente, cinco mil pessoas com Glaucoma, sendo 900 só em Arcoverde.
É a primeira vez que o município recebe um programa deste porte para ser desenvolvido na ponta, como na atenção básica. O paciente sairá da Ubsf com o tratamento completo para três meses.Geralmente, são três colírios, que se comprados nas farmácias variam de R$ 20,00 a 100,00, dependendo do tratamento, podendo chegar a um custo de até R$1000,00.
O “Olhar Arcoverde” já é um marco na saúde do municipio e irá atender cerca de 150 pessoas por semana com equipe de oftalmologistas e tecnicos de enfermagem em cada unidade básica. Durante o lançamento, os agentes comunitários de saúde foram capacitados para ajudar na busca ativa.
Por ser uma doença invisível e quase não apresentar sintomas, o Glaucoma é a segunda doença que mais causa cegueira no mundo. Se diagnosticada a tempo tem tratamento, se não, as consequências são irreversíveis. “Por isso, o exame de rotina é necessário. Entramos nessa luta por entender que podemos vencer”, finalizou a secretária de saúde, Andreia Karla.
Fotos: David Mayer