Conectar com

Jornal Portal do Sertão

Bem Vindo! Hoje é Quinta-Feira, dia 21 de Novembro de 2024

Meio Ambiente e práticas de sustentabilidade foi discutido no “Diálogo A3P” em Arcoverde

Cidades

Meio Ambiente e práticas de sustentabilidade foi discutido no “Diálogo A3P” em Arcoverde

A Prefeitura Municipal de Arcoverde, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) realizou o Diálogo A3P no Auditório da AESA – Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde e contou com a participação de representantes de cinco municípios: Arcoverde, Sertânia, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira e Garanhuns.

O objetivo do evento é conhecer a realidade das prefeituras e demais órgãos públicos municipais do Estado de Pernambuco. Além disso, o Diálogo A3P pretende encontrar alternativas para a implantação de uma agenda ambiental e de práticas de sustentabilidade vinculadas ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública de MMA , conhecido como A3P.

O diálogo foi ministrado pelo consultor do MMA, Rafael Jó Girão, que explicou os benefícios da A3P para a administração pública. A A3P é importante, pois a partir dela busca-se fazer o uso inteligente dos recursos, diminuindo despesas que podem ser melhor utilizadas em outras áreas.

Após a palestra o grupo sentou em círculo, escolheu um tema à ser debatido e pontou as dificuldades, dúvidas, soluções e opiniões com relação ao assunto. Os participantes ganharão nas próximas semanas um certificado digital do “Diálogos A3P”.

Entre os pontos debatidos: o uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gerenciamento de resíduos sólidos; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; contratações públicas sustentáveis e construções sustentáveis.

A A3 P é um programa do Ministério do Meio Ambiente criado como resposta da administração pública à necessidade de enfrentamento das graves questões ambientais. Tem como proposta, pensar em como gastar menos energia para manter as instalações, como reduzir os gastos, como gerar o mínimo de rejeitos, como adquirir produtos que causam menos danos ao meio ambiente, em suma, como implantar um programa de sustentabilidade na administração pública. A A3P busca contribuir para a melhora da eficiência do órgão público, com menos gastos e menor impacto sobre o meio ambiente.

Estiveram presentes no evento, representantes do poder executivo de toda a região, dentre eles Vileide de Barros Lins, Ivone Alves, representando a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), o Secretario de Obras de Arcoverde Fred, Rafael Jó Girão, consultor do Ministério do Meio Ambiente entre outros.

Por: Cybele Brito

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cidades

Topo