Cidades
Compesa realiza visita com lideres comunitários para conhecerem as obras da Adutora do Moxotó
A Compesa de Arcoverde, realizou na manhã dessa quarta-feira (21), uma visita as obras da Adutora do Moxotó com um grupo de 12 integrantes de Associações Comunitárias de Arcoverde, Pesqueira, Sanharó, Tacaimbó e Belo Jardim.
Arcoverde foi representado pelo Presidente do Copama (Alberto Estevão), e os presidentes das suas respectivas associações: São Miguel (Arnaldo Tenório), Projeto Vida (Neto), e Associação Manoel Borba (Luiz Gonzaga).
O iniciou da visita começou com uma apresentação na Casa Verde e seguiram para o reservatório do Moxotó, em Rio da Barra em seguida foram para o canteiro de obras em Algodões e finalizando na segunda estação elevatória em Cruzeiro do Nordeste.
ADUTORA DO MOXOTÓ:
A Adutora do Moxotó vai operar com uma vazão de 450 litros de água, por segundo, para regular o abastecimento de oito cidades: Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una e São Caetano. Juntos, os municípios somam uma população de mais de 300 mil pessoas.
Serão investidos R$ 85 milhões em todo projeto, recursos do governo federal, governo do estado e Compesa, para implantar três estações de bombeamento e uma adutora com a extensão de 70 mil metros. A captação da água da Transposição será feita na Barragem do Moxotó, no distrito de Rio da Barra, em Sertânia, e será transportada até a Estação de Tratamento de Água (ETA), em Arcoverde. O Sistema Adutor do Moxotó será interligado à Adutora do Agreste na cidade de Arcoverde.
Fonte: Émerson
Foto: Augusto César