Cidades
Arcoverde vai receber água da Transposição via Poço da Cruz em seis meses
Até o final de novembro a cidade de Arcoverde deverá estar recebendo as águas do Rio São Francisco através de uma nova adutora partindo do açude de Poço da Cruz, em Ibimirim.
A informação foi repassada pelo diretor da Compesa, Marconi de Azevedo Soares, Diretor Regional do Interior, as vereadoras que integraram a comitiva de visita à companhia na manhã desta segunda-feira (22).
Estavam presentes as vereadoras Célia Almeida (PSB), presidente da Câmara; Zirleide Monteiro (PTB), Luiza Margarida (PMDB), Cleriane Medeiros (PRTB) e Cybele Roa (PP).
A Prefeita Madalena Brito também participaria da audiência com a COMPESA, porém houve um choque de horário em sua agenda e teve que viajar a Brasília para articular projetos para a cidade.
Segundo Marconi Soares, para que a água chegue até Arcoverde será construída uma adutora de 16Km que levará água do Eixo Leste da Transposição para o açude de Poço da Cruz. O projeto foi elaborado pela Compesa e foi aprovado na semana passada pela Defesa Civil Nacional, do Ministério da Integração, devido a emergência da obra. Em vídeo gravado para o blog de Romero e Roberto, Marconi diz ainda que a obra será concluída em 6 meses e irá gerar entre 200 e 300 empregos. Os recursos virão do Governo Federal. Com a conclusão da obra, as águas do São Francisco serão levada até Arcoverde pela tubulação já existente da Adutora do Jatobá.
Para a vereadora Zirleide Monteiro (PTB), “não poderia ter havido notícia melhor, já que essa nova adutora virá reforçar o abastecimento de Arcoverde, paralelo a Adutora do Moxotó que deverá ser concluída em dezembro e começar a operar no início de 2018”.
Para a presidente da Câmara, Célia Almeida (PSB), que provocou a reunião com a direção da Compesa ainda no dia 8 de maio para debater a questão do abastecimento em Arcoverde, “a visita a Compesa não apenas correspondeu às expectativas, como estamos trazendo para a cidade a boa nova de uma adutora que trará as águas do Velho Chico para a população antes da conclusão da Adutora do Moxotó”.
As vereadoras Cleriane, Luiza Margarida e Cybele Roa também analisaram positivamente a reunião com a direção da Compesa em Recife e comemoraram a notícia dada pelo diretor da companhia. O grupo de parlamentares feminino acompanhou o diretor Marconi de Azevedo no momento em que gravava para o blog de Roberto e Romero como você pode conferir abaixo.